Escolas

Cada escola indicou estudantes e educadores para participar dos debates e construções colaborativas on-line do Fórum, o que resultou em 1.275 inscritos / Foto: RSB-Comunicação

Educomunicação na perspectiva do Pacto Educativo Global

Ir. Adair Sberga, FMA, e Ana Paula Costa e Silva
Realizado de forma on-line, o Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global reuniu 1.275 participantes, entre educadores e estudantes, para refletirem juntos e renovarem a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva.

O Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global, realizado nos dias 17 e 18 de junho de 2021, foi idealizado e organizado pela Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação) com a firme intenção de acolher a proposta do Papa Francisco de “reconstruir o Pacto Educativo Global para reavivar o compromisso em prol das gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”.

Os destinatários foram diretores institucionais e pedagógicos, supervisores/coordenadores pedagógicos de todos os segmentos, coordenadores de Pastoral e de Comunicação, orientadores educacionais, educadores e estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Cada escola indicou seus representantes para participar dos debates e construções colaborativas, o que resultou em 1.275 inscritos, sendo registrados 1.502 pontos de acesso on-line nos dois dias de realização do evento, compondo um grande movimento em favor do Pacto Educativo Global.

RSB-Comunicação
Ir. Adair Sberga, FMA: “No diálogo entre a Educomunicação e o Pacto Educativo Global, é possível vislumbrar o sonho de um ser humano integral e integrador, que habita a Casa Comum em diálogo com os semelhantes”

Educomunicação e Pacto Educativo Global
O Pacto Educativo Global propõe construir uma “aldeia da educação” - uma aldeia que educa, um ecossistema educativo com relações abertas. A proposta do Pacto, de acordo com o Papa Francisco, nos desafia à coragem de colocar a pessoa no centro, de investir nossas melhores energias em favor da educação e de formar pessoas disponíveis para se colocarem a serviço da comunidade.

No diálogo entre a Educomunicação e o Pacto Educativo Global, é possível vislumbrar o sonho de um ser humano integral e integrador, que habita a Casa Comum em diálogo com os semelhantes, no projeto de uma sociedade fraterna, inclusiva, solidária, que integre as diferenças em favor de um projeto educativo global como meta e caminho de uma paz possível, em favor de causas comuns e urgentes, com propostas concretas em relação à construção e ao cultivo de um ecossistema comunicativo/educativo, em sintonia com os valores salesianos, cultivados no Sistema Preventivo e nas múltiplas expressões da razão, da religião e da amorevolezza.

Preparação
Com o intuito de subsidiar os estudos, as reflexões e os aprofundamentos sobre os temas, a RSB-Comunicação organizou o E-book Educomunicação na Perspectiva do Pacto Educativo Global, o qual foi disponibilizado antes do Fórum para a preparação dos educadores e estudantes.

A preparação do Fórum foi muito participativa, com forte engajamento das equipes. Para dar visibilidade ao evento e ajudar na divulgação, foi produzido um vídeo de lançamento. Além disso, foi criada uma página do evento, em que foram disponibilizados materiais de estudo para preparação das comunidades educativo-pastorais.

RSB-Comunicação
Ana Paula Costa e Silva: “O evento se realizou no clima da cultura do encontro, da partilha, do protagonismo dos estudantes e educadores e da sintonia que nos fortalece como membros da família de Dom Bosco e de Madre Mazzarello”

As escolas foram convidadas a socializar o que vinham desenvolvendo em relação ao Pacto Educativo Global e 55 delas encaminharam seus registros de boas práticas, os quais foram analisados pelas Diretorias Executivas da RSB-Escolas e da RSB-Comunicação. Dada a restrição de tempo, somente cinco práticas foram selecionadas e apresentadas no 1º dia do Fórum. As demais escolas que enviaram registros de práticas foram convidadas a publicá-las no E-book “Práticas pelo Pacto Educativo Global na Rede Salesiana Brasil”, que será lançado em breve.

Outra ação que se destacou na preparação do Fórum foi a gravação de pequenos vídeos protagonizados por crianças, adolescentes e jovens, nos quais eles tiveram oportunidade de se expressar, falando sobre a escola que sonham para si e para todas as crianças do mundo, a partir do Pacto Educativo Global. Todas as escolas foram convidadas a participar e, depois, foram selecionados três vídeos por inspetoria, sendo um de cada segmento: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O vídeo final com os depoimentos foi apresentado no 1º dia do Fórum e gerou boas ressonâncias pela espontaneidade e relevância dos depoimentos.

Participação de educadores e estudantes
O evento se realizou no clima da cultura do encontro, da partilha, da solidariedade, do protagonismo dos estudantes e educadores e da sintonia que nos fortalece e nos reafirma como membros da família de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, que sempre estiveram dispostos a arregaçar as mangas para construir o novo a partir do espírito de família, da busca pelo bem comum e da garantia de direitos para todos.

Os gestores, educadores e estudantes tiveram participação ativa, seja por meio das interações pelo chat, das enquetes, do mural digital do evento e, especialmente, nas Salas de Debate realizadas no 2º dia, com a participação de mais de 500 estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, reunidos em nove salas simultâneas. As Salas de Debate representaram um dos pontos altos do evento, pois crianças, adolescentes e jovens tiveram oportunidade de debater, compartilhar suas ideias e responder à pergunta: O que podemos fazer para que a educação ajude a construir um mundo melhor para todos?

A proposta educativa salesiana tem como um dos pilares o protagonismo dos estudantes e o reconhece como uma das forças para a construção de um mundo melhor. Assim, seria inconcebível promover um evento relacionado ao Pacto Educativo Global que não tivesse como ponto central os relatos dos educandos a respeito da escola que sonham e as suas propostas para uma educação transformadora. Os moderadores das Salas organizaram sínteses, que foram compartilhadas em plenário. Entre os pontos destacados, estavam: uma educação que respeite e acredite no potencial e no protagonismo das crianças; que promova a valorização do ser humano, enfrentando os vários tipos de violências; voltada para a sustentabilidade econômica e ambiental e que prepare para lidar com um contexto de excesso de informação. Foi apontada também a necessidade de promover uma formação que permita inovação de ideias e propostas; a formação das famílias para o diálogo sincero; para uma ecologia integral; e de uma educação voltada para a transformação social, unindo teoria e prática.

O Fórum foi realizado com a intenção de acolher a proposta do Papa Francisco de “reconstruir o Pacto Educativo Global para reavivar o compromisso em prol das gerações jovens” / Foto: Tarcizio Paulo Odelli

Além desses propósitos, na percepção dos estudantes, as Comunidades Educativas devem garantir que, além das matérias regulares, a saúde mental, a educação financeira e o cuidado com o outro sejam igualmente respeitados e valorizados. Para eles, a escola salesiana deve continuar sendo um lugar amplo para discussão de ideias, oferecendo espaço para a pluralidade, valorização das artes, do esporte e do empreendedorismo. E acreditam que, juntos, podem fazer da escola um palco verdadeiramente social, político, fraterno, capaz de incluir as diversidades. Para isso, reconhecem a necessidade de promover o autoconhecimento dos sujeitos e o fortalecimento das potencialidades das lideranças.

Ressonâncias
Quando nos unimos para grandes causas em favor da vida, da solidariedade, da igualdade e do bem comum, o Espírito Santo de Deus se manifesta em nosso meio e ilumina a todos, infundindo seus bons propósitos e nos dando energia, fé na coletividade e a certeza de que a Educação é uma grande oportunidade na vida de toda criança, adolescente e jovem.

A educação prepara as pessoas para servir. E servir significa trabalhar ao lado dos mais necessitados, estabelecer relações humanas e de proximidade, criar vínculos de fraternidade e buscar soluções para os problemas emergenciais.

Ao finalizar o evento, cada escola saiu com o compromisso de realizar um fórum local para continuar a reconstrução da aliança pelo Pacto Educativo Global, conforme convidou o Papa Francisco, priorizando uma educação humanista, solidária e de qualidade social para todos, em vista da transformação da sociedade.

Assim, a publicação do E-book “Práticas pelo Pacto Educativo Global na Rede Salesiana Brasil” será uma importante iniciativa, por sistematizar e dar visibilidade às múltiplas práticas que vêm sendo desenvolvidas nas escolas salesianas do Brasil em favor de uma nova educação.

Irmã Adair Sberga, FMA, e Ana Paula Costa e Silva são diretoras-executivas da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas).

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano