Educação

Acompanhando as escolas salesianas e os educadores

Texto: Redação Boletim Salesiano / Imagens: Arquivo MOSB – Museu da Obra Salesiana no Brasil
O BS Brasil acompanhou o desenvolvimento da proposta pedagógica e educativa salesiana no país ao longo desses 120 anos.

Os Salesianos de Dom Bosco chegaram ao Brasil em 14 de julho de 1883 com o objetivo de iniciar o trabalho educativo com os jovens do país. A primeira casa salesiana no Brasil foi uma escola: o Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói, RJ. Pouco depois, em 1885, os Salesianos fundaram o Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, SP. A obra inicial das Filhas de Maria Auxiliadora no país também foi voltada à educação, o Colégio Nossa Senhora do Carmo, fundado em Guaratinguetá, SP, em 1892.

A contribuição
salesiana para a educação no Brasil, no final do século XIX e início do século XX, foi além da simples fundação de escolas formais: a proposta salesiana era de uma educação integral, que já naquela época considerava que as aulas de língua portuguesa, matemática e ciências deveriam estar aliadas à difusão da cultura e das artes, aos esportes, ao ensino profissional e à educação para os valores humanos e cristãos.  

Ao tratar sobre a educação no Brasil, na obra Ordem e Progresso, o sociólogo Gilberto Freyre afirma: “Aqui se deve ressaltar a notável contribuição católica para o desenvolvimento da educação dos brasileiros: aquela representada pelos colégios salesianos que foram implantados no país no fim do séc. XIX. Colégios do tipo do Santa Rosa, de Niterói, e onde aos estudos secundários se acrescentavam os de artes e ofícios diversos, segundo as mais modernas técnicas em vigor nestas artes e nestes ofícios” (p. 581).

Embora o Boletim Salesiano tenha chegado ao Brasil quase 20 anos depois, desde suas primeiras edições há um grande destaque para as escolas e obras voltadas para a educação.

São inúmeras as notícias e reportagens sobre escolas e colégios, os aniversários de suas fundações, os projetos educacionais realizados nas diferentes regiões do país, as bandas de música e companhias de teatro vinculadas a essas instituições educacionais.

Ganharam espaço nas páginas do Boletim Salesiano os educadores, alunos e ex-alunos que se destacaram na vida acadêmica, na atuação profissional e no trabalho social.

Entre os exemplos de como o BS Brasil acompanhou o crescimento da ação salesiana na área educacional está o papel fundamental que cumpriu na formação da Rede Salesiana de Escolas, em 2002, e em sua consolidação e expansão até formar a Rede Salesiana Brasil.

Perpassam as edições do Boletim Salesiano ainda os muitos artigos de formação sobre a pedagogia salesiana, o Sistema Preventivo de Dom Bosco e a atualidade da proposta salesiana na educação.

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil