Missões

As missões salesianas nas páginas do BS

Texto: Redação Boletim Salesiano / Imagens: Arquivo MOSB – Museu da Obra Salesiana no Brasil
As primeiras edições do Boletim Salesiano em língua portuguesa divulgavam as atividades missionárias entre os povos indígenas no Mato Grosso-Brasil e na Patagônia-Argentina.

Um dos principais objetivos do Boletim Salesiano, quando foi lançado por Dom Bosco, era divulgar as atividades dos missionários salesianos para, assim, conquistar o apoio – inclusive financeiro – para os que se dedicavam à educação e à evangelização dos jovens em terras distantes. No BS em língua portuguesa, as notícias sobre as missões salesianas também tiveram destaque desde as primeiras edições da revista.

Essas matérias se concentravam inicialmente na presença salesiana na Patagônia argentina – primeiro destino missionário dos Salesianos de Dom Bosco na América – e entre os indígenas do Mato Grosso e do Alto Rio Negro – primeiras áreas missionárias no Brasil. Eram relatos extremamente detalhados de Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora nas missões, escritos de forma literária e, muitas vezes, acompanhados de fotos.

Com o tempo, a dimensão missionária salesiana no Brasil foi ganhando espaço no BS, com notícias e testemunhos sobre a atuação nas áreas de educação e defesa dos direitos humanos junto aos povos indígenas da região amazônica. Pelas páginas do Boletim Salesiano, caminhamos junto com missionários vindos de outros países ou de outras regiões do próprio Brasil, vivenciando momentos de dor e sofrimento e outros de realizações e conquistas.

Pelo Boletim Salesiano, conhecemos também a amplitude do bem que foi e que é feito pela Família Salesiana em todo o mundo, nas histórias contadas por missionárias e missionários, religiosos e religiosas, leigos e leigas, em mais de uma centena de países onde o carisma salesiano se faz presente.

Podemos ver no BS como o carisma apresentado por Deus a Dom Bosco se espalhou pela América, depois pela Ásia e pela África, chegando até a Oceania.

Vemos como os missionários e as missionárias da Família Salesiana estiveram e estão sempre ao lado das populações mais sofridas, em países que sofreram catástrofes naturais ou que são marcados pela opressão, pelo não reconhecimento da dignidade humana, pela guerra, como Síria, Congo, Sudão do Sul e ainda mais recentemente a Ucrânia.

Entre os missionários salesianos estão também muitos brasileiros e brasileiras que decidiram desenvolver a sua solidariedade em outros países, de forma permanente ou temporária. Entre os exemplos estão o trabalho realizado no Japão pelo padre Evaristo Higa e os jovens que realizaram o voluntariado missionário em Angola, Moçambique e Haiti.

A dimensão missionária salesiana se expressa nas páginas do Boletim Salesiano ainda nas matérias sobre os jovens que, a cada ano, durante as férias escolares, se engajam nas atividades das Semanas Missionárias, Missão Juvenil Salesiana, Animação Missionária Juvenil e tantas outras realizações missionárias que têm os jovens como protagonistas.

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil