Santo Artêmides Zatti

Sete ensinamentos de Artêmides Zatti

Veja aqui sete fatos sobre a vida e a espiritualidade de Santo Artêmides Zatti que talvez você não conheça.

1. Salesiano Irmão

Artêmides Zatti não era salesiano padre, e sim coadjutor, ou salesiano irmão. Na Congregação Salesiana, a vocação do salesiano irmão é especialmente voltada para o serviço e a proximidade com os atendidos pela missão salesiana.

2. Enfermeiro

Zatti veio de uma família pobre de imigrantes italianos e teve dificuldades para realizar seus estudos. Mesmo assim, tornou-se enfermeiro e farmacêutico para atender da melhor forma os doentes que recorriam a ele.

3. Saúde integral e para todos

Há mais de cem anos, Artêmides Zatti já tinha uma concepção de saúde integral – e não só saúde física – e que deveria ser acessível a todos. No Hospital São José, em Viedma, na Patagônia, quem não tinha posses recebia tratamento sem precisar pagar por isso.

4. O rosto de Jesus

Zatti via em cada pessoa o rosto de Nosso Senhor. Assim, quando pedia auxílio a um dos doentes, era comum que dissesse: “Há uma sopa quente e uma roupa para um Jesus de dez anos?” ou “tens uma peça de roupa para doar a um Jesus que acaba de chegar ao hospital?”.

5. Amor e bom humor

Um dos traços marcantes da personalidade de Artêmides Zatti era o bom humor. Mesmo diante das maiores dificuldades, ele mantinha o otimismo salesiano e a alegria de servir ao Senhor no atendimento aos mais pobres e desvalidos.

6. De bicicleta

Artêmides Zatti é muitas vezes representado com sua inseparável bicicleta. Era esse simples e popular meio de locomoção que utilizava para chegar às regiões mais periféricas de Viedma, para atender a todos que precisavam de cuidado e atenção.

7. Em equipe

Zatti não trabalhou sozinho. Ele foi ajudado por Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e leigos – médicos e enfermeiros – que se juntaram a ele no atendimento à saúde dos mais pobres. À sua equipe, ele dedicava a mesma atenção e o mesmo carinho que aos doentes.

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil