Ensino Superior

istock / Dusan Petkovic

Concluída a Pós-Graduação exclusiva aos colaboradores da RSB

Janaína Lima – RSB-Comunicação
Em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco, Pós-Graduação oferecida aos colaboradores da área de comunicação da RSB foi concluída em setembro.

Em agosto de 2020, teve início o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educomunicação e Comunicação Estratégica, exclusivo para os colaboradores e colaboradoras da área de comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB). A oferta foi fruto de uma parceria entre a RSB-Comunicação e o Centro Salesiano de Formação (CSF) com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande, MS, e, em sua primeira turma, contemplou 50 profissionais das equipes de comunicação das presenças salesianas de todo o Brasil.

Sendo totalmente na modalidade de educação à distância, no ambiente virtual de aprendizagem da UCDB, o curso teve a duração de 12 meses, com carga horária de 420h, sendo parte dos custos subsidiada pela própria RSB-Comunicação e a outra, pelos colaboradores e colaboradoras participantes.

Todos os participantes desta pós-graduação puderam contar com encontros de acentuado caráter teórico-prático, além de atividades aplicadas, videoaulas e interações assíncronas e síncronas em webconferências on-line. O curso contou com a mediação de professores mestres e doutores com ampla competência e experiência na área de Educomunicação e trouxe, ainda, uma grade curricular que apresentou um olhar especial para a ação salesiana. Os participantes cursaram as seguintes matérias:

Planejamento dos Processos e Projetos Comunicacionais, com o Prof. Dr. Oswaldo Ribeiro da Silva; Fundamentos e Desafios Contemporâneos da Educomunicação, com o Prof. Eduardo Biagi; Marketing de Conteúdo, com o Prof. Me. Elton Tamiozzo de Oliveira; Monitoramento e Avaliação dos Processos Comunicacionais, com o Prof. Dr. Oswaldo Ribeiro da Silva; Comunicação e Gerenciamento de Crises, com o Prof. Me. Leandro Tortosa Sequeira; Juventude, Comunicação e Salesianidade, com o Prof. Me. Brasdorico Merqueades dos Santos; Análise de Mídias Sociais, com o Prof. Dr. Oswaldo Ribeiro da Silva; Metodologia do Ensino Superior, com a Prof.ª Ma. Blanca Martín Salvago; Métodos e Técnicas de Pesquisa, com os Professores José Manfroi e Heitor Romero Marques e, por fim, Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pelos professores Jeferson Pistori e a Mestra Blanca Martín Salvago.

“Tivemos professores fantásticos, com disciplinas incríveis recheadas de conhecimentos e teorias totalmente aplicáveis."

Formação e prática
Consegui finalizar com êxito nos resultados e uma aprendizagem que, com certeza, estou executando e poderei colocar em prática em diversos âmbitos da minha vida pessoal e profissional. Não posso deixar de citar um professor que marcou muito este curso para mim, o professor Oswaldo Ribeiro, que ministrou três disciplinas e que tive como um dos pontos fortes e de maior estímulo para a minha continuação na vontade de fazer o melhor dentro do que me propus. Enfim, foi uma experiência de grande valia”, diz Taiana Gama, colaboradora dos Colégios Salesianos na Bahia.

A proposta para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da primeira turma desta pós-graduação em Educomunicação e Comunicação Estratégica foi de que se levasse em consideração a aplicação da ideia pensada para o TCC diretamente na localidade de cada participante, sendo que cada um poderia escolher entre um Plano de Intervenção, uma Revisão de Literatura, uma Ficha Descritiva de Produto ou ainda, caso alguma proposta não se encaixasse nas categorias citadas, os participantes poderiam também trazer uma nova ideia.

“Tivemos professores fantásticos, com disciplinas incríveis recheadas de conhecimentos e teorias totalmente aplicáveis. Pude trazer o papel que eu desempenhava em minhas atividades profissionais para muitos trabalhos no curso e fui bastante elogiada nos resultados, com notas excelentes, mas, principalmente, com a certeza de que estava indo no caminho certo”, comenta Taiana.

A pós-graduação da Rede Salesiana Brasil de Comunicação e do Centro Salesiano de Formação, em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), finalizou a primeira turma no mês de setembro deste ano.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano