Notícias Nacionais

Cidade Dom Bosco celebra 60 anos

A Cidade Dom Bosco, em Corumbá, MS, completou 60 anos de fundação no dia 3 de abril. Para comemorar a data, foi produzido um videoclipe musical ilustrando a história e a importância da obra social para os jovens corumbaenses.

Um nome é fundamental nesta história: padre Ernesto Saksida. O salesiano, vindo da Eslovênia, criou a proposta, que estava direcionada para o funcionamento da escola profissional Alexandre de Castro. O governo do estado, na época Mato Grosso, reconheceu o projeto e apoiou a escola desde a fundação, em 1961. O projeto começou em um barraco no bairro Dom Bosco, mas que na época era chamado de Cidade Jardim.

Em 1982, a Missão Salesiana de Mato Grosso assumiu o projeto e o local passou a se chamar Cidade Dom Bosco com a instalação da comunidade salesiana. A Congregação também passou a apoiar a unidade.

Atualmente
, a obra social tem em sua estrutura a Escola Estadual Dom Bosco, com mais de dois mil alunos; o Programa Crianças e Adolescentes Felizes, com atendimento para 500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e funcionamento no contraturno do horário escolar. Há também o Programa Adolescente Aprendiz, que mantém parceria com empresas da região para inserir adolescentes no mercado de trabalho, entre outras ações.

Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso

Seis décadas do Parque Dom Bosco

São seis décadas seguindo o sonho de Dom Bosco e atuando na transformação social por meio do resgate de valores, do desenvolvimento de habilidades, amenizando as desigualdades e promovendo a inclusão. O Parque Dom Bosco, em Itajaí, SC, completou 60 anos no dia 25 de março. Foi com muita alegria e, claro, seguindo todos os cuidados devido à Covid-19, que a data foi celebrada.

Além de bolo e parabéns, foi realizado um recreio cultural feito pelos próprios educandos e educadores, mostrando os diversos talentos presentes na obra.

No dia 26, foi realizada uma comemoração transmitida, ao vivo, na fan page da obra social. Na celebração, a instituição recebeu uma placa de moção honrosa da Câmara de Vereadores de Itajaí, representada pelo vereador Beto Cunha. Ainda no mesmo dia, foi realizada uma live para comemorar a data. O momento contou com a apresentação de educandos, via chamada de vídeo ou vídeo gravado, e sorteio de brindes.

Fonte: Inspetoria Salesiana São Pio X

Alunos da Católica Salesiana apoiam obra social no ES

Em uma parceria inédita entre a Faculdade Católica Salesiana de Macaé, RJ, e o movimento União Pela Vida (UPV), da Rede Salesiana Brasil, alunos do curso de Publicidade e Propaganda, que fazem parte da Agência Experimental de Publicidade (AEP), passaram a apoiar a obra social Vill’Agindo para Ser Feliz, em Cachoeiro de Itapemirim, ES. Os trabalhos foram iniciados em agosto de 2020, resultando numa campanha publicitária.

Na primeira etapa de planejamento, sob orientação do professor Eduardo Aguiar de Assis e do coordenador do curso de Comunicação Social da Católica Salesiana, professor Cassiano Ferreira Simões os alunos foram organizados em equipes para atuar na campanha de marketing, que tem como objetivo dar ainda mais visibilidade à ação transformadora da obra social.

A Agência Experimental de Publicidade (AEP) está vinculada às disciplinas de Laboratório de Publicidade do curso de graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. A iniciativa vai ao encontro das premissas da Faculdade Católica Salesiana de Macaé que, por ser uma instituição de ensino superior sem fins lucrativos, de assistência social e de caráter educativo e cultural, oferece como contrapartida a extensão do atendimento de serviços de publicidade e propaganda à sociedade civil.

Fonte: Alysson Nogueira

Projeto Identità apresenta a identidade salesiana

Música, fantoches, bonecos, baú, vídeos e revista. Todo esse material foi cuidadosamente preparado para cumprir a missão do Projeto Identità: apresentar a identidade salesiana de um jeito lúdico e atrativo para as crianças do Ensino Fundamental I no Instituto Maria Auxiliadora, em Rio do Sul, SC.

Neste ano, o projeto está sendo implantado em caráter piloto nas escolas e obras sociais da região Sul e, posteriormente, a ideia é avançar para as demais escolas e obras sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). O lançamento oficial ocorreu por meio de um webinar no dia 19 de março.

No Instituto Maria Auxiliadora, a primeira etapa está sendo posta em prática com sucesso. Crianças do 1º ao 5º ano participaram das atividades iniciais no período de 22 a 27 de março. É a hora de conhecer os personagens do projeto: Mari, Nando, Isa, Cassi e Digo. Com a ajuda das professoras, eles ganham vida, interagem com as crianças e contam histórias interessantes sobre a Família Salesiana, passagens bíblicas, valores humanos e temas contemporâneos.

Fonte: Cibele Biancolini da Cunha – Comunicação do IMA Rio do Sul

Alunos salesianos conquistam medalhas na ONC

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2020 foi marcada por conquistas para os alunos salesianos. Os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Aracaju, SE, conquistaram quatro medalhas e cinco menções honrosas. O estudante Vinícius Araújo Miranda, do 9º ano, obteve a medalha de ouro, seguido pelo estudante da 3ª série do Ensino Médio, Lucas Abelha, medalhista de prata, além dos estudantes Lavínia Louise e David Carvalho com medalhas de bronze.

Os alunos do Colégio Salesiano São José, em Sorocaba, SP, também se destacaram na ONC. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e a realização de aulas em sistema híbrido durante o ano de 2020, um grupo de alunos do Ensino Fundamental II e a professora Eliara Maria Isse decidiram participar do evento. Ao todo, os estudantes conquistaram: uma medalha de ouro, duas de bronze e quatro alunos foram contemplados com a menção honrosa.

A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa “Ciência na Escola” e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nas escolas salesianas, as olimpíadas do conhecimento são encaradas como incentivo aos estudantes, para descobrir novas habilidades, adquirir competências e desenvolver o protagonismo juvenil.

Fontes: Inspetoria Salesiana de São Paulo com informações Marketing – Colégio Salesiano São José e Nordeste Hoje

Foto: Rhaldney Silva

Padre Gabriel Romero realiza visita à Inspetoria São Luiz Gonzaga

Teve início em 1º de março e se estende até 22 de maio, a visita extraordinária do padre Gabriel Romero à Inspetoria São Luiz Gonzaga – Inspetoria Salesiana do Nordeste – com sede em Recife, PE. A visita é feita em nome do Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime.

Essa é a primeira visita de padre Gabriel a uma inspetoria como conselheiro Regional dos Salesianos de Dom Bosco para a América Cone Sul. “Estou aprendendo a falar o português e este será um primeiro desafio: ouvir bem e falar com todos os irmãos, os jovens e os leigos. E, sobretudo, conhecer a beleza e a realidade da missão salesiana no Nordeste deste bonito país. É muito bom poder compartilhar experiências, com todos, nesses meses!”, disse o conselheiro ao Nordeste Hoje, boletim de notícias da inspetoria, no início da visita.

No decorrer
desses quase três meses, padre Gabriel visitou todas as obras sociais, escolas, paróquias e casas da presença salesiana em vários estados do Nordeste. O objetivo dessa visita é conhecer melhor a realidade da presença salesiana na região, conversar com os salesianos e os leigos em cada obra, acompanhar as atividades realizadas nos locais e animar os religiosos e leigos que participam da missão salesiana em favor dos jovens.

Fontes: Agência Info Salesiana e Nordeste Hoje

Salesianos inauguram presença no Acre

A Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, com sede em Manaus, AM, após cuidadoso discernimento e apesar da carência de coirmãos, aceitou o convite do bispo de Cruzeiro do Sul, AC, o salesiano dom Flavio Giovenale, para abrir a primeira presença salesiana no estado do Acre. A nova missão foi confiada ao padre Roberto Cappelletti, salesiano missionário, italiano, há quase dez anos no Brasil.

Cruzeiro do Sul tem aproximadamente 80 mil habitantes, que vivem principalmente da agricultura. “É uma cidade isolada; da capital, Rio Branco, são necessárias 10 horas de viagem de ônibus”, conta o padre Cappelletti. “Sua riqueza são as crianças, os adolescentes e os jovens. Mas a desocupação juvenil é enorme, e isso favorece os cartéis da droga. Há três anos, a violência passou dos limites, com mortes cruéis de jovens, em todos os cantos da cidade”, completa o salesiano.

A “Fábrica dos Sonhos”, nome dessa nova realidade missionária confiada aos salesianos, terá inicialmente o oratório animado pela comunidade salesiana e cursos de culinária e panificação, com o apoio da Cáritas, que colocou à disposição dos salesianos duas grandes salas para as oficinas.

Fonte: Agência Info Salesiana

UniSales realiza atendimentos para pacientes pós-Covid-19

Para ajudar as pessoas que estão com sequelas da Covid-19, os cursos de Fisioterapia e Nutrição do Centro Universitário Salesiano – UniSales, em Vitória, ES, estão realizando atendimentos presenciais e remotos no Centro Integrado de Atenção à Saúde da Comunidade- Ciasc.

A necessidade dos atendimentos surgiu após perceberem que, mesmo após a recuperação, muitos pacientes de Covid-19 apresentam sintomas como cansaço ao realizar atividades simples, falta de ar, dores musculares e confusão mental.

Os atendimentos são gratuitos e contemplam fisioterapia respiratória, motora, neurológica e metabólica. Na área de Nutrição, há o acompanhamento para pacientes que ficaram intubados e apresentam disfagia, refluxo, perda de cabelos, alteração do trato gastrointestinal, perda de peso, dores articulares e unhas enfraquecidas, entre outros.

Fonte: Maria Luiza Damiani

Breves

Lançamento
A irmã Célia Parintis de Campos, FMA, lançou em 13 de abril, através de uma live transmitida pelo Facebook da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, o seu livro Elas tiveram coragem... 50 anos, que relata a fundação da Inspetoria Laura Vicuña, das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA, no Norte do Brasil.

Salesiano Solidário
Em 12 de abril, representantes da Pastoral dos Colégios Salesianos do Rio Grande do Norte realizaram a entrega dos alimentos e materiais de higiene e limpeza arrecadados durante a campanha Salesiano Solidário. A campanha, realizada no período da Páscoa, mobilizou toda a comunidade educativa em prol da Casa da Criança e do Centro Educacional Dom Bosco – Gramoré e arrecadou mais de 1000 quilos de itens doados.

Podcast
Os Salesianos Cooperadores da Região Brasil lançaram, em 1º de abril, o canal de podcasts da Associação: ssccregiaobrasil. No canal, que vai ao ar toda sexta-feira, é possível acompanhar temas variados relacionados aos diversos ramos da Família Salesiana. O episódio inaugural recordou o dia 1º de abril de 1934, quando o Papa Pio XI proclamou a santidade de Dom Bosco.  

Olimpíada de Astronomia
Os alunos Davi Antônio Ferreira Velloso e Iuri de Azevedo Lima, ambos do 3º ano do Ensino Médio, do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), foram premiados com medalhas de prata e bronze na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), realizada de forma virtual no final de 2020.

ANEC
A diretora executiva da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), irmã Adair Aparecida Sberga, foi reeleita para o cargo de vice-presidente da Diretoria Nacional da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) para o próximo triênio (2021-2024). A reeleição ocorreu no dia 9 de março, durante as Assembleias Geral Ordinária e Eletiva da ANEC.

São José
Na festa litúrgica que celebra os 150 anos de proclamação de São José como protetor das famílias e da Igreja, em 19 de março, o reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni, e o pró-reitor de Pastoral e Assuntos Comunitário, padre Idenilson Lemes da Conceição, presidiram a celebração de consagração da Universidade a São José.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano