No seio da Amazônia, a obra salesiana de Dom Bosco rendeu bons frutos com a criação do Santuário Arquidiocesano São José Operário, na Zona Sul da cidade de Manaus. Em 2023, a obra está celebrando 75 anos e as comemorações jubilares se estenderão até o final do mês de novembro.
De acordo com o pároco-reitor do Santuário, padre José Ivanildo, essa data comemorativa revigora a fé e a evangelização dos fiéis em Manaus. “Os 75 anos de fundação da Paróquia São José Operário, da Praça 14, em Manaus, são um momento de agradecer a Deus pelo dom que ele concedeu a este território, de termos uma paróquia sob o patrocínio de São José. Ao mesmo tempo é o momento de fazer memória de tantas pessoas que contribuíram e deixaram a sua marca na evangelização, no cuidado das pessoas e na promoção social”, afirma.
A novena de São José, realizada todo dia 19 de cada mês, iniciada em 1999, reúne fiéis de todas as zonas geográficas de Manaus a fim de agradecer as graças recebidas, por meio da intercessão do Padroeiro dos Trabalhadores. Em 26 de abril de 2015, a paróquia foi elevada à categoria de Santuário Arquidiocesano, devido à intensa peregrinação dos fiéis nos dias de novena e festividades. Em 2020, por meio da Lei 5.179/2020, a novena mensal foi considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas.
Fonte: Andrew Ericles - Pascom Santuário São José
Foi realizado nos dias 10 e 11 de junho, no Colégio de Santa Inês, sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), em São Paulo, SP, o Encontro Nacional da Família Salesiana (FS), que reuniu cerca de 20 participantes entre delegadas e delegados da Família Salesiana e referentes nacionais dos diversos grupos presentes no Brasil.
Tendo como tema principal a Estreia 2023, “Como fermento na família humana hoje”, o encontro foi coordenado pelos inspetores referentes para a Família Salesiana, padre Jefferson Luis da Silva, da Inspetoria São Domingos Sávio, de Manaus, e irmã Adriana Gomes, da Inspetoria Maria Auxiliadora, de Recife. O assessor foi o diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil (RSB), padre Nivaldo Luiz Pessinatti.
Ao longo do encontro o grupo também refletiu, brevemente, sobre a Carta de Identidade da Família Salesiana, retomando os tópicos principais, com intervenções e participações de todos os presentes.
Fonte: Irmã Maike Loes
No domingo, 11 de junho, a Paróquia Salesiana de Nossa Senhora de Fátima, em Porto Velho, RO, celebrou a missa de reinauguração da histórica Igreja de Santo Antônio, situada às margens do Rio Madeira. O templo, que é a primeira igreja da capital de Rondônia, ficou fechado por quatro anos devido à degradação natural e à pandemia da Covid-19. O pároco, padre Sérgio Lúcio Alho da Costa, presidiu a eucaristia, que contou com centenas de fiéis.
A Igreja de Santo Antônio foi construída em 1914, na antiga Vila de Santo Antônio do Rio Madeira, que posteriormente foi sede do então Distrito Federal do Guaporé e depois anexada ao município de Porto Velho. Embora o templo seja tombado pelo patrimônio histórico do Estado, nenhuma verba governamental foi dada para o restauro. Todos os recursos vieram por parte da comunidade católica da Paróquia Salesiana de Fátima. Nesta nova reforma, o forro foi refeito, o telhado consertado e as infiltrações do templo ajustadas. Com a reinauguração, passa-se a ter a celebração da santa missa todos os domingos, às 10h30.
Fonte: Padre Sergio Lúcio Alho da Costa
Mais de 300 jovens, além de Salesianos de Dom Bosco e Filhas de Maria Auxiliadora das presenças do Sul do país, participaram do Congresso Inspetorial da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), que celebrou os 25 anos do movimento.
O Congresso foi realizado nos dias 27 e 28 de maio, com muita música, oficinas, celebração mariana, adoração e momentos de resgate da memória da criação da AJS e dos caminhos do movimento juvenil no Sul do Brasil. O evento, realizado no Colégio Salesiano de Itajaí, SC, contou com a presença do conselheiro geral para a Pastoral Juvenil, padre Miguel Ángel García Morcuende, e reuniu adolescentes e jovens dos atuais grupos da AJS e participantes das décadas anteriores para celebrarem a Paixão pela Vida e pelo Senhor da Vida.
O diretor da presença de Itajaí, padre Assis Moser, um dos principais articuladores do início do trabalho da AJS, contou um pouco da história do movimento e foi lembrado pelo inspetor da Inspetoria São Pio X, padre Ademir Ricardo Cwendrych, e pelo vice-inspetor, padre Sérgio Ramos de Souza.
Fonte: Thiago Caminada - Inspetoria São Pio X
O “Santas Horas” é uma proposta de encontro da Articulação da Juventude Salesiana da presença salesiana de Corumbá, MS, mas estendida também à juventude da diocese. O evento, realizado este ano em 20 de maio, proporcionou um diálogo aberto e franco sobre temas importantes para a realidade juvenil e para os jovens cristãos. Mais de 270 pessoas estiveram presentes.
O encontro foi idealizado e realizado pela equipe de Pastoral do Polo Corumbá, coordenada pelo padre João Neto, no intuito de apresentar propostas pastorais que sejam mais atrativas e tenham a linguagem atual dos jovens. Assim, o “Santas Horas” foi desenvolvido como um programa de auditório e teve a participação de três entrevistados: o padre João Marcos, diretor do Colégio Patronato Santo Antônio; a psicóloga Ana Fernandes e o jovem Romário Correa.
No decorrer do evento, os jovens fizeram perguntas para cada um dos entrevistados. No intervalo de cada pergunta, uma banda de Pop/Rock assumiu o comando para animar o público. Ao final das entrevistas, foi feita a dinâmica “pinga-fogo”, com perguntas anônimas do auditório. O encerramento contou com a benção de Nossa Senhora Auxiliadora, lanche oferecido para todos e muita música eletrônica.
Fonte: colaboração do padre João dos Santos Neto, SDB
O I Encontro Nacional de Comunicação (ENAC) da Rede Salesiana Brasil foi realizado entre os dias 30 e 31 de maio, em formato on-line, com o tema: “Navegando em Rede, conectados com o carisma salesiano: criando e comunicando valores”. O evento buscou potencializar os espaços de formação, interação, debates, partilhas e construção colaborativa de propostas que contribuam para a inovação nos processos comunicacionais e educomunicacionais da ação educativa em rede.
O primeiro dia do evento, que trouxe o lema “Vivências educomunicativas que inspiram: o sacramento da presença em Dom Bosco e Madre Mazzarello”, teve as palavras de animação dos inspetores referentes para a Comunicação Salesiana no Brasil, irmã Maria Carmelita de Lima Conceição e padre Francisco Inácio Vieira Júnior. Em seguida, foram feitas as palestras dos conselheiros gerais para a Comunicação das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), respectivamente, irmã Maria Ausilia De Siena e padre Gildásio Mendes dos Santos, pela primeira vez juntos em um evento salesiano, diretamente de Roma, na Itália.
O segundo e último dia do encontro, 31 de maio, debruçou-se sobre lema “Experiências digitais que encantam: do relacionamento à conquista”, e teve como palestrante a fundadora e CEO da Agência Bear e ex-aluna salesiana do Colégio de Santa Inês, de São Paulo, Andréa Tavares.
Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil