Notícias Internacionais

Síria: Salesianos se mobilizam para socorrer a população

“Com o frio, a neve e a situação, após quase 12 anos de guerra, ainda não sabemos como nos organizaremos. A população precisa urgentemente de ajuda”. Essas foram as primeiras palavras que o padre Alejandro León, superior da Inspetoria Jesus Adolescente do Oriente Médio (MOR), enviou de Alepo, na Síria, após o terremoto que atingiu a Síria e o sul da Turquia, em 5 de fevereiro, deixando milhares de mortos e desabrigados.

Os filhos de Dom Bosco em Alepo imediatamente se mobilizaram para prestar assistência aos primeiros desabrigados, às famílias que se refugiaram na casa salesiana. Depois, à população em geral. A solidariedade da Família Salesiana foi internacional.

Para apoiar o trabalho dos salesianos na Síria em favor das famílias mais afetadas pelo terremoto, os salesianos da Espanha se mobilizaram criando dois canais de doação por transferência bancária. Em Portugal, a Fundação Salesianos lançou, por meio da Missão Dom Bosco, o Fundo Solidário Salesiano, uma campanha que visa ajudar os habitantes de Alepo. O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) também ofereceu ajuda imediata.

Através de uma vídeo-mensagem, padre Ángel Fernández Artime, Reitor-mor dos Salesianos, expressou sua proximidade e afeto aos cidadãos da Turquia e da Síria, após o terremoto que atingiu esses países, e incentivou a Família Salesiana de todo o mundo a apoiar, como pudesse, as ações de solidariedade dos salesianos e salesianas nos dois países.

Fontes: Agência Info Salesiana e Portal FMA

Argentina: Inaugurada a Inspetoria Laura Vicunha

Com o tema: “Novos brotos numa terra rica de história”, foi inaugurada oficialmente, no dia 31 de janeiro, em Córdoba, na Argentina, a Inspetoria unificada Laura Vicunha. A Madre-geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, irmã Chiara Cazzuola, e as conselheiras gerais, irmã Leslie Sándigo e irmã Marta Riccioli, participaram da inauguração.

Também estiveram presentes mais de 250 pessoas, representando diversas cidades do país em que o instituto está situado. A solenidade, que começou com uma celebração de ação de graças pela presença das Filhas de Maria Auxiliadora na Argentina desde 1879, pôde ser acompanhada de forma online, em tempo real.

Fonte: Portal FMA

Realizada a 40ª viagem apostólica do Papa Francisco

“Todos reconciliados em Jesus Cristo” foi o lema da viagem à República Democrática do Congo. A 40ª viagem apostólica do Papa Francisco começou em 31 de janeiro com destinos à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul. Milhares de pessoas deram as boas-vindas ao Papa em sua passagem pela capital da República Democrática do Congo (RDC).

“Queridas mulheres e homens congoleses, o vosso país é verdadeiramente um diamante da criação; mas vós, todos vós, sois infinitamente mais preciosos do que qualquer bem que brote deste solo fecundo!”, disse o Papa Francisco durante o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, no jardim do Palácio da Nação.

“Um diamante sai da terra genuíno, mas em estado bruto, carecendo ser trabalhado. Assim, também os diamantes mais preciosos da terra congolesa, que são os filhos desta nação, devem poder usufruir de válidas oportunidades educativas, que lhes permitam fazer frutificar plenamente os brilhantes talentos que possuem. A educação é fundamental: é o caminho para o futuro, o caminho a percorrer para se alcançar a plena liberdade deste país e do continente africano”, disse ainda o Papa Francisco. Com essas duas nações, o Papa completa 60 países visitados durante o seu pontificado.

Fonte: Agência Info Salesiana

Lançada nova edição do Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco

O Setor para a Comunicação Social da Congregação Salesiana promove a segunda edição do “Don Bosco Global Youth Film Festival”, (Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco). O objetivo da iniciativa é reunir os jovens e, desta vez, especialmente os do meio salesiano, para que sejam portadores de uma mensagem de paz e esperança; e sejam protagonistas da mudança de que o mundo precisa.

“Depois da avaliação e do discernimento feitos no final da primeira edição do festival, optamos por tornar esta iniciativa um evento anual”, anunciou o padre Gildásio Mendes, conselheiro geral para a Comunicação Social. Para a segunda edição, que também será apoiada pela fundação Dom Bosco no Mundo, há duas categorias de inscrição: júnior (14 a 19 anos) e sênior (20 a 25 anos), provenientes de espaços salesianos como escolas, centros de formação profissional, institutos de ensino superior, paróquias e oratórios salesianos.

Este ano podem participar curtas-metragens (até cinco minutos) de qualquer gênero (videoclipes, documentários, comédias, filmes mudos, filmes de animação etc.). Serão atribuídos aos vencedores 100 mil euros em prêmios, distribuídos em 10 prêmios globais, 70 prêmios para as sete regiões salesianas e 100 prêmios. Mais informações sobre o festival estão no site: dbgyff@sdb.org.

Fonte: Agência Info Salesiana

Dia Missionário Salesiano 2023

O Setor para as Missões Salesianas lançou o Dia Missionário Salesiano (DMS) com o tema “Cuidar da criação – A nossa missão”. O trabalho é fruto da colaboração entre o Setor para as Missões e o Setor para a Pastoral Juvenil (PJ). O material conta com as ponderações do Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, do padre Joshtroom Kureethadam, coordenador do Setor Ecologia e Criação da Santa Sé, e de Emanuela Chiang, referente do Setor para a Pastoral Juvenil (âmbito da Ecologia Integral). Cada uma das meditações é precedida por uma citação da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

O texto do DMS 2023 faz a menção aos mártires Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo, junto com Santa Ildegarda de Bingen. Foram disponibilizados também a oração do DMS, o pôster, produzido pelo Boletim Salesiano argentino, e dois vídeos, um voltado para os jovens e o outro, para os educadores. Todos os subsídios de animação estão disponíveis no site www.sdb.org.

Fonte: Agência Info Salesiana

Capítulo Geral das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria

O Capítulo Geral 16 (CG16) das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, oitavo grupo da Família Salesiana, foi realizado em Bogotá, na Colômbia, de 8 a 28 de dezembro. O Instituto Religioso foi fundado há 117 anos, no hospital de Água de Dios, na Colômbia, pelo beato padre Luigi (Luís) Variara, SDB.

O Capítulo começou com uma peregrinação a Cúcuta, cidade em que morreu o fundador. Nesse lugar sagrado, as religiosas iniciaram o processo de discernimento capitular envolvendo 39 religiosas, provenientes dos 11 países em que o instituto está presente. A madre Eulália Marín Rueda, superiora geral emérita do instituto, foi eleita Madre- geral.

Muitos momentos significativos marcaram o caminho capitular, entre os quais a partilha com os membros do Movimento Secular Beato Luís Variara, associação de sacerdotes e leigos que partilham o carisma salesiano do instituto; a peregrinação a Água de Dios, com visita à Casa-Mãe do instituto e momentos de partilha com as coirmãs afetadas pela hanseníase, além da celebração da festa de agradecimento às superioras cessantes, por ocasião do Natal.

Fonte: Agência Info Salesiana

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil