Especial FMA 150 anos

Maria caminha nesta casa

O logotipo e o hino dos 150 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora são elementos de unidade para a celebração da data.

O logotipo
O logotipo dos 150 anos do Instituto foi criado por Maria Fernanda Bastidas Zapata, ex-aluna FMA e membro do Movimento Juvenil Salesiano (MJS-AJS) de Medellín, Colômbia. Foi escolhido em fevereiro de 2020, após cuidadosa análise do Conselho Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, entre 54 propostas enviadas por 27 Inspetorias.

O elemento principal do logotipo é o slogan do evento: “Maria caminha nesta casa”. Na proposta visual, o nome MARIA está em destaque e permanece inalterado, enquanto o restante da frase é traduzido em quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e português. Desta forma, pode ser utilizado por diferentes países sem perder a identidade visual.

Considerando que o slogan retoma as palavras proferidas por Dom Bosco em 1885 na casa de Nizza Monferrato, na Itália – “Maria caminha nesta casa e a cobre com seu manto” – no logotipo, a frase é acompanhada por um elemento gráfico azul e rosa, que representa o manto de Maria.

O número 150 ressalta o sesquicentenário do Instituto e tem em seu interior a silhueta materna e protetora de Nossa Senhora. A coroa de Maria é formada por cinco pontos, representando a presença das Filhas de Maria Auxiliadora nos cinco continentes.

O hino
Para escolher o hino de celebração dos 150 anos, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora organizou um concurso, que recebeu sugestões provenientes de vários países. A música vencedora foi “Caminhando com Maria”, de Juan Javier García, Salesiano Cooperador e diretor do Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Rota, na Espanha.

“O canto é composto por estrofes em vários idiomas; é muito alegre, ritmado e juvenil”, afirmou a comissão avaliadora, composta por leigos, jovens e Irmãs FMA.

Clique aqui para ouvir o hino

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil