Editorial

freepik.com

Imitando Maria

A Família Salesiana recebeu, no dia 9 de abril, a notícia de que o Bem-aventurado Artêmides Zatti será proclamado santo. O Boletim Salesiano nesta edição procura destacar a figura deste Salesiano Coadjutor com os artigos da ANS e do Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artimes, que afirma que “o nosso caríssimo ‘São’ Zatti é uma figura belíssima, a manifestação da santidade vivida no dia a dia, na simplicidade, no serviço humilde e jovial, em particular aos doentes. Encarnou o coração de Dom Bosco e a riqueza do carisma salesiano. Nele brilha o aspecto mais humano e carinhoso da Família Salesiana”.

O Reitor-mor também nos recorda que neste ano estamos celebrando São Francisco de Sales, que foi aquele que promoveu a santidade para todos, como um ideal a conquistar. Santidade que é vivida no dia a dia. Por isso, afirma que “Francisco de Sales, Dom Bosco e Artêmides fazem da vida cotidiana uma expressão do amor de Deus, que é recebido e retribuído. Os nossos santos queriam aproximar a relação com Deus da vida e a vida da relação com Deus”.

Maria também viveu essa relação com Deus no dia a dia. Para a Família Salesiana, o mês de maio é um mês todo especial, porque nele não somente celebramos nossa padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora, mas também alguns santos que foram muito devotos dela: São Domingos Sávio, Santa Maria Domingas Mazzarello, São Luís Orione, São Leonardo Murialdo, Beato José Kowalski... Na escola de Maria aprendemos a viver em plenitude o amor de Deus. Para São Francisco de Sales, ela é a mestra da santidade, e na sua escola aprenderemos a amar a Deus como ela amou. Também é mestra que ensina como sofrer.

Ainda fazendo eco à Campanha da Fraternidade, que tratou do tema da educação, o leitor encontrará o artigo do padre Agnaldo Soares Lima e o texto da União pela Vida. “Em nossa missão de educar somos sempre convidados a perceber, com maior clareza, a grandeza e a importância do trabalho que realizamos em diferentes e variadas formas de espaços educativos: obras sociais, escolas, universidades, paróquias”, afirma padre Agnaldo.

Também um assunto muito atual é tratado pela irmã Márcia Koffermann, no seu artigo “Importância da razão para identificar notícias falsas”. Vivemos todos os dias cercados por notícias e acontecimentos que nos são transmitidos pelas redes sociais. Nem sempre conseguimos filtrar criticamente tais fatos. Por isso, são apresentados ao leitor cinco critérios que “podem facilitar a análise crítica de notícias e informações”.

Na espiritualidade salesiana, a devoção mariana é sempre missionária. No dia 31 de maio, celebramos a Visitação de Nossa Senhora a Isabel. A Estreia deste ano nos recorda esta atitude de Maria e a sua atualização feita pelo Papa Francisco: “Igreja em saída”. Dom Bosco visitou seus jovens nos locais de trabalho... Francisco de Sales visitou seus diocesanos nos lugares mais inóspitos... Maria visitou sua parente Isabel... Façamos o mesmo, “indo visitar, encontrar, buscar e encorajar as pessoas de várias maneiras”!

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Euclides Fernandes Brites (Campo Grande, MS)

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail:ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Foto de capa
Istock / vladans

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.