Santo Artêmides Zatti

Conheça o site, o logotipo e o lema da canonização

Agência Info Salesiana – ANS
O lema escolhido para a canonização - “Credetti, promisi, guarii” (Acreditei, prometi e fiquei curado) - traz as três palavras pronunciadas pelo futuro santo ao testemunhar sua milagrosa recuperação da tuberculose.

O padre Pierluigi Cameroni, postulador geral dos Salesianos, convidou uma equipe de religiosos e leigos, italianos e argentinos, para criarem juntos um lema e um logotipo que expressassem, o mais claramente possível, a figura radiante e ao mesmo tempo simples de Artêmides Zatti.

Após avaliar diversas sugestões, o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, junto com o padre Pierluigi Cameroni, apresentou o lema escolhido para a canonização: “Credetti, promisi, guarii” (Acreditei, prometi e fiquei curado).

Quase todas as propostas apresentadas tinham em comum essas palavras pronunciadas pelo futuro santo ao testemunhar sua milagrosa recuperação da tuberculose e, consequentemente, a origem da sua vocação para servir os doentes e os pobres.

A frase é composta por três verbos que lembram o caminho espiritual de abandono nas mãos de Deus e dedicação ao bem dos outros. Artêmides, que foi curado, tornou-se ele mesmo uma pessoa capaz de curar, não apenas por meio dos medicamentos e das técnicas médicas, mas com toda a sua pessoa, por meio do amor incondicional que demonstrava todos os dias.

Logotipo
A partir da escolha do lema, foram propostos alguns designs para o logotipo, e, por fim, foi escolhido um.

As duas cores, vermelho e azul, aludem às cores de Maria Auxiliadora e revelam o amor a Deus e ao próximo que caracterizou toda a vida de Zatti (vermelho), bem como uma vida abandonada ao mistério de sua vontade e à da Divina Providência (azul).

A palavra “santo” é precedida pelo nome deste salesiano coadjutor, ou seja, a maneira comum como seus “parentes”, os pobres, costumavam chamá-lo. Assim, esse “irmão mais velho” dos doentes e dos pobres, que o chamavam simplesmente de “Artêmides Zatti”, agora é proclamado santo.

O logo pode ser baixado, em diferentes idiomas, clicando aqui.

Um site para Artêmides Zatti
O Boletim Salesiano da Argentina lançou um site para as pessoas que desejam conhecer melhor o salesiano coadjutor nascido na Itália e que exerceu sua atividade pastoral na Argentina, mais precisamente na Patagônia, no Sul do país.

O site traz artigos sobre o percurso de vida e santidade de Artêmides Zatti, informações sobre sua canonização, o filme “Zatti, nosso irmão” e o curta-metragem de animação com a história resumida do santo, entre outros materiais que, em diferentes formatos, ajudam a difundir melhor sua mensagem e sua herança espiritual.

O site será atualizado em várias línguas. Para acessar a versão em português, clique aqui:

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil