Especial

Coração salesiano

Com informações: ANS e ACI Digital
No ano em que se completa o IV centenário da morte de São Francisco de Sales, o tema escolhido pelo Reitor-mor para guiar a Família Salesiana é uma das frases mais famosas e profundas do Santo: “Fazei tudo por amor, nada por força”.

Dom Bosco deu o nome de ‘Pia Sociedade de São Francisco de Sales’ ao pequeno grupo de 17 jovens que decidiram se unir em torno de sua missão em prol da juventude. “Nos chamaremos ‘Salesianos””, disse ele; e até hoje é assim que são conhecidos, em todo o mundo, os membros da Congregação que ele fundou em 1859 – os Salesianos de Dom Bosco.

Mas quem foi São Francisco de Sales? Como e por que ele inspirou Dom Bosco a criar o amplo movimento em favor da juventude que resultou na Família Salesiana? E de que forma sua espiritualidade e sua história são importantes para a Família Salesiana na atualidade? Responder a essas questões é o desafio proposto pelo Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime, neste ano em que celebramos o IV centenário da morte do Santo. Um desafio que o Boletim Salesiano abraça nesta edição especial dedicada a São Francisco de Sales.

História
Francisco de Sales nasceu no Ducado de Saboia, que atualmente é território da França, em 21 de agosto de 1567. Vinha de uma família rica e teve uma formação acadêmica primorosa, sendo fluente também em várias línguas. Entretanto, deixou tudo para se dedicar à Igreja.

Tornou-se bispo de Genebra em 1602 e se destacou como orador, missionário e escritor. Foi o fundador da Ordem da Visitação. Morreu em Lyon, na França, em 1622; foi proclamado santo em 1664 e Doutor da Igreja em 1877.

Ao observar a vida de São Francisco de Sales e entrar em contato com seus escritos, Dom Bosco não se limitou a tomar emprestado o nome do bispo de Genebra. Como explicou em entrevista à ACI Prensa o Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime: “Dom Bosco, que nasceu em 1815 e era um jovem padre em 1841, bebeu fortemente da espiritualidade de São Francisco de Sales, tanto que o lema de Francisco de Sales ‘dá-me almas e levai o resto’ se tornou uma norma de vida para Dom Bosco. Ele o tinha até em um belo cartaz na entrada de seu pequeno escritório, e toda a sua vida foi guiada pela espiritualidade, pela doçura e pelo otimismo de Francisco de Sales”, disse o padre Ángel.

Dom Bosco trouxe para a Família Salesiana o essencial da espiritualidade de São Francisco: a amabilidade, a doçura, a compreensão, a paciência, a simplicidade na entrega e no sacrifício, o perdão e a confiança. Inspirou-se em São Francisco de Sales reconhecendo-o como mestre de uma espiritualidade simples, popular, aberta a todos e carregada de valores humanos. Tudo isso leva à confiança no ser humano e a uma visão otimista da vida e do mundo.

Por fim, padre Artime resgata como Dom Bosco buscou em Francisco de Sales o seu modo de acompanhar os jovens, caminhando junto com eles.

“Fazei tudo por amor, nada por força”
“Fazei tudo por amor, nada por força”“Fazei tudo por amor, nada por força”, uma das mais conhecidas e profundas frases de São Francisco de Sales, foi escolhida pelo Reitor-mor como tema da Estreia 2022, ou seja: o tema que deve orientar as reflexões e as ações da Família Salesiana durante este ano.

No texto que acompanha a Estreia, padre Ángel Artimes indica alguns dos motivos para essa escolha: “O tema não poderia ser outro senão o da espiritualidade de São Francisco de Sales, fonte do espírito salesiano de Dom Bosco, em quem nosso pai e fundador saciava-se e contemplava em todos os momentos, sobretudo quando se tratava de definir o estilo educativo e evangelizador”.

Um
dos aspectos destacados por padre Artime na espiritualidade de São Francisco de Sales é a proposta de “pertencer completamente a Deus, vivendo em plenitude a presença no mundo”, como expressou o Papa emérito Bento XVI. Desta proposta emerge a centralidade do coração, símbolo que São Francisco de Sales escolheu para si. “Ao pensarmos no modo como Dom Bosco reinterpretou esta bondade (amorevolezza) no seu sistema educativo, compreende-se o quão profundas são as motivações em que se alimenta, exatamente como aconteceu para São Francisco de Sales”, completa o Reitor-mor.

No texto da Estreia, são abordados também o aspecto missionário de São Francisco de Sales e o seu carisma de comunicador, que inspiraram Dom Bosco a enviar os primeiros missionários salesianos para a América e a dedicar-se com afinco à comunicação.

Por fim, padre Artime resgata como Dom Bosco buscou em Francisco de Sales o seu modo de acompanhar os jovens, caminhando junto com eles. “Uma bela proposta para o hoje da Igreja e sem dúvida da Família Salesiana de Dom Bosco é a de crescer na arte de acompanhar no caminho de fé, especialmente de muitas crianças, rapazes e moças do mundo que não conhecem a Deus, e que ao mesmo tempo estão famintos e sedentos d’Ele, muitas vezes sem o saber. É muito ‘salesiano’ sentir e acreditar verdadeiramente que cada pessoa precisa de ‘um amigo da alma’ em quem encontrar conselho, ajuda, orientação e amizade”, conclui.

Leia o texto completo da Estreia 2022 em português

Baixe o e-book São Francisco de Sales – inspirador e patrono

Onze curiosidades sobre São Francisco de Sales

Conheça alguns fatos da vida do padroeiro da Família Salesiana e fonte de inspiração para Dom Bosco

Cidadão de Saboia
Francisco nasceu em 1567, no Castelo de Sales, na Saboia. Na época, o território era um país independente, que atualmente não existe mais. Nos dias atuais, a região pertence a França, Itália e Suíça.

São Francisco de Assis
A escolha do nome do filho primogênito do Senhor e Senhora de Boisy, como eram conhecidos os pais do Santo, não foi aleatória e sim devida à devoção da família a São Francisco de Assis, que se tornou o exemplo de vida para Francisco de Sales.

Doutor em Direito e Doutor da Igreja
Homem culto e estudioso, aos 24 anos doutorou-se em Direito, na Universidade de Pádua, na Itália, mas optou, depois, pelo sacerdócio, tornando-se bispo de Genebra. Em 1877, foi declarado Doutor da Igreja, pelo Papa Pio IX.

Sabedoria e lição
Um dia, um oficial, conhecido em toda a cidade por seu temperamento explosivo, procurou Francisco de Sales para pedir conselhos sobre um assunto pessoal. Infelizmente, o oficial teve que esperar um pouco mais para ser recebido por Francisco de Sales. Quando finalmente chegou a hora, ele entrou pela porta com impaciência e um pouco chateado. Francisco de Sales manteve a calma e perguntou ao oficial o que queria falar com ele. O oficial disse: “Sr. Bispo, dê-me alguns conselhos sobre como posso me tornar um bom cristão como soldado”. Francisco de Sales respondeu: “É muito simples: no futuro, comece apenas fechando as portas muito silenciosamente”.

Ordem da Visitação
Desejava criar uma congregação em que as religiosas não vivessem enclausuradas ou usassem hábito, o que não foi aceito pela Igreja da época. Então, em 1610, com Santa Joana de Chantal, fundou a Ordem da Visitação de Santa Maria, de clausura monástica. Anos mais tarde, seu amigo São Vicente de Paulo, inspirando-se em seu desejo, fundou a Congregação das Filhas da Caridade.

Corpo incorrupto
Faleceu em 1622 e seu corpo foi enterrado na igreja do Mosteiro da Visitação, em Annecy, na França, no dia 24 de janeiro de 1623. Dez anos após sua morte, seu corpo foi exumado e encontrado incorrupto, sem os sinais de decomposição.

Canonização na Basílica de São Pedro
Foi canonizado em 1665, pelo papa Alexandre VII, em uma celebração histórica. Sua canonização foi a primeira realizada na Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália.

Santo Padroeiro
Além de padroeiro da Família Salesiana, São Francisco de Sales é reconhecido pela Igreja como o padroeiro dos jornalistas e escritores, devido a sua afinidade com as palavras e à produção de diversos folhetos e livros como instrumentos de evangelização.

Santo Escritor
Escreveu diversas obras, sendo as mais famosas: a Introdução à Vida Devota e o Tratado do Amor de Deus. Seus livros foram difundidos ao longo dos anos e são publicados ainda nos dias atuais.

Padroeiro dos de difícil audição
A comunicação estava na essência de São Francisco de Sales. Em uma ocasião, ao acolher um jovem com dificuldade de audição, ele criou uma linguagem de símbolos para que pudessem se comunicar. O que lhe rendeu mais um título: o de padroeiro dos de difícil audição.

Oblatos de São Francisco de Sales
Além da Família Salesiana de Dom Bosco, é inspiração para outras congregações, como por exemplo a dos Oblatos de São Francisco de Sales, fundada em 1875, pelo padre Luiz Brisson, dedicada à divulgação de sua obra. No Brasil, está presente no Rio Grande do Sul.

Com informações: Isabella Almeida

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil