Certa vez, um amigo de São Francisco de Sales, não contente com as manifestações de amizade recíproca, pediu, através de uma carta, que Francisco fizesse um ‘Certificado de Amizade.’ Francisco não gostou muito e disse a ele: “minha amizade não está sujeita a eventualidades, especialmente quando minha afeição encontrou um objeto tão invariavelmente amável como você, meu querido irmão. Mas não há nada a fazer: o seu coração sente a necessidade de ter certezas, das quais, talvez, não possa duvidar. Conhecemos bem esta doce importunação daqueles que amam: eles gostam que lhes digam mil e mil vezes que são amados, não para terem certeza, mas para ficarem satisfeitos com a garantia que recebem, uma garantia que parece ainda mais doce quando é repetida com mais frequência”. E Francisco propôs ao seu amigo que, se realmente quisesse um certificado de amizade, que mandasse o seu coração, para que ele pudesse escrever nele o certificado de amizade.
Nesse ano iremos refletir e celebrar, durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Trata-se, como diz o Texto-base da Campanha, de uma ação evangelizadora, realizada no ambiente quaresmal, para alcançar o coração dos cristãos, fazendo-os retornar ao coração do Evangelho. “É o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”. E para isso somos convidados a refletir e vivenciar a amizade, convidados “a ir além dos grupos de amigos e construir a amizade social, tão necessária para a boa convivência”.
O texto da Campanha da Fraternidade procura elucidar para nós a dimensão da amizade vivida com fraternidade e no âmbito social. No humanismo salesiano cultivamos de modo especial o valor da amizade. Para nós, da Família Salesiana de Dom Bosco, isso se traduz na palavra ‘amorevolezza’. É a maneira salesiana de indicar amor, carinho, afeição demonstrada, familiaridade, presença. Tudo isso num clima de muita amizade, não só individual, mas social.
Por isso o Boletim Salesiano, nesta edição especial que trata da Campanha da Fraternidade, procura mostrar para os leitores as boas práticas realizadas pela Família Salesiana no Brasil em relação ao tema proposto: vivenciar a amizade social. Para além das polêmicas fomentadas pelas alas conservadoras, queremos, nesse tempo de Quaresma, fazer com que este amor social se traduza em atos de caridade, através das nossas instituições sociais, colegiais, paroquiais, missionárias e de comunicação salesianas.
A Quaresma é tempo de conversão, sacrifício, penitência; mas é também tempo de comunhão e de solidariedade.
Padre Tarcizio Paulo Odelli
Diretor do BS Brasil
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Redes sociais
Isabel Barros
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura
Capa
Istock.com / Jacob Wackerhausen
Coordenadora Executiva da RSB
Maria Dantas
Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/66
70350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br
Informações: SAR - Serviço de Atendimento a Rede
e-mail: sar@rsb.org.br
Tel: (61) 3214-2300 / (61) 99269-5357
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.