História

As Estreias ao longo do tempo

A tradição das Estreias da Congregação Salesiana é um legado de Dom Bosco. Este antigo gesto de atenção e cuidado de um Pai para com seus filhos e filhas espirituais evoluiu ao longo das décadas, ganhando novas ferramentas e meios para difundir ainda mais e melhor o significado de sua mensagem, mantendo, porém, intato seu valor original: um ritual anual que une toda a Família Salesiana (FS) e projeta as suas prioridades para a evangelização e a educação dos jovens.
Agência Info Salesiana – ANS

O termo “Estreia” – “Strenna” em italiano – remete ao sentido de ‘presente’, ‘regalo’, ‘dádiva’; e na tradição linguística italiana, de onde se originou, o termo está particularmente associado aos presentes de Natal. No contexto piemontês em que Dom Bosco foi criado, havia a tradição do presente de Ano Novo, que o chefe de família dava aos filhos e o proprietário, aos empregados. O dia 1º de janeiro ficou, assim, conhecido como “o dia da estreia”.

No contexto salesiano, portanto, a Estreia se tornou um presente simbólico e significativo, oferecido pelo Reitor-Mor a todos os membros da Congregação – e, de modo mais geral, a todos aqueles que compartilham a missão salesiana no mundo – que é oferecido no período entre o Natal e o Ano Novo, para inspirar o trabalho pastoral do ano seguinte.

Desde os primeiros dias da Congregação, Dom Bosco compreendeu a importância de encorajar e motivar seus colaboradores por meio de gestos de afeto e atenção; o que nunca representou apenas uma forma de expressar gratidão, e sim um meio de renovar o compromisso com a missão.

Com o tempo, as Estreias passaram por uma evolução significativa. Das primeiras ideias, comunicadas verbalmente por Dom Bosco, passamos para os meios impressos e, em seguida, para os gráficos, com os cartazes e, mais recentemente, para os audiovisuais, com roteiros mais complexos e articulados, que servem para transmitir em um formato instantâneo e cativante a mesma mensagem que é elaborada de forma completa e detalhada em texto.

Nas últimas décadas, os sucessores de Dom Bosco escolheram temas específicos para as suas Estreias, transformando-as em verdadeiras declarações de intenção para a Família Salesiana e para o mundo. Esses temas costumam abordar questões espirituais, salesianas, eclesiais e sociais atuais, oferecendo orientações valiosas para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

Desta forma, a tradição da Estreia continua a ser um farol de esperança e de orientação para todos aqueles que se identificam com a visão de Dom Bosco.

Considerando que a Estreia 2024 é a última do reitorado do cardeal Ángel Fernández Artime, a Agência Info Salesiana – ANS – publicou uma série de artigos traçando o caminho das mensagens da Estreia ao longo dos anos, começando por Dom Bosco e continuando com seus sucessores à frente da Congregação. Com base no livro do padre Santo Russo, “As Estreias de Dom Bosco e seus sucessores”, a iniciativa visa redescobrir o valor, o mérito e a eficácia das Estreias, além de celebrar Dom Bosco e todos os seus sucessores.

Conheça as Estreias de Dom Bosco e seus sucessores

Clique nas fotos para conhecer a biografia de cada Reitor-Mor e os temas das Estreias durante os reitorados.

Cardeal Ángel Fernández Artime

P. Pascual Chávez Villanueva

P. Juan Edmundo Vecchi

P. Egídio Viganò

P. Luigi (Luiz) Ricceri

P. Renato Ziggiotti

P. Pedro Ricaldone

P. Filipi Rinaldi

P. Paulo Álbera

P. Miguel Rua

Dom Bosco

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Juventude

A seguir
Edebê

© 2024 Copyright - Boletim Salesiano Brasil