Editorial

Filhas de Maria Auxiliadora, as Irmãs Salesianas

“Quando Dom Bosco decidiu fundar, com Maria Mazzarello, um Instituto destinado à educação das meninas da classe popular, escolheu ‘o belo dia de São Francisco de Sales’ (29 de janeiro de 1872) para realizar o primeiro ato de fundação, e colocou nelas o espírito salesiano da caridade e da liberdade”. Assim nos narra o padre Caviglia em “Fontes e testemunhos da primeira comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora”.

Como Dom Bosco estava doente, encarregou o padre Pestarino para presidir as eleições da escolha da superiora, de acordo com o capítulo 3º do Rascunho das Constituições. Estavam presentes 27 jovens. Maria Mazzarello obteve 21 votos na primeira votação e foi eleita a primeira Madre-geral.

O Boletim Salesiano de agosto é especial e tem como assunto principal os 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Estamos celebrando também os 400 anos da morte de São Francisco de Sales e percebemos, pela descrição anterior, que Dom Bosco quis colocar neste Instituto o Espírito Salesiano, assim como já colocara na fundação dos Salesianos e dos Salesianos Cooperadores.

Nas Regras ou Constituições para o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora de 1885, Dom Bosco indica, nas práticas de piedade, que as Irmãs, na leitura espiritual, leiam livros indicados pelos superiores. Entre eles, cita a “Filoteia” de São Francisco de Sales adaptada para a juventude. Dom Bosco tinha certeza de que, seguindo a espiritualidade salesiana, as Irmãs teriam êxito na sua vida particular e nos seus trabalhos apostólicos, tal como estava acontecendo com ele e os salesianos. E temos certeza de que foi este espírito salesiano que impregnou-se no novo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e propagou-se por todo o mundo, nas obras dirigidas por elas.

Agosto é o mês vocacional no Brasil. Nele celebramos as diversas vocações na Igreja. Também celebramos datas importantes para a nossa Família Salesiana: no dia 5, festejamos os 150 anos de fundação das Filhas de Maria Auxiliadora (05/08/1872); dia 16 é a data do nascimento de Dom Bosco e no dia 21, a data de nascimento de São Francisco de Sales. O tema escolhido neste ano para o mês vocacional é “Cristo vive! Somos suas testemunhas” e o lema: “Eu vi o Senhor”.

São Francisco de Sales tinha um costume muito bonito. Sempre que escrevia uma carta, na parte de cima, colocava este sinal: “J + V”. Jesus Vive! E no meio, uma pequena cruz, para nos lembrar que o seguimento de Jesus passa pela cruz de cada dia. Em muitos outros escritos, sempre lembra que Jesus vive nos nossos corações. Esta tradição de usar J + V ainda continua nos dias atuais, pois as Irmãs Visitandinas e outras Congregações ainda usam, ao escrever cartas ou mensagens.

O Boletim Salesiano parabeniza o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora pela passagem desta data significativa dos 150 anos de fundação. Desejamos, como Família Salesiana, que o Espírito Salesiano possa sempre nos guiar na nossa missão e que o espírito de família, que Madre Mazzarello soube entrelaçar com a generosidade cotidiana na comunidade das origens, nos ajude “a enfrentar os sacrifícios de toda espécie, a ponto de resumir no ‘eu vou’ a disponibilidade máxima de cada uma”, como escreveu a Ir. Chiara Cazzuola, atual Madre-geral das Filhas de Maria Auxiliadora. E continuando, Ir. Chiara disse que Mazzarello é “para todas um modelo de empreendimento e criatividade no bem. Alimenta o fogo da paixão apostólica em si mesma e nas Irmãs”.

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecidea Sberga
SC Carlos Roberto Minozzi
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail:ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Foto de capa
Acervo

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.