Notícias Internacionais

Itália: 30 anos das Missões Dom Bosco

Era janeiro de 1991 quando se decidiu fundar uma Procuradoria Missionária na Itália, em Turim, ali mesmo onde está a Casa-mãe da Congregação Salesiana. Essa Procuradoria Missionária, hoje conhecida no mundo pelo nome de Missioni Don Bosco (Missões Dom Bosco), tem, portanto, somente 30 anos: três décadas dando apoio às obras salesianas espalhadas pelo mundo, financiando-as e ajudando-as a crescer.

Em todos esses anos foram muitas as missões salesianas beneficiadas, sempre tendo em vista que os esforços devem ser orientados ao cuidado da pessoa, a fim de que cada criança ou jovem possa crescer em um ambiente sadio, com as mesmas oportunidades dos que tiveram a sorte de nascer em um país rico.

Também na atualidade, tão complicada por causa da pandemia da Covid-19, a Missões Dom Bosco continua financiando os projetos dos missionários salesianos: isso significa que por trás há pessoas que continuam a crer em Dom Bosco, no seu sistema educativo, no auxílio real e concreto aos mais pobres. A providência divina – que Dom Bosco tanto invocava e a quem se confiava plenamente –, continua a operar e a agir por meio de muitos benfeitores.

Fonte: Agência Info Salesiana

FMA é nova subsecretária do Dicastério do Desenvolvimento Humano Integral

A irmã Alessandra Smerilli, FMA, foi nomeada pelo Papa Francisco subsecretária para o Setor Fé e Desenvolvimento do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral. A salesiana, que é professora titular de Economia Política na Pontifícia Faculdade Auxilium, em Roma, já havia sido nomeada pelo Papa Francisco, nos últimos dois anos, como conselheira do Estado da Cidade do Vaticano, consultora da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos e coordenadora da Força-Tarefa de Economia da Comissão Vaticana para a Covid-19.

O Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral foi estabelecido pelo Papa Francisco em 1° de janeiro de 2017 e “promove o desenvolvimento humano integral inspirado no Evangelho e no contexto da teologia e da doutrina social da Igreja (....) Integrando, relacionando e fazendo os diversos sistemas sociais – economia, finanças, trabalho, política, cultura... – dialogarem entre si, o Dicastério trabalha para que o ensino social da Igreja seja conhecido e posto em prática”.

A todos os que lhe fazem notar que, com a sua nomeação, aumenta o número de mulheres com cargos importantes na Cúria Romana, a irmã Smerilli responde: “Deus criou o homem à sua imagem, homem e mulher os criou; isso significa que o homem e a mulher são a imagem de Deus, de um Deus que é comunhão. Esta vocação de aliança e reciprocidade deve ser considerada não só no âmbito familiar, mas também em todas as outras áreas da vida, inclusive no local de trabalho”.

Fontes: Vatican News e Agência Info Salesiana

FMA aderem ao projeto I SEE U Blankets

As Filhas de Maria Auxiliadora da Comunidade Inspetorial de São José dos Estados Unidos e Canadá (SEC) aderiram ao Projeto I SEE U Blankets para ajudar as famílias que perderam um ente querido por causa da Covid-19.

I SEE U Blankets é o nome do projeto criado em um hospital no distrito de Queens, em Nova York, para fornecer cobertores feitos à mão para pacientes da terapia intensiva. Nasceu da iniciativa de Alexandra, uma enfermeira que, observando o reduzido horário de visita concedido aos familiares dos doentes de Covid-19, pensou em manifestar proximidade às famílias doando bolsas personalizadas, contendo um cobertor feito à mão, uma vela, sementes de flores e, às vezes, até um lembrete do paciente.

A diretora da comunidade, irmã Helene Godin, envolveu as FMA neste projeto que, com a ajuda de uma benfeitora e sob a orientação da irmã Rufina Delgado, especialista em costura, confeccionou em poucos dias 15 cobertores. Alexandra, junto com a avó, dirigiu-se pessoalmente à casa Inspetorial para recolher os cobertores, podendo assim encontrar-se com a comunidade FMA.

Uma FMA idosa compartilhou a sua experiência: “É uma honra oferecer nosso tempo e nossas habilidades para confeccionar um cobertor que possa dar conforto a quem está vivendo uma perda familiar. Não podemos estar ali para dar um abraço em cada pessoa, mas por meio desses cobertores podemos nos fazer presentes a eles”.

Fonte: Portal das FMA

Envio missionário das Irmãs da Caridade de Jesus

Em 25 de março, com uma celebração eucarística presidida pelo conselheiro geral para as Missões, padre Alfred Maravilla, foi realizado o envio missionário das Irmãs da Caridade de Jesus. A Madre Teresia Furuki, superiora geral, entregou a Cruz Missionária a três Irmãs procedentes do Japão, da Coreia e do Brasil. Elas foram destinadas para Uganda e Sudão do Sul, ambos na África.

As Irmãs da Caridade animam duas presenças no Sudão: a primeira, aberta em 2011, em Juba, e a segunda, em Gumbo. A paróquia foi confiada aos Salesianos de Dom Bosco em 2006. Em Uganda, as religiosas iniciaram uma nova presença em Gulu: uma casa de formação, com um grupo de aspirantes e duas postulantes.

A Congregação das Irmãs da Caridade de Jesus foi fundada pelos padres salesianos Antônio Cavoli e Vicente Cimatti, em Miyazáki, Japão, em 1937. Faz parte da Família Salesiana e conta, atualmente, com 930 religiosas, presentes em 16 países, incluindo o Brasil.

Fonte: Agência Info Salesiana

Jovens são premiados por projeto de inclusão digital

Quatro jovens de Milão receberam um prêmio do presidente da Itália, Sergio Mattarella, por projeto voltado para a distribuição de computadores a crianças e jovens. O projeto se chama “PC4U.tech” e foi idealizado por quatro jovens de 18 anos, dois dos quais alunos das escolas salesianas: Pietro Cappellini, do Instituto Técnico dos Salesianos e Emanuele Sacco, do Liceu Científico dos Salesianos, além de Mateus Mainetti e Jacopo Rangone.

No ano passado, após o início do isolamento social provocado pela Covid-19 na Itália, eles recolheram mais de 500 computadores inutilizados e os recuperaram para doá-los a crianças e jovens em dificuldades. Por seu louvável serviço, foram premiados pelo presidente da Itália com uma placa “por terem reduzido a separação digital”.

A ideia nasceu em maio de 2020, explica Pietro: “Criamos uma plataforma web. Nela, podem inscrever-se tanto estudantes que precisam de um computador ou de um tablet, quanto famílias ou empresas que tenham as máquinas usadas para doar. Nós fazemos tudo: retiramos os computadores, concertamos e depois os entregamos a quem precisa”. Os primeiros a acreditarem na iniciativa foram exatamente os Salesianos: o diretor do Instituto Salesiano Santo Ambrósio, padre Renato Previtali, e o diretor Acadêmico da Escola Superior, padre Damiano Galbusera.

Fonte: Agência Info Salesiana

Breves

Papa Francisco
O Dicastério para a Comunicação e a Livraria Editora Vaticana publicaram o livro Por que tendes medo? Ainda não tendes fé?, com imagens e textos que recordam as palavras e gestos do Papa Francisco na Statio Orbis de 27 de março de 2020 e repropõem a riqueza do magistério que dela brotou. No Brasil, a obra foi publicada pelas Edições CNBB. Clique aqui para acessar.

Homenagem
No último dia 15 de março, a irmã Ewa Gamon, FMA de origem polonesa e missionária na Hungria, recebeu a Cruz de Ouro, uma medalha de valor civil, da Ordem ao Mérito da República Húngara. A medalha é conferida pelo presidente da República, János Áder, nos dois feriados nacionais anuais (23 de outubro e 15 de março) aos nativos, residentes no exterior ou estrangeiros que tenham se distinguido pelo bem comum da nação.

África
O Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, erigiu a Inspetoria Beato Artêmides Zatti, da África-Nigéria e Níger, o dia 19 de janeiro. Nove casas, já existentes, vão fazer parte desta inspetoria. Na mesma data também foi constituída a Inspetoria Nossa Senhora da Paz, da África Ocidental Norte, com sede em Benin. Dezoito casas pertencem a essa inspetoria, presentes em Benin, Burquina Fasso, Gâmbia, Guiné, Mali e Senegal. Ainda foi instituída a Inspetoria África Ocidental Sul, com sede em Gana. Farão parte desta Inspetoria as obras de Togo, Gana, Costa do Marfim, Libéria e Serra Leoa.

ADMA Primária
A irmã Carmen Lucrecia Uribe, de nacionalidade colombiana, foi nomeada como animadora Mundial da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA Primária) para o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Ela é colaboradora do Âmbito da Família Salesiana e delegada Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores (ASSCC) do Instituto das FMA.

Vaticano
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, em 10 de abril, os nomes dos novos consultores da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA) nomeados pelo Santo Padre. Dos 19 escolhidos, três pertencem à Família Salesiana (FS). São eles: padre David Ricardo Albornoz Pavisic, SDB, juiz do Tribunal Eclesiástico Nacional de Justiça, de Santiago do Chile; padre Mario Oscar Llanos, SDB, decano da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma; e irmã Pina del Core, FMA, diretora do Instituto de Pesquisa Psicológica em campo educativo, da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium, em Roma.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano