O 1º Acampamento Universitário, realizado de 7 a 11 de abril, reuniu cerca de 90 jovens acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e de outras instituições de ensino superior. O evento foi promovido pela Paróquia Universitária São João Bosco. Durante o acampamento, os acadêmicos receberam a Eucaristia, se confessaram, participaram da oração e de desafios. As atividades foram realizadas na Casa de Evangelização São Francisco de Sales, em Campo Grande, MS.
De acordo com o pároco e pró-reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários, padre Idenilson Lemes da Conceição, “trata-se do primeiro acampamento universitário do Brasil. Recebemos estudantes da UCDB, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual do Mato Grosso, Centro Universitário da Grande Dourados e UniCesumar, entre outras instituições de ensino superior”. O responsável mundial das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS), padre Oscar Lozano, esteve na casa de evangelização e conversou com os jovens.
Fonte: Silvia Tada – UCDB
O dia 9 de abril foi marcado por muita emoção, pois, após dois anos de pandemia, o Grupo Um Só Riso, do Curso de Enfermagem do UniSalesiano, pôde retomar suas atividades presenciais. A atividade foi iniciada em fevereiro, com o envolvimento de acadêmicos na arrecadação de chocolates que foram distribuídos em abril no Lar Caminho de Nazaré, localizado no bairro Verde Parque, em Araçatuba, SP. O Grupo Um Só Riso, criado em 2006, foi inspirado nos Doutores da Alegria, de São Paulo. Tem a proposta de levar diversão e entretenimento de forma descontraída e educativa às crianças, organizando visitas a hospitais, creches e outras entidades assistenciais. Os componentes se apresentam caracterizados de palhaços e procuram ao máximo interagir com os pacientes.
Fonte: Monique Bueno – UniSalesiano
“Com muito pesar comunico o falecimento do nosso querido irmão, padre Ladislau Klinicki. Deus lhe conceda a recompensa do servo fiel”. Com essa mensagem, o padre José Adilson Morgado, diretor da Comunidade Salesiana Santa Teresinha em São Paulo, comunicou no dia 11 de abril o falecimento do padre Ladislau Klinicki, aos 107 anos de idade.
Nascido em Kursk, na antiga União Soviética, em 1914, ele foi prisioneiro em campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Quando ainda era seminarista na Polônia, foi enviado para a Alemanha como operário voluntário, vivendo uma situação que lembra a escravidão do Egito, narrada pela Bíblia. Em junho de 1941, obteve liberdade e, no dia 14 de fevereiro de 1943, foi ordenado presbítero.
Chegou ao Brasil em 1968, atuando como capelão dos poloneses no bairro do Bom Retiro, capital paulista, por dois anos. Durante sete anos, esteve em Lavrinhas, SP, onde deu aulas e foi confessor dos aspirantes. Foi vigário paroquial na Paróquia São João Bosco, em Americana, e depois voltou a trabalhar com os aspirantes, durante dez anos, dessa vez na cidade de Pindamonhangaba. De volta a Lavrinhas, permaneceu por mais dois anos e, desde 1990, passou a compor a Comunidade Santa Teresinha, na capital paulista. A ação missionária do padre Ladislau, em seus últimos anos, foi marcada pelo ministério das confissões. Exato nas palavras, conciso nas expressões, apontava o caminho certo e derramava na alma dos penitentes o bálsamo do perdão e da misericórdia divina.
Fonte: Padre Pedro André, SDB – Vatican News
Nos dias 2 e 3 de abril, aconteceu na Paróquia Salesiana Nossa Senhora das Dores em João Pessoa, PB, o encontro dos conselhos interinspetorias da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) no Nordeste. Após dois anos sendo realizado no formato online, o evento voltou a ser presencial e reuniu representantes da AJS dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora em toda a região Nordeste.
O encontro começou com a Santa Missa presidida pelo padre Renato Jorge, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores. No período da tarde, os jovens foram divididos por inspetorias para pensar em planos para o ano de 2022. Já o domingo, 3 de abril, foi o momento de planejar atividades conjuntas. Foi definido que, durante este ano, os grupos da AJS das duas inspetorias celebrarão o Encontros de Formação Regional, uma Atividade Eucarística em sintonia com o 18º Congresso Eucarístico Nacional, o Festival da Juventude Salesiana e a comemoração dos 150 anos de fundação do Instituto Internacional das Filhas de Maria Auxiliadora. A ideia é que, de forma conjunta, os jovens possam vivenciar esses momentos, trocar experiências e conhecer as realidades da juventude salesiana nas diversas regiões do Nordeste.
Fonte: Equipe de Comunicação da AJS Nordeste
Sempre atento às questões econômicas e sustentáveis, o Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul, SC, decidiu começar o ano de 2022 fazendo um investimento estratégico: aderir à geração de energia solar. Ao optar por essa fonte de energia, a escola está alinhada aos valores defendidos pelo Papa Francisco na sua encíclica Laudato Si' (Louvado Seja), publicada em 2015. O documento chama a atenção para a urgência de buscar soluções para problemas ligados ao futuro da vida no planeta.
Para tornar esse projeto realidade, o IMA contratou uma empresa para fazer a instalação de 200 módulos de 510W e 2 inversores de 40 kW. Essa etapa foi concluída com sucesso no dia 2 de abril. Em breve, toda a escola será abastecida com a energia gerada nos painéis fotovoltaicos posicionados nos telhados do prédio principal e da Educação Infantil do IMA.
Fonte: Cibele Biancolini da Cunha
Entre 28 de março a 1º de abril, o Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II, localizado no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), entregou 160 equipamentos de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho, no município de Ipatinga, MG.
Antes da fabricação dos equipamentos, os pacientes passaram por um diagnóstico no qual foi avaliado o tipo de cadeira mais adequada, necessidades específicas para encosto do tronco e cabeça, braços, pés, almofadas, cintos, entre outros. “É muito importante que o meio auxiliar de locomoção atenda as particularidades funcionais e terapêuticas de cada paciente. O equipamento sob medida, adaptado, além de viabilizar a locomoção do indivíduo, proporciona mais autonomia, inclusão e melhora a qualidade de vida do cadeirante”, destaca o enfermeiro e coordenador do CER II, Diogo Emerick. O CER II atende gratuitamente pacientes com deficiências físicas, motoras, sensoriais e visuais, encaminhados pelos serviços públicos de saúde de mais de 80 municípios da região Leste de Minas Gerais.
Fonte: Unileste
As festividades pelos 120 anos do Oratório e Obra Social São Luís, em Lorena, SP, começaram no dia 13 de março com a missa de abertura presidida pelo padre Alexandro Santana, SDB, diretor da presença. A solenidade reuniu funcionários e membros das comunidades e serviços locais na quadra do oratório.
Douglas Silva, coordenador geral da obra social, homenageou as pessoas que contribuíram para a realização do Jubileu de 120 anos, bem como a reinauguração da Capela de São José, planejada pelo padre Sérgio Augusto Baldin, SDB, com o trabalho de pesquisa do padre Narciso Ferreira, SDB, e por meio das doações do Colégio São Joaquim, Oratório Santa Edwiges, Oratório Rodolfo Komorek e outras entidades. Após a missa, o padre Santana realizou a transladação do Santíssimo para a capela em procissão com todos os participantes da missa.
No contexto das comemorações, a Câmara Municipal de Lorena realizou, no dia 18 de março, um ato solene. O evento homenageou e reforçou a importância do trabalho Salesiano para a educação e desenvolvimento do município.
Fonte: Presença Salesiana de Lorena
O Colégio Salesiano Dom Bosco de Rio do Sul, SC, vivenciou um momento emocionante de educação inclusiva, no dia 23 de março. O Colégio recebeu a visita de 11 atletas do Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes (ICED) de Balneário Camboriú - alguns deles fazem parte das delegações brasileiras de esportes para deficientes.
O grupo passou o dia com os alunos e educadores e mostrou, no palco e nas quadras, suas habilidades. Mesmo com todas as limitações físicas, os atletas deram um verdadeiro show de disposição, saúde e motivação. No palco, histórias de superação e entusiasmo que fizeram cada aluno e educador repensar a própria vida.
Fonte: Iléia de Borba
Em 15 de março, data em que mensalmente se faz memória do martírio de Padre Rodolfo Lunkenbain e Simão Bororo, foi oficialmente lançado o canal de vídeo-comunicação expositivo sobre a vida dos Servos de Deus. Com a intenção de ser uma exposição virtual sobre a história dos dois, esta ferramenta se propõe a interagir com cada internauta de maneira muito prática, dinamizada por playlists específicas e conteúdos diversos.
O conteúdo principal é a coletânea musical “Testemunhas do Cordeiro Imolado”. A coletânea tem cinco canções que falam da entrega e defesa dos povos indígenas, fazendo memória também de outros Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora que assim o fizeram. Além das canções, nesse mesmo canal poderão ser encontradas outras fontes de conhecimento que agregam todas as celebrações e documentários ao longo destes quase 46 anos de história.
Fonte: Euclides Fernandes Brites, colaboração de Vinícius Martins, SDB