Experiências

Oratório: proposta inspiradora em favor dos jovens

Educar e evangelizar por meio dos jogos, das brincadeiras e da convivência alegre entre os jovens, tal como idealizou Dom Bosco, continua sendo uma proposta atual e eficaz.
Fotos: Arquivo Hospital N. Sra. Auxiliadora.

Sabe-se que Dom Bosco não foi o criador dos oratórios. Mas ele deu a essa proposta uma “cara” especial, característica do modo salesiano de educar. No oratório salesiano, a criança e o jovem encontram um espaço acolhedor e alegre para brincar, praticar esportes, se desenvolver culturalmente e rezar. As atividades lúdicas e recreativas, realizadas na convivência fraternal com outras crianças e jovens, permitem unir a educação e a evangelização.

Os oratórios salesianos continuam transformando a vida dos jovens ainda hoje. No final do ano passado, duas experiências foram destaque nas agências de notícias dos Salesianos (InfoANS) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA Net), como exemplos da atualidade dessa proposta educativa.

Peru: oratório reúne centenas de jovens e crianças
Bosconia encontra-se em uma das cidades mais populosas do Peru: Piúra. Ali, onde a areia e o calor fazem parte da vida dos habitantes, a casa salesiana ergue-se em meio às algarobeiras. Na região a delinquência e a droga são comuns, e são muitos os jovens que vivem sem perspectivas de futuro. Quando, há anos, se abriu a obra salesiana, chamou-se Bosconia, em honra ao Santo dos Jovens, Dom Bosco.

Ali os animadores dedicam-se a oferecer aos jovens formação, recreação, momentos de oração e de encontro pessoal com Deus. Nas grandes festas, o oratório fica repleto de pessoas: chega a reunir centenas de crianças e jovens. No último dia 8 de dezembro, por exemplo, a festa se fez em torno da figura histórica na vida de Dom Bosco: Bartolomeu Garelli.

A celebração contou com a presença de crianças de diversos oratórios: do Oratório ‘Zeferino Namuncurá, do bairro Nova Esperança, do Oratório Bartolomeu Garelli, junto com as crianças da ‘Villa Kurt Beer’; os oratorianos do ‘Maria Auxiliadora’; as crianças dos arredores do “Kurt Beer”; e mais as do Oratório Domingos Sávio, que pertencem ao bairro ‘Rosa de Guadalupe’.

Na ocasião, o diretor da Bosconia, padre Pedro Dabroski, deu as boas-vindas às mais de 500 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens; e depois, dirigindo-se aos animadores e catequistas, acrescentou: “Peço-lhes, caríssimos, que continuem firmes neste estupendo apostolado de anunciar Jesus Cristo e Maria Santíssima aos meninos e meninas, como fez Dom Bosco. É este  o presente mais belo que lhes podemos oferecer”.

“O oratório festivo é um ambiente de vida fraterna, respeitosa e alegre; significa respirar o espírito de família e celebrar a vida.”

Manaus, Brasil: irmãs idosas no oratório
A irmã salesiana Teresa Nobre, de 89 anos, anima um oratório festivo, aos domingos, com muito entusiasmo, no bairro Santa Etelvina, Manaus, AM. Com ela estão algumas outras Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) da comunidade Oásis São José, onde residem as irmãs idosas. Irmã Teresa conseguiu também a colaboração dos ex-alunos e de alguns benfeitores.

Durante a preparação do 21º Capítulo Geral, realizado em 2002, com o tema da cidadania ativa, irmã Teresa teve a inspiração de começar o oratório São João Bosco depois de um tempo de reflexão e de oração. Começou a reunir 70 crianças e adolescentes e um grupo de mães provenientes de Santa Etelvina, uma das periferias de Manaus. O oratório festivo responde a algumas das numerosas exigências do bairro: a evangelização das crianças pobres, a inclusão social por meio da formação e as atividades artísticas e artesanais. As mães das crianças e jovens têm a oportunidade de aprender alguma atividade e assim contribuir para a renda familiar.

O bairro Santa Etelvina, de onde procedem os oratorianos, é bem longe da comunidade das irmãs. Por isso, alguns benfeitores providenciaram o transporte das crianças e das mães com um ônibus. Uma ex-aluna que colabora com o oratório disse: “O oratório é partilhar, na harmonia, os ideais e os objetivos de Dom Bosco e de Madre Mazzarello”.

O Oratório festivo é um ambiente de vida fraterna, respeitosa e alegre; significa respirar o espírito de família e celebrar a vida, ajudando a crescer na fé em Jesus Cristo e na devoção a Maria, Mãe amável.

Fontes: InfoANS e Portal das FMA

Arquivo Oásis São José

VOLTAR

AVANÇAR

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil