A Igreja tem seis novos veneráveis. Na audiência realizada na manhã de 23 de março, com o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, o Papa Francisco autorizou a promulgação de decretos que reconhecem as virtudes heroicas de seis novos veneráveis, entre eles o Servo de Deus padre Carlo Crespi Croci, salesiano.
Missionário no Equador, o padre salesiano Carlo Crespi Croci era originário de Legnano, Itália, onde nasceu em 1891. Em 1923, após concluir seus estudos e ser ordenado padre, partiu para Cuenca, onde, durante 59 anos, realizou iniciativas de evangelização, formação e promoção humana e cristã.
Tornou-se bem conhecido tanto por suas qualidades de evangelizador - combinadas com um genuíno testemunho cristão - quanto por sua reputação como cientista, especialmente nos campos da botânica e da arqueologia.
Os pilares de sua vida espiritual e missionária foram a Eucaristia e Maria Auxiliadora, seu modelo foi São João Bosco, que ele tentou imitar propagando a fé especialmente entre os jovens. Nos últimos anos de sua vida, ele se dedicou ao ministério das confissões, chegando a passar até 17 horas por dia no confessionário. Faleceu com 90 anos de idade.
Fonte: Vatican News
O Instituto Salesiano “Pio XI”, em Roma, na Itália, sediou o encontro do Conselho Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores (ASSCC). Participaram os conselheiros mundiais das 11 regiões em que a associação está dividida, abrangendo 102 países.
Ao longo da reunião, foram realizados dois momentos de formação, animados pelos delegados mundiais dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora para a Associação, respectivamente Duc Nam Nguyen, SDB, e a irmã Lucrecia Uribe, FMA.
Sob a condução de Antonio Boccia, coordenador mundial da Associação, o Conselho começou a elaborar o tema e o desenvolvimento do próximo triênio 2023-2026 em preparação à celebração do 150º aniversário da aprovação, pela Santa Sé, da Associação dos Salesianos Cooperadores, além de começar a planejar o VI Congresso Mundial.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Para celebrar o centenário de presença do carisma de Dom Bosco em seu país, os salesianos da Austrália programaram uma longa série de eventos, sob a bandeira de três elementos: gratidão, conscientização e revitalização do futuro carismático.
A primeira celebração do ano centenário foi a bênção do Monumento aos Benfeitores, em 24 de janeiro de 2023, na Casa-Mãe dos Salesianos, em Sunbury, próximo a Melbourne.
Poucos dias depois, em 28 de janeiro, em Melbourne, foram ordenados cinco sacerdotes salesianos da Inspetoria Maria Auxiliadora, da Austrália-Pacífico (AUL) - que também inclui as presenças salesianas na Nova Zelândia, Samoa e Fiji.
Em março, foi publicada uma edição especial do Boletim Salesiano, apresentando uma visão geral dos últimos 100 anos da história do carisma de Dom Bosco no país, a começar do desembarque dos primeiros missionários em Kimberley, em 1923, conduzidos pelo salesiano dom Ernesto Coppo.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
As Filhas de Maria Auxiliadora comemoraram 100 anos de presença na China no último dia 24 de março. Para marcar a data, foi celebrada uma santa missa solene de ação de graças na Catedral da Imaculada Conceição, presidida pelo bispo da Diocese de Hong Kong, dom Stephen Chow.
Participaram da celebração a madre geral, irmã Chiara Cazzuola, as Irmãs Salesianas da Inspetoria, as comunidades educativas e representantes da Família Salesiana.
No dia 15 de março de 1923, o primeiro grupo de seis FMA missionárias, guiado pelo bispo dom Luís Versiglia e por dom Callisto Caravario – Salesianos de Dom Bosco, hoje santos mártires – foram da Itália para a China, para iniciar seu humilde, mas precioso, trabalho missionário.
Em 1945 chegaram a Macau, onde encontraram as condições adequadas à missão. No dia 16 de maio de 1946 a Inspetoria Maria Auxiliadora (CIN) foi ereta canonicamente; em 1950 as FMA chegaram a Hong Kong e, em 1952, em Taiwan.
Fonte: Portal das FMA
De 14 a 19 de março, em Santiago do Chile, no Teologado de Los Cañas, foi realizada a 28º Encontro dos Representantes Regionais da Escola Salesiana na América (ESA). O encontro foi organizado pela irmã Ivone Goulart Lopes, representante do Âmbito da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), pelo padre Claudio Cartes, do Dicastério dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), e pelos representantes chilenos, irmão Cecy Poblete, Juan Pablo Vásquez e irmã Patricia Parraguez.
Para estimular a construção conjunta, os trabalhos ocorreram em pequenos grupos e em plenária. Assim, foi possível planejar o V ESA, que será realizado em Guadalajara, no México, de 1 a 5 de maio de 2024.
“Em pequenos grupos, construímos os propósitos, a dinâmica, os conteúdos, as partilhas e as celebrações que irão marcar o próximo encontro ESA em maio de 2024, celebrando os 30 anos desta caminhada conjunta em favor dos jovens”, afirmou a coordenadora nacional das Escolas Salesianas, irmã Lucia Jacinta Finassi.
“...Atesto que foi uma experiência rica e de muito bem querer entre os membros da Comissão. É um dom divino poder atuar nestes espaços em que se sonha e se projeta o futuro da missão salesiana no continente americano”, afirmou a gerente executiva da Editora Edebê Brasil, irmã Adair Aparecida Sberga.
Fonte: com informações equipe de Comunicação da RSB
Foi realizada nos dias 21 a 24 de março, em Buenos Aires, Argentina, a Visita de Conjunto à Região salesiana América Cone Sul. Conduzida pelo Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime, a visita teve a participação de seu vigário, padre Stefano Martoglio, dos conselheiros de Setor (Formação, Pastoral Juvenil, Comunicação Social, Missões e Economia), do conselheiro Regional, padre Gabriel Romero, e dos membros dos Conselhos Inspetoriais dos Salesianos de Dom Bosco na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
A Visita de Conjunto é um instrumento de animação do Reitor-Mor e Conselho Geral. Não é estabelecida pelas Constituições e Regulamentos, mas é uma iniciativa que se tornou parte da prática salesiana, para promover “a unidade da Congregação como fruto da comunhão e da fidelidade carismática” (CG25, 88).
Por meio dela, os membros do Conselho Geral da Congregação Salesiana avaliam os avanços nas diversas realidades regionais salesianas e garantem, de acordo com as diversas especificidades, a convergência e a unidade. Os trabalhos da Visita de Conjunto em 2023 tiveram como objetivo, em primeiro lugar, avaliar o grau de implementação das linhas-guia programáticas entregues pelo Reitor-Mor no final do Capítulo Geral 28, e refletir sobre as estatísticas dos salesianos, a fim de traçar caminhos para o futuro da missão salesiana na Região.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS