Vocações

Celebrando as vocações religiosas salesianas

Neste mês dedicado às vocações, o Boletim Salesiano relembra alguns momentos importantes vividos este ano por jovens brasileiros que decidiram dizer “sim” à vida religiosa salesiana.
Com informações: comunicadores das inspetorias salesianas

Profissão perpétua de Gustavo da Silva Sousa
Em 26 de julho, a Inspetoria São Domingos Sávio, com sede em Manaus, AM, compartilhou com alegria a profissão perpétua de Gustavo da Silva Sousa como Salesiano de Dom Bosco. A celebração aconteceu na comunidade Maria Auxiliadora, da Paróquia São José Operário, na capital amazonense.

Os votos perpétuos significam a aceitação definitiva de uma pessoa a uma ordem ou congregação religiosa. É neste momento que a pessoa confirma o compromisso vocacional e, durante o rito, compromete-se com os votos de pobreza, castidade e obediência para sempre.

©Vatican Media - Download e reprodução proibidos
©Vatican Media - Download e reprodução proibidos
©Vatican Media - Download e reprodução proibidos
©Vatican Media - Download e reprodução proibidos

Salesianos confirmam “sim” à vida religiosa
No dia, 14 de julho, data em que foram celebrados os 142 anos da chegada dos primeiros salesianos ao Brasil, a Presença Salesiana de Niterói foi agraciada com a profissão religiosa perpétua de dois seminaristas da Inspetoria São João Bosco: Luiz Fernando de Oliveira e Vanderlei Tonani.

A cerimônia foi presidida pelo inspetor da Inspetoria São João Bosco, padre Natale Vitali Forti, e concelebrada pelos padres Márcio Marçal, Gustavo Cola e padres salesianos de outras presenças da Inspetoria.

Ao longo de sua trajetória vocacional, Luiz atuou como animador das juventudes na Presença Salesiana de Vitória, ES. Já Vanderlei fomentou o carisma salesiano nos corações das crianças e jovens da Presença Salesiana de Niterói, RJ.

©Vatican Media - Download e reprodução proibidos
©Vatican Media - Download e reprodução proibidos
©Vatican Media - Download e reprodução proibidos
©Vatican Media - Download e reprodução proibidos

Salesiano Mateus Mendonça faz profissão perpétua em Pará de Minas
A Capela Salesiana de Pará de Minas, MG, sediou, no dia 6 de julho, a celebração da profissão perpétua do Salesiano Mateus Mendonça. A cerimônia foi presidida pelo padre Natale Vitali Forti, inspetor da Inspetoria São João Bosco.

O momento reuniu salesianos, padres da Diocese de Divinópolis, religiosos e religiosas, seminaristas diocesanos e o povo de Deus, que comemoraram o importante passo na vida de Mateus Mendonça.

Ao pronunciar seus votos perpétuos de obediência, pobreza e castidade, Mateus Mendonça expressou sua gratidão à comunidade, à família e aos formadores que o acompanharam em sua jornada vocacional: “Servir é assumir, com fidelidade, a radicalidade do meu batismo; é abraçar, com coragem e amor, o caminho da santidade que passa pelas Constituições Salesianas. Reconheço, com gratidão, que muitas pessoas me ajudaram a ser feliz, me ensinaram e me conduziram à descoberta do meu chamado. São vocês que hoje partilham comigo a alegria desta consagração definitiva”, declarou.

©Vatican Media - Download e reprodução proibidos
©Vatican Media - Download e reprodução proibidos

Salesiano Waldiak Silva Rondon recebe ordenação diaconal em celebração na Itália
Na manhã de 28 de junho, a Comunidade Salesiana Zeffirino Namuncurá, em Roma, realizou a ordenação diaconal de 16 estudantes de Teologia. Entre os novos diáconos está Waldiak Silva Rondon, da Inspetoria Salesiana de Campo Grande, MS.

A celebração ocorreu na Igreja Santa Maria della Speranza. O rito de imposição das mãos foi conduzido por dom Giordano Piccinotti, presidente da Administração do Patrimônio da Sede Apostólica.

A Missão Salesiana de Mato Grosso foi representada na celebração pelo vigário inspetorial, padre Ademir de Oliveira, e pelo formador do Curatorium de Teologia em São Paulo, padre Elias Roberto. Junto com os sacerdotes, esteve presente o estudante de Teologia Henrique Escudeiro.

A ordenação ao diaconato constitui o primeiro grau do sacramento da ordem. Os novos diáconos atuarão em comunidades locais, com o encargo de proclamar a Palavra, presidir batismos e acompanhar pastoralmente os fiéis. A formação dos candidatos continuará até a ordenação presbiteral.

©Vatican Media - Download e reprodução proibidos
©Vatican Media - Download e reprodução proibidos

Irmãs Salesianas fazem profissão perpétua no Instituto das FMA
No mês de janeiro, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) foi marcado por momentos de profunda alegria e gratidão com os votos perpétuos de duas Irmãs Salesianas junioristas, que decidiram consagrar suas vidas a Deus para sempre.

No dia 19 de janeiro, em Porto Alegre, RS, irmã Eudenice da Luz Maia, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), fez sua profissão definitiva. O lema escolhido por irmã Eudenice para viver esse momento significativo da sua vida foi “Eu vi o Senhor”, retirado do Evangelho de São João (20,18). Assim como Maria Madalena, ela também experimentou o encontro transformador com Cristo ressuscitado e se deixou inspirar por Santa Maria Domingas Mazzarello e por São João Bosco, pelo jeito como eles viveram esse encontro com Jesus, servindo a juventude, especialmente a mais empobrecida e vulnerável.

A celebração foi presidida pelo padre Ademir Ricardo Cwendrych, SDB, inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X, e concelebrada pelos padres Gilson Marcos da Silva, SDB, e João Almendra, diocesano, responsável pela ALUZA – Associação Luz da Aurora, de Porto Alegre.

no dia 24 de janeiro, Solenidade de São Francisco de Sales, em Manaus, AM, irmã Ingrid Stéphanie Gomes Pinto, da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia (BRM), também disse seu “Sim” definitivo. Seu lema vocacional, “Basta-te a minha graça”, retirado da 2ª Carta de São Paulo aos Coríntios, reflete a confiança na graça divina como sustento diário em sua caminhada como FMA.

A celebração foi presidida por dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, com a presença de dom Roque Paloschi, bispo de Porto Velho. Irmã Stéphanie proferiu seus votos nas mãos de irmã Maria Carmelita de Lima Conceição, inspetora da BRM, tendo também duas irmãs de votos perpétuos como testemunhas. Estavam presentes Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos de Dom Bosco, familiares e amigos.

O início de uma nova fase na vida dos neoprofessos
No dia 26 de janeiro, a comunidade salesiana se reuniu para celebrar a primeira profissão religiosa de cinco jovens salesianos das Inspetorias Salesianas: São Luiz Gonzaga (BRE), São Pio X (BPA) e Nossa Senhora Auxiliadora (BSP), em uma cerimônia de grande significado espiritual e comunitário.

A celebração aconteceu na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão dos Guararapes, PE, e foi presidida pelo inspetor salesiano da Inspetoria São Luiz Gonzaga, padre Francisco Inácio, e concelebrada pelo padre Ademir Ricardo, inspetor da Inspetoria São Pio X – Porto Alegre, e seu vigário padre Sérgio Ramos; e pelo padre Alexandre Luís de Oliveira, inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo, e o seu vigário padre Mauricio Tadeu Miranda.

A solenidade contou com a presença de diversos membros da Família Salesiana, familiares e amigos dos noviços, que testemunharam este momento de entrega e consagração a Deus. Na mensagem de agradecimento dos cinco jovens, destaca-se a reafirmação do lema dos neoprofessos: “‘Enviados a sermos sinais de amor e unidade para os jovens’, adaptado do artigo 49 das Constituições Salesianas. Assim, relembramos os 150 anos da primeira expedição missionária salesiana cujo destino foi a América. Lembrando que fazemos parte de uma família e que, juntos, voltamo-nos aos jovens. Com isso, seguimos os passos de nosso pai e fundador, São João Bosco, a ponto de gastar a nossa vida como educadores-pastores dos jovens, especialmente os mais pobres”.

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Zeferino Namuncurá

A seguir
Fim

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil