Carlo Acutis

Exemplo de vida e de santidade para os jovens de hoje

Em 7 de setembro, será canonizado Carlo Acutis, o primeiro santo “milenial”.
Com informações: Vatican News e Canção Nova

A Igreja Católica se prepara para um evento histórico que promete ressoar profundamente entre a juventude global: está marcada para o dia 7 de setembro a canonização de Carlo Acutis. O jovem italiano que faleceu em 2006, aos 15 anos, está prestes a se tornar o primeiro santo da geração digital e representa um testemunho vibrante de fé e vida cristã para os jovens católicos de hoje.

Uma vida breve e intensa
Nascido em Londres em 1991 e criado em Milão, na Itália, Carlo Acutis era um adolescente comum em muitos aspectos: gostava de jogar videogame, de futebol e de passar tempo com os amigos. No entanto, desde a infância, Carlo expressava uma profunda fé em Deus. Aos sete anos, fez sua primeira comunhão e, a partir desse dia, a missa diária e a adoração eucarística tornaram-se pilares de sua vida.

Sua inteligência e curiosidade o levaram a aprender programação de computadores por conta própria. Acreditando que as ferramentas digitais podiam ser muito úteis para levar as pessoas a Deus, Acutis utilizou suas habilidades para difundir a fé. Ele criou sites para catalogar milagres e aparições marianas (site www.miracolieucaristici.org entre outros) e fez da internet um pátio para conversar com outros jovens sobre eucaristia e santidade no cotidiano.

Em 2006, aos 15 anos, Carlo foi diagnosticado com leucemia. Enfrentou a doença com muita serenidade, oferecendo seu sofrimento pela Igreja e pelo Papa. Faleceu em 12 de outubro de 2006, deixando um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser usada para o bem.

Carlo Acutis e Domingos Sávio
Carlo Acutis não é salesiano, mas são evidentes as semelhanças entre ele e São Domingos Sávio, um dos jovens exemplos de santidade juvenil salesiana. Essa proximidade entre os dois vai além da idade e da morte prematura (Acutis aos 15, vítima de leucemia; e Sávio aos 14, por tuberculose). Embora vivendo em épocas muito diferentes, ambos deixaram um legado importante sobre como é possível viver profundamente a fé sem deixar de lado a alegria, as amizades, o gosto pelos esportes e tudo que é tão próprio das juventudes.

Carlo Acutis era conhecido por sua alegria, bom humor e simplicidade. Vivia uma vida normal de adolescente, com jogos e amigos, mas sempre com Deus no centro. Domingos Sávio, seguindo o conselho de Dom Bosco, também via a santidade na alegria, e era conhecido por sua bondade e bom relacionamento com os colegas. Assim, eles mostram que a santidade não é sinônimo de tristeza ou isolamento, mas sim de uma vida plena e feliz em Cristo.

Outro ponto comum entre os dois é o amor à Eucaristia. Acutis considerava a Eucaristia a sua “autoestrada para o céu”, participava da missa diariamente e dedicava tempo à adoração eucarística; enquanto Sávio colocou a comunhão frequente como um dos seus propósitos de vida.

ainda um aspecto muito importante: ambos utilizaram suas habilidades e os recursos existentes para aproximar as pessoas de Deus. Em sua época, Domingos Sávio fundou a Companhia da Imaculada, por meio da qual reunia outros jovens para ajudá-los na busca pela santidade. Já Carlo Acutis se tornou um “apóstolo digital”, usando a internet para inspirar outros jovens a se aproximarem da fé.

A Eucaristia é a minha autoestrada para o céu.

Inspiração para os jovens católicos
Essas semelhanças tornam Carlo Acutis e São Domingos Sávio figuras complementares na inspiração da juventude católica, mostrando que, independentemente da época ou das ferramentas disponíveis, o caminho da santidade passa por um profundo amor a Deus, uma vida sacramental intensa e a dedicação ao próximo.

Na atualidade, quando muito frequentemente a internet e as redes sociais são associadas a problemas como cyberbullying, desinformação e falta de perspectivas para os jovens, Carlo Acutis demonstra que é possível usar essas ferramentas para o bem, para a solidariedade e para a construção do Reino. Com seu exemplo de vida – uma vida comum de adolescente do século XXI – ele se torna um guia para os jovens que navegam na complexidade da internet, mostrando como usá-la de forma responsável e para o crescimento espiritual.

Do coração do Brasil, um milagre que ganhou o mundo

Vinicius Bracht – Vatican News

A cidade brasileira de Campo Grande, MS, tornou-se um centro de atenção da comunidade católica mundial em vista da canonização de Carlo Acutis, o jovem italiano conhecido como o “santo da internet”, no próximo 7 de setembro.

O que torna Campo Grande protagonista nessa história é o fato de ter sido o local do milagre reconhecido pelo Vaticano, também responsável por validar a canonização. A cura do menino Matheus Lins Vianna, diagnosticado com uma rara anomalia congênita no pâncreas, aconteceu após orações direcionadas a Carlo Acutis — e mudou para sempre o destino da cidade e da Igreja.

Entre os dias 1º e 7 de setembro de 2025, a capital sul-mato-grossense promove uma intensa semana de atividades religiosas, culminando na transmissão ao vivo da canonização diretamente do Vaticano. Missas, momentos de oração, vigílias e ações voltadas à juventude movimentam a cidade, que recebe peregrinos e fiéis de várias partes do Brasil. A celebração oficial, presidida por Papa Leão XIV no Vaticano, será transmitida na Capela do Milagre, local em que o milagre foi reconhecido.

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Pe. Rodolfo e Simão

A seguir
Publicidade

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil