Editorial

Maria já não é mais do que amor

“Maria não é mais do que amor.” Assim se expressa São Francisco de Sales falando sobre o mistério da maternidade de Maria. Segundo o bispo de Genebra, “Deus buscou e escolheu este amor virginal para que o Amor entrasse plenamente no mundo. Maria, Mãe, é, pois, o umbral e o vestíbulo do Amor que acolhe, salva e redime a todos os seres humanos”. Como o essencial da espiritualidade salesiana é o amor, é muito bonito este pensamento, pois, para Sales, o Amor (Jesus) entra no mundo através de Maria. Ela já não é mais Maria, mas Amor. E nos convida a frequentar a escola de Maria, onde aprenderemos a viver, em plenitude, o amor que Deus tem por nós, assim como ela viveu.

Nós, Família Salesiana de Dom Bosco, aprendemos a ter um amor muito grande para com a mãe de Deus, invocada como Auxiliadora dos Cristãos. Durante o mês de maio, procuramos vivenciar de um modo privilegiado esta devoção à mãe de Deus e nossa. Por isso, nesta edição, o Boletim Salesiano dá destaque, nos seus artigos, a Maria.

O Reitor-mor nos descreve a devoção mariana que Dom Bosco nos transmitiu e que hoje é vivenciada em todo o mundo salesiano. Em breves palavras, fala do quadro que Dom Bosco mandou pintar na nova igreja que ele construiu e dedicou à Maria Auxiliadora. E no artigo do padre Osmar Bezutte, sobre as Memórias Biográficas, ele nos descreve como Dom Bosco entendia a pintura que está na Basílica de Turim. Já com o artigo do padre Mendonça podemos ler sobre o olhar do pai dos jovens, Dom Bosco. Assim como o olhar de Jesus era sempre cativante, nosso pai procurou aprender de Jesus a atrair os jovens através do seu olhar de amor benevolente.

Maio também nos recorda São José. A pedido do Papa Francisco, estamos celebrando o ano de São José. Ele é o padroeiro da nossa Sociedade. Leia, então, nesta edição, o artigo do padre Sérgio Lúcio Alho da Costa que descreve a devoção que Dom Bosco tinha por esse grande santo. Dom Bosco escreveu um livro a respeito de São José e novamente pediu ao pintor Lorenzone para que retratasse a Sagrada Família em um quadro que está no altar dedicado ao santo, na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim. O quadro chama atenção para a beleza dos traços da Sagrada Família. O leitor também encontrará algumas curiosidades a respeito de São José.

Maria também foi invocada, ao longo dos séculos, como aquela que se solidarizou com os pobres, com os necessitados, com os migrantes (ela mesma o foi). Basta lermos o Magnificat para nos inteirarmos disso. Nesta edição, o padre Agnaldo Soares Lima escreve sobre o Social, à luz da devoção mariana de Dom Bosco: “Uma verdadeira devoção deve nos levar a ter em Maria um exemplo que nos impulsiona a uma real empatia e solidariedade com os mais pobres e com os que mais sofrem, para buscarmos formas e caminhos que nos ajudem a levar-lhes conforto, alívio, coragem e, sempre que possível, também o auxílio material de que necessitam”.

Em uma carta, São Francisco de Sales escreveu: “Quero esperar de sua misericórdia (de Maria), que estando mais atento ao seu amor, me ensinará ainda a confiar e a fazer bem o meu trabalho”. Que Maria Auxiliadora, Mãe e Mestra, nos proteja nestes tempos duros de pandemia e que possamos realizar bem nossos trabalhos, nossa missão de Família Salesiana, confiando no seu amor e na sua misericórdia.

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Euclides Fernandes Brites (Campo Grande, MS)

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail:ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.