União Pela Vida

Uma Rede de construção de competências

Rede Salesiana Brasil de Comunicação

A Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social), engajada na construção de competências junto à juventude, em especial àquela em situação de vulnerabilidade, traz diversas oportunidades aos jovens por meio dos Centros Salesianos do Menor (CESAMs), que são instituições não governamentais, sem fins lucrativos e filantrópicas mantidas pelos Salesianos de Dom Bosco (SDB) da Inspetoria São João Bosco (ISJB).

Cada CESAM, através do Programa de Aprendizagem, colabora na formação de adolescentes e jovens com o objetivo de proporcionar uma formação humana e espiritual, além de possibilitar uma oportunidade de primeiro emprego e ingresso no mercado de trabalho, qualificando futuros profissionais, contribuindo com o seu desenvolvimento pessoal e tornando-os capazes de acompanhar, propor e participar das mudanças que ocorrem nas organizações, com competência, ética e responsabilidade. Todo esse ambiente de formação e valorização da vida permite aos jovens aprendizes transformar a realidade em que vivem e conhecer seus direitos e deveres, o que os levará a viver como cidadãos de bem, cuidando de si e dos seus semelhantes.

O empenho em proporcionar oportunidades de vida dignas à juventude em situação de vulnerabilidade vem desde os tempos de Dom Bosco, uma vez que ele foi precursor dos contratos de trabalho em seu tempo. Contratos esses que visavam não apenas a inserção dos jovens nas fábricas, mas também a garantia de oportunidades de aprendizado para o futuro.

Atualmente, mesmo com os desafios da pandemia, os CESAMs atendem mais de 5 mil adolescentes e jovens nos estados de Minas Gerais, Tocantins, Espírito Santo, Goiás e no Distrito Federal.

Freepik
Para além dos CESAMs, a RSB-Social também conta com mais 18 obras sociais no Brasil...

Renato de Lima, hoje médico clínico geral, é um exemplo da ação transformadora do CESAM/DF: “A oportunidade de fazer parte da obra salesiana é uma experiência única, pois ajuda os jovens a ter base teórica e profissional para ir atrás de um futuro melhor”, Já Lorrane Ribeiro de Assis, hoje médica fonoaudióloga, comenta a importância da obra social salesiana em sua vida: “Por meio dos cursos de aprendizagem e acesso a informações, o CESAM contribuiu diretamente para melhorar meu desempenho e rendimento escolar, me proporcionando assim uma aprovação no ENEM com auxílio das aulas de reforço. Consequentemente, conquistei meu diploma de ensino superior que foi apenas meu primeiro passo”.

Para além dos CESAMs, a RSB-Social também conta com mais 18 obras sociais no Brasil que oferecem o programa Jovem Aprendiz a adolescentes e jovens de São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Pará, Rondônia, Amazonas, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Você pode ajudar a expandir os atendimentos da Rede Salesiana Brasil de Ação Social por meio do movimento União Pela Vida (UPV) tornando-se um(a) doador(a). Saiba mais em: upv.org.br.

Fonte: RSB-Comunicação com dados fornecidos pelo Serviço de Assessoria Social (SAS)

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano