Notícias Nacionais

Rede Salesiana Brasil e Edebê lançam Coleção Mundo Aprendiz

A Rede Salesiana Brasil, junto com a editora Edebê Brasil, lança a nova Coleção Mundo Aprendiz, um material pensado para apoiar as obras sociais salesianas do país que trabalham com o Programa Jovem Aprendiz e oficinas de aprendizagem.

Para tanto, foi criado um Fórum Salesiano de Aprendizagem (com a participação de um representante por inspetoria) e também a constituição de um Grupo de Trabalho (com a participação de gestores e educadores que trabalham com o Programa de Aprendizagem) para acompanharem os trabalhos editoriais realizados pela Edebê Brasil.

“Este projeto, que agora está concretizado no formato impresso, e em breve no formato digital, é um grande avanço, uma grande alegria, um grande agradecimento a todos que se mobilizaram nesses dois últimos anos. Por sinal, é um projeto almejado pela área social há muitos anos”, diz o diretor-executivo da RSB e administrador da Edebê, padre Nivaldo Luiz Pessinatti.

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Salesianos promovem a alfabetização digital de xavantes

Entre os dias 9 e 29 de janeiro, a Família Salesiana da Comunidade de São Marcos atendeu cerca de 50 crianças da etnia xavante, divididas em turmas, que participaram da proposta de alfabetização digital, recebendo também suporte alimentar.

No ano
da comemoração dos 65 anos da presença salesiana na Missão Indígena de São Marcos, os “tsapore” (“baixo”, adjetivo usado para se referir às crianças xavante) estrearam o projeto-piloto “Noções Básicas de Informática, na Educação Xavante”. A iniciativa é coordenada pelo padre Douglas Souza, SDB, e pela irmã Maria Imelda, FMA. Atuam na docência os futuros noviços Pablo Gomes e Henrique Belmello.

Através da plataforma digital “Grapho Game Brasil”, ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação e desenvolvida em parceria entre cientistas da educação finlandeses e brasileiros, os alunos xavante percorreram diferentes estágios da alfabetização, cuidadosamente preparados numa perspectiva ‘gamer’.

Fonte: com a colaboração de Henrique Gomes Belmello (pré-noviço salesiano)

Padre Ademir Ricardo é o novo inspetor Salesiano do Sul do Brasil

Padre Ademir Ricardo Cwendrych tornou-se o 12º inspetor Salesiano da Inspetoria Salesiana São Pio X, no dia 5 de fevereiro, na Paróquia São João Bosco, em Itajaí. Na mesma celebração, padre Sérgio Ramos de Souza assumiu como vigário do inspetor. O início do ministério do padre Ademir como Pai e Dom Bosco para o Sul do Brasil foi oficializado pela missa presidida pelo conselheiro geral para a Região América Cone Sul, padre Gabriel Romero.

A celebração reuniu os cinco inspetores salesianos do Brasil: os padres Natale Vitali (Inspetoria São João Bosco, Belo Horizonte), Ricardo Carlos (Inspetoria Santo Afonso de Ligório, Campo Grande), Jefferson Luiz Santos (Inspetoria São Domingos Sávio, Manaus), Francisco Inácio Vieira Júnior (Inspetoria São Luiz Gonzaga, Recife) e Justo Piccinini (Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo).

Fonte: Thiago Caminada – Inspetoria Salesiana São Pio X

Procissão Luminosa reúne milhares de fiéis em Juazeiro do Norte

A Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias 2023 chegou ao fim em 2 de fevereiro, em Juazeiro do Norte, CE. Após 10 dias de festejos, uma grande procissão tomou as ruas da cidade, com cantos de benditos e orações à Mãe das Candeias.

Com a parte interna e externa lotada pelos fiéis, foi na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores que ocorreu a missa solene de Nossa Senhora das Candeias, presidida pelo cardeal dom Paulo Cezar, arcebispo da Diocese de Brasília.

Padre Inácio Vieira, inspetor salesiano do Nordeste, concelebrou a missa e falou da presença salesiana neste momento: “Somos muitos irmãos salesianos, como sempre, para ajudar no atendimento do Povo de Deus, nas confissões nesta grande romaria. A romaria é uma expressão maravilhosa que congrega a todos nós”, declarou.

