Editorial

Alegria e espiritualidade cotidianas

Todos nós, da Família Salesiana procuramos vivenciar a espiritualidade do cotidiano, herdada de São Francisco de Sales e de Dom Bosco, que tem características próprias. O Reitor-mor, neste mês, chama a atenção para alguns destes aspectos, no artigo que escreveu sobre "a nossa festa de Caná cotidiana".

Jesus nos diz, neste tempo quaresmal, que quando jejuarmos, não devemos ficar com o rosto triste... também diz em outro texto: "por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?". A nossa espiritualidade se caracteriza pela festa, pela alegria cotidiana, pela presença de uma Mãe e Mestra, por necessidades que aparecem ao longo da caminhada e pelos frutos que vamos colhendo. Enfim, como diz o padre Ángel, citando Dom Bosco, que "o sistema preventivo seja mesmo nosso".

Na nossa preparação para a Páscoa refletimos sobre o saneamento básico, tema da Campanha Ecumênica da Fraternidade: "Casa comum, nossa responsabilidade". Temos muito claro entre nós o conceito de "casa que acolhe". E por isso, como Família Salesiana, lembramos também que estamos inseridos nesta "casa comum", que é o mundo onde vivemos e onde queremos garantir para as crianças e os jovens um futuro promissor, com saneamento básico para todos, especialmente para os pobres, que são os nossos destinatários.

Iago Ervanovite, em seu artigo "Um jeito jovem de viver o tempo quaresmal”, nos mostra que "esta experiência possibilita a todos os cristãos, mas principalmente aos jovens, encontrar um sentido mais concreto e prático ao seu sacrifício em jejum, à sua caridade praticada e à sua oração".

Que na Páscoa deste ano possamos viver a misericórdia que transforma o nosso coração e nos faz experimentar, como afirma o Papa Francisco, "um amor fiel, tornando-o assim, por sua vez, capaz de misericórdia" para com todas as pessoas com as quais nos encontramos no dia a dia de nossas vidas.

VOLTAR

AVANÇAR

Expediente

Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Cledson Martas Rodrigues (Vitória - ES)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
Jakeline Lira (Recife – PE)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br

Equipe Editorial
Sandra de Angelis e Camila Santos

Secretaria
Juliana Campos

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura e Sérgio Salme

Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil