Em 16 de agosto, em Iauaretê, no município de São Gabriel da Cachoeira, AM, foi inaugurada a nova casa de acolhimento para crianças indígenas. O projeto, realizado na pequena aldeia, onde o padre Roberto Cappelletti é o responsável pela comunidade salesiana, foi finalmente concluído.
Desde cedo, o projeto da nova casa em Iauaretê recebeu muita atenção e ajuda internacional, por representar um desafio educativo num dos extremos geográficos e culturais do mundo. Em 2019, o padre Cappelletti foi convidado para o Concerto de Natal no Vaticano e, no mesmo ano, o Liceu das Filhas de Maria Auxiliadora, de Valdocco, dedicou uma semana de atenção ao seu projeto, transformando-o num percurso de formação para seus alunos.
A intenção, em Iauaretê, não era consertar algo, mas iniciar um processo de longo prazo. A casa é composta por sete suítes individuais (quatro para os salesianos da missão e três para os voluntários, FMA e convidados); dois grandes dormitórios, cada um deles com capacidade para 30 redes, um refeitório com capacidade para até 40 crianças, cozinha, despensa, lavanderia, sala de convívio e uma sala de atividades. “Cada quarto terá seu próprio banheiro e cada dormitório disporá de quantos lhe forem necessários. A parte externa contará com um espaço para brincar e se divertir”, explica o salesiano.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Em um clima de muita alegria, festividade e profundo amor a Jesus Eucarístico, representantes da Família Salesiana se reuniram em 14 de agosto, no Santuário Nacional de Aparecida, SP, para a 21ª Romaria da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora. Este ano, a tradicional peregrinação foi realizada de forma restrita, devido à pandemia da Covid-19, e teve como tema “Com Maria, movidos pela esperança”.
O evento faz parte das comemorações pelos 206 anos do nascimento de Dom Bosco, celebrados no dia 16, e tem o objetivo de fazer com que a Família Salesiana testemunhe o seu amor à Virgem Santa, em um empenho para tornar ainda mais fecundo o carisma da Congregação Salesiana.
A santa missa foi presidida por dom Hilário Moser, SDB, e concelebrada pelo padre Justo Ernesto Piccinini, SDB, inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo, e demais padres presentes, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida e TV Canção Nova. A celebração contou também com a participação do irmão Hamilton Bernardo Rodrigues, SDB, delegado para a Família Salesiana, irmão Antonio Carlos, SDB, organizador da Romaria, das Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, membros da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) e da Canção Nova. Ao final da celebração, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi entregue às Irmãs da Caridade de Jesus, grupo da Família Salesiana, e, ao longo deste ano, o símbolo percorrerá a Casa Provincial e demais comunidades da Congregação.
Fonte: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP (colaborou: Tânia Campos)
A Família Salesiana celebrou, em 14 de agosto, os 20 anos da FM Dom Bosco, rádio educativa com sede em Fortaleza, que tem em média 80 mil ouvintes por minuto e atualmente alcança cerca de 40 cidades, em todo estado do Ceará. A programação festiva contou com a Missa dos Ouvintes e a Live de 20 anos, transmitidas pelo YouTube. À tarde, a celebração eucarística possibilitou um reencontro dos ouvintes com os locutores que estão diariamente na programação da emissora.
O diretor da rádio, padre Mauro, SDB, acolheu os fiéis e desejou vida longa à FM Dom Bosco. “Agradecemos a todos que gostam dessa rádio, que colaboram com essa missão: funcionários, empresas parceiras, os ouvintes do Clube de Amigos e, de modo especial, a memória do fundador, padre Sebastião Alves da Silveira”, afirmou o diretor.
Estiveram presentes a irmã Maria Letícia e o irmão João da Cruz, ambos do Instituto Hesed, o padre João Carlos, SDB, que presidiu a celebração, e o cantor Philipe Dantas, que animou a santa missa. A noite do sábado foi de festa com a realização da live que celebrou os 20 anos da emissora, com shows de Adelson Viana, Frei Wilter Malveira com a participação do cantor Marcos Lessa, Waldonys e do padre João Carlos. O momento ainda contou com a presença do casal Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta, que fizeram uma oração pela rádio salesiana.
Fonte: FM Dom Bosco/ Nordeste Hoje
Com a motivação: “Queremos comprar o seu computador usado e pagar com gratidão e esperança”, o ex-aluno da Escola Salesiana São José, em Campinas, SP, Gustavo Nigro, idealizou uma campanha junto aos seus clientes.
Gustavo é diretor da AFIN Assessoria Fiscal e Contábil e teve a ideia de realizar a campanha ao perceber a realidade de muitos jovens que não conseguiam acompanhar o ensino remoto por não terem um computador. Assim, como ex-aluno e conhecendo o trabalho do Centro Profissional Dom Bosco, Gustavo Nigro propôs essa parceria: motivar os seus clientes para doarem as máquinas usadas.
A Icaro Tech, empresa de softwares de Campinas, foi a primeira a aderir à iniciativa e doou cinco notebooks de ponta, o que possibilitará mais qualidade de ensino aos alunos, como também qualificar, de maneira especial, os grupos que representarão a escola em mostras tecnológicas locais, nacionais e internacionais. Várias outras empresas parceiras da AFIN também aderiram ao projeto.
Fonte: Inspetoria de São Paulo com Comunicação Escola Salesiana São José
No dia 31 de julho, os jovens integrantes da Juventude Missionária Salesiana (JMS) e da Pastoral Salesiana de Vitória, ES, se reuniram para visitar algumas famílias moradoras do Forte São João, a fim de levar acolhimento, oração e cestas básicas.
A ação fez parte da Semana Missionária Virtual, realizada entre os dias 26 e 31 de julho, que reuniu jovens das obras salesianas de Vitória integrantes da JMS. Durante esses dias, foram visitadas dez famílias que compartilharam seus desafios e como enfrentaram a pandemia.
“Essas famílias abriram suas casas para nos receber e contaram como eram os dias durante o isolamento, não somente sobre sua rotina, mas como encontram momentos para rezar, agradecer e ouvir a Deus. Foi uma experiência inexplicável, pois alcançamos nosso objetivo de levar o Evangelho até esses lares, abençoando-os, transmitindo conforto, paz e esperança a cada familiar”, contou Igor Gonçalves, coordenador da JMS Vitória.
As doações foram resultado da mobilização dos alunos do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória e do Colégio Salesiano Jardim Camburi na campanha “Em Rede Contra a Fome-Mãos Salesianas em Solidariedade”.
Fonte: Acontece, com informações do Unisales
A Inspetoria Salesiana do Nordeste realizou uma live solidária como parte da campanha “Em Rede Contra a Fome”, da Rede Salesiana Brasil (RSB). O evento foi transmitido pelos canais do YouTube da Inspetoria do Nordeste, do Padre João Carlos e da Rádio FM Dom Bosco de Fortaleza, acompanhado pelas rádios on-line e comunitárias ligadas à inspetoria.
O objetivo desta 2ª live foi envolver as 13 obras sociais da inspetoria que receberam recursos da RSB, buscando contribuir no reforço das campanhas locais. O evento foi presidido pelo inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste, padre Nivaldo Pessinatti. O salesiano deu as boas-vindas, conduziu a oração e agradeceu pelas doações, em diversos momentos. O evento contou com a participação de cantores, personalidades e dos diretores das comunidades educativas.
A live solidária resultou da articulação dos diretores e responsáveis de comunicação das obras salesianas, coordenada pelo Serviço Inspetorial de Comunicação. A iniciativa dá continuidade ao compromisso das casas salesianas, assumido desde o início da pandemia, de assistir as famílias pobres de sua área de atuação, com orientação, alimentos e material de limpeza.
Fonte: padre João Carlos Ribeiro, SDB/Nordeste Hoje
Foi realizada em julho a Animação Missionária Juvenil (AMJ) 2021 da Inspetoria Salesiana São Pio X, que completou dez anos de atividades desde a primeira missão realizada em 2011, na cidade de Guarapuava, PR, com o tema: “Somos discípulos-missionários”.
A experiência de encontro e serviço tem tocado cada vez mais adolescentes e jovens para viver com o coração missionário em favor de outros jovens. Em virtude do cenário de pandemia, este ano, assim como em 2020, o projeto ocorreu de forma virtual, envolvendo cerca de 380 adolescentes, jovens, coordenadores e religiosos, o que não impediu os missionários de estar em unidade fazendo a experiência do “ser” em um contexto que impede o “fazer”.
“Nestes tempos difíceis de pandemia, iniciamos a caminhada de mais uma AMJ na modalidade virtual. Os desafios dos tempos que estamos vivendo exigem de nós criatividade para repensar e reinventar as nossas práticas pastorais. Que a nossa presença neste ‘pátio virtual’ seja significativa e evangelizadora”, lembrou o padre Sérgio Ramos de Souza, delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil, na mensagem de abertura da AMJ.O primeiro estado a receber a AMJ foi o Paraná, de 11 a 17 de julho. De 18 a 24 de julho, foi a vez dos jovens de Santa Catarina viverem os dias intensos de missão. E, de 25 a 31 de julho, os adolescentes e jovens do Rio Grande do Sul encerraram o mês participando da AMJ.
Fonte: Inspetoria Salesiana São Pio X
O projeto Sonho de Criança é uma iniciativa da Pastoral da Criança Indígena Xavante em parceria com a Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) e a Operação Mato Grosso. A condutora da equipe do projeto é a leiga Deusmira Moreira da Silva, coordenadora da Pastoral da Criança. A Missão Salesiana de Mato Grosso, a Operação Mato Grosso e leigos da Paróquia Senhor Bom Jesus integram a equipe.
No período do inverno, a preocupação da pastoral é com as crianças que nascem e, muitas vezes, não têm com que se cobrir ou até mesmo o que vestir. De acordo com o representante da MSMT no projeto, o diácono José Alves, o kit é montado pelos voluntários da paróquia e da Operação Mato Grosso, depois é entregue nas aldeias onde estão as equipes de saúde que acompanham essas mães gestantes. Fraldas, cobertores, roupinhas diversas são alguns itens que compõem o kit.
“Tivemos a ajuda financeira de alguns doadores, o que possibilitou comprar alguns kits. Aí, nós distribuímos nas sete microáreas de saúde. Em cada microárea, a enfermeira, os médicos que ali atuam, passam para nós o acompanhamento pré-natal, o atendimento das mulheres gravidas e é em cima daqueles números que a gente atende as necessidades desses recém-nascidos”, afirma o salesiano.
De acordo com a representante da Operação Mato Grosso, Raquel Paulina de Souza, neste ano foram adquiridos 100 kits para serem distribuídos nas aldeias, mas a demanda é constante e, por isso, enquanto houver doações, a distribuição vai continuar.
Fonte: Euclides Fernandes Brites – Missão Salesiana de Mato Grosso
Relíquias
No domingo, 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, durante missa no ginásio de esportes do Colégio Liceu Salesiano em Campinas, SP, a celebração contou com a presença e a veneração das relíquias de Dom Bosco. A santa missa foi presidida pelo padre Antônio Maria e concelebrada pelos padres salesianos e sacerdotes amigos.
Covid-19
Com objetivo de aumentar o volume de testes para a população campo-grandense na identificação da presença do vírus Sars-Cov-2, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, abriu em 10 de agosto o novo Centro de Testagem da Covid-19. A expectativa é de realizar no local cerca de 350 testes diários, gratuitamente.
Programa Salesiano para Pais
A Rede Salesiana Brasil (RSB) lançou, em 4 de agosto, o Programa Salesiano para Pais, uma iniciativa de comunicação que, a cada episódio, apresenta ideias, exemplos e reflexões sobre como lidar com a educação dos filhos em contextos como o que estamos vivendo com a pandemia da Covid-19. O programa pode ser acessado nos canais da RSB no YouTube e Spotfy.
Encontro Vocacional
Na tarde de 24 de julho, foi realizado o Encontro Vocacional on-line promovido pela equipe de Pastoral Juvenil Vocacional da Inspetoria de Campo Grande. Encontro foi transmitido no ‘Pátio’ da Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, e mobilizou os jovens das presenças salesianas da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT).
Romaria virtual
A Obra Salesiana Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, CE, realizou, nos dias 17 a 20 de julho, uma romaria virtual com o tema: “Pela obediência a Deus, Padre Cícero foi fiel ao projeto do reino”. O sacerdote, considerado santo por seus romeiros, foi homenageado com uma programação que incluiu: terço mariano, celebrações, lives temáticas e um programa de rádio em parceria com a FM Padre Cícero, que também faz parte das obras salesianas na cidade.
Salesianos Cooperadores
A Paróquia São João Bosco de Caetés, PE, iniciou o primeiro grupo de Salesianos Cooperadores (SSCC) da obra, no dia 7 de agosto. A primeira reunião foi realizada na igreja matriz e contou com a presença de paroquianos da comunidade.