Por volta das 19h, iniciou-se a procissão, que tomou as principais ruas de Juazeiro, com velas, luzes e candeeiros. Os peregrinos foram em procissão até a Praça do Romeiro, no largo da Casa da Mãe das Dores. Lá, receberam a bênção do Santíssimo Sacramento e apreciaram o show pirotécnico, que encerrou a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias 2023 e o Ciclo de Romarias (2022-2023).

Fonte: Thaís Cândido

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida acolhe o sim de mais uma jovem

Um grupo de Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e jovens em formação se reuniram, no dia 14 de janeiro, junto com membros da Família Salesiana, para participar da celebração da primeira profissão religiosa da jovem Valentina Maria Delfino Hurtado. A celebração eucarística foi realizada na capela da Casa Santa Teresinha, na Lapa, em São Paulo.

Irmã Valentina é natural de Presidente Prudente, SP, tem 26 anos de idade e conheceu as FMA por meio dos Salesianos da Paróquia Sagrada Família, de São José dos Campos. Antes de ingressar no aspirantado, período de formação inicial, ela foi acompanhada pela irmã Maria Bernardina Gonçalves, falecida em outubro de 2022 e que, por muitos anos, dedicou-se à animação e pastoral vocacional em nível inspetorial. Irmã Valentina escolheu como lema de sua profissão religiosa a expressão do Salmo 135: “Eterno é seu amor”.

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Chegada dos Salesianos Bahia em Camaçari (BA) é celebrada em missa solene

A chegada da primeira unidade dos Salesianos Bahia fora da capital foi anunciada, no dia 7 de janeiro, durante a missa de celebração de São Tomaz de Cantuária, padroeiro do município de Camaçari. Na ocasião, o bispo da Diocese de Camaçari, dom Dirceu de Oliveira Medeiros, e o bispo emérito de Camaçari, dom João Carlos Petrini, expressaram entusiasmo com a chegada do colégio salesiano no município.

O Colégio Salesiano Dom Bosco - Camaçari atenderá, inicialmente, estudantes do Ensino Infantil e Turno Complementar (com opção de três a cinco dias).

Oficializando a abertura da nova unidade dos Salesianos Bahia com o decreto vindo do padre Ángel Fernández Artime, Reitor-mor, padre Francisco Inácio, inspetor salesiano do Nordeste, abençoou a nova jornada da instituição no município. “Que a Santa Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia, que frequentou a nossa casa, na Paróquia de Nazaré em Salvador, unindo assim nossas histórias na caridade dos Santos, nos abençoe”, finalizou.

Fonte: Renata Mascarenhas

Viva Dom Bosco: novos salesianos a serviço da juventude

Entre dezembro do ano passado e janeiro de 2023, a Família Salesiana recebeu com alegria as ordenações de cinco sacerdotes salesianos e a profissão perpétua de um salesiano irmão.

O padre Diego da Silva, Salesiano de Dom Bosco, foi ordenado em 10 de dezembro, na matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa, PR. A celebração eucarística foi presidida por dom Hilário Moser, bispo emérito de Tubarão, e contou com representantes das presenças salesianas do Sul do Brasil e outras regiões, além de padres e irmãos salesianos.

No mesmo dia 10 de dezembro, na Paróquia Santa Luzia, em São Paulo, o irmão salesiano César Francisco fez a sua profissão perpétua religiosa. Presidida pelo padre Justo Ernesto Piccinini, inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo, a missa reuniu familiares e amigos do irmão César, além de um significativo número de representantes dos grupos juvenis da Inspetoria.

Sob a imposição das mãos do arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, os salesianos Ivan Alves da Silva e Josemar Abel S. de Oliveira foram ordenados sacerdotes. A celebração ocorreu em 17 de dezembro na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Recife, PE, com a participação de familiares, amigos e salesianos de todo o Nordeste.

Em dezembro, a Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia juntamente com a Paróquia São Miguel Arcanjo da Missão Salesiana de Iauareté congratularam-se com o “sim” de padre Luís Antônio. Do grupo étnico Tukano, padre Luís Antônio é o sétimo salesiano sacerdote oriundo de Iauareté e foi ordenado por dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, bispo auxiliar de Belém, PA.

A noite de 14 de janeiro foi marcada por uma grande alegria para a Família Salesiana da Inspetoria de Campo Grande. O diácono Denílson Bezerra Ferreira recebeu o sacramento da ordem pela imposição das mãos do arcebispo emérito de Campo Grande, dom Vitório Pavanello. A cerimônia ocorreu na sede da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande.

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil