Editorial

istock / Ridofranz

Vivenciar o espírito missionário

No dia 29 de outubro de 1921, exatamente há cem anos, morria o segundo sucessor de Dom Bosco, o padre Paulo Albera, o “Paulinho” de Dom Bosco. Na noite de 28 de janeiro de 1888, três dias antes de sua morte, Dom Bosco sussurrou diversas vezes: “Paulinho!...Paulinho, onde você está... por que não vem?”

Durante este ano de 2021, o Boletim Salesiano dedicou várias páginas para destacar a figura deste grande salesiano formado na escola da espiritualidade de Dom Bosco. Temos um artigo no presente BS, onde se relata um período muito crucial na vida do padre Albera, que foi o período da Primeira Guerra Mundial.

O padre Filipi Rinaldi disse que padre Rua e padre Albera não devem ser considerados apenas como sucessores de Dom Bosco, mas como “continuadores da sua vida, que neles continua e se desenvolve e chega a pleno florescimento”. É interessante notar que o padre Albera morreu no mesmo dia em que hoje celebramos o Bem-aventurado Miguel Rua. O Boletim Salesiano da Itália, de dezembro de 1921, dedicou toda a sua edição para falar do padre Paulo Albera. Na edição, o padre Rinaldi traçou um retrato muito belo deste filho de Dom Bosco: “Dotado de engelho sólido e profundo e de memória forte e precisa, desde jovem orientou toda a sua atividade a formar seu espírito a uma piedade sólida e iluminada, que haveria de ser para toda a sua vida. Formou-se, antes de tudo mais e sempre, na escola de Dom Bosco, de quem estudava ciosamente todos os seus ensinamentos... Também os demais estudos ele os orientou para essa finalidade (como era estudioso, assíduo e amante de todo sadio conhecimento!): para que nutrissem a piedade e sempre tivessem a marca da piedade. A piedade foi o segredo do seu êxito...”.

Recentemente, a Editora Edebê lançou o livro: “Padre Paulo Albera, Mestre de Vida Espiritual”, do autor Aldo Giraudo. Recomendamos a leitura deste livro para que nossos possam ver a grandeza desse personagem dos primeiros tempos da Sociedade Salesiana.

O mês de outubro é também o “mês missionário”. O Conselheiro Geral para as Missões, padre Alfred Maravilha, nos diz que “como salesianos, somos, em todo lugar, verdadeiros missionários dos jovens; e a juventude é a nossa ‘terra de missão’. Vivemos o nosso aprendizado missionário vivenciando o espírito missionário de Dom Bosco”. E o Reitor-Mor, no seu artigo desta edição do Boletim Salesiano, nos recorda, justamente, alguns elementos essenciais do método educativo de Dom Bosco: acolhimento completo e cordial, sintonia e abertura empática, conhecimento do jovem e das suas possibilidades, experiência educativa e pastoral na vida cotidiana, ambiente educativo e estilo familiar, a prevenção como sistema e o acompanhamento pessoal como direção espiritual: a santidade.

O Boletim Salesiano apresenta ainda nesta edição exemplos práticos de projetos de Educomunicação, realizados em unidades da RSB-Escolas e RSB-Social. Diante de tudo o que fazemos, queremos sempre reafirmar nosso compromisso, como Família Salesiana, de divulgar estas experiências positivas que são realizadas para o bem da juventude, pois somos missionários dos jovens, onde quer que estejamos.

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Euclides Fernandes Brites (Campo Grande, MS)

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail:ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Capa
istock / Yevgen Rychko

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.