Especial

São José com o menino Jesus, de Guido Reni, 1620

Um ano dedicado a São José

Com informações: Vatican News e Agência Info Salesiana – ANS
Em 2021, o Ano Jubilar de São José foi refletido e celebrado em todo o mundo a pedido do Papa Francisco, que na figura do Santo quis ressaltar que “as nossas vidas são tecidas e sustentadas por pessoas comuns (habitualmente esquecidas), mas que hoje estão, sem dúvida, escrevendo os acontecimentos decisivos da nossa história”.

No ano de 2021, completaram-se 150 anos do decreto com o qual o Beato Pio IX declarava São José como patrono da Igreja Católica. Para celebrar a data, o Papa Francisco anunciou um ano jubilar em honra a São José e publicou a carta apostólica Patris Corde, na qual compartilha, em suas próprias palavras, “algumas reflexões pessoais sobre esta figura extraordinária, tão próxima da condição humana de cada um de nós”.

Ao longo do ano, também a Família Salesiana refletiu e celebrou São José, que é um dos patronos do amplo movimento fundado por Dom Bosco em favor da juventude, especialmente a mais carente. Algumas dessas reflexões sobre como São José inspira a Congregação Salesiana e a Igreja estão reunidas na presente edição do Boletim Salesiano.

Quadro da Natividade de Jesus na capela da Basílica de Santa Maria, Stefano Parrocel (1696 - 1776) / istock.com - sedmak
“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e um guia nos momentos de dificuldade.”

Patris Corde
Em sua carta apostólica, o Santo Padre explica que o desejo de escrever sobre São José foi crescendo ao longo dos meses da pandemia, quando “pudemos experimentar, no meio da crise que nos afeta, que as nossas vidas são tecidas e sustentadas por pessoas comuns (habitualmente esquecidas), que não aparecem nas manchetes dos jornais e revistas, nem nas grandes passarelas, mas que hoje estão, sem dúvida, escrevendo os acontecimentos decisivos da nossa história”.

O Papa Francisco relembra o papel fundamental dos que estiveram na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19 em todo o mundo: médicos e enfermeiros; voluntários leigos e religiosos; os trabalhadores da limpeza e dos transportes. Destaca também as pessoas que, no cotidiano, buscaram enfrentar e atravessar a crise com olhar de esperança e oração, especialmente os que se voltaram para as crianças: pais e mães, avôs e avós, educadores.

“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e um guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação. A todos eles, dirijo uma palavra de reconhecimento e gratidão”, completa Francisco.

Quadro do pintor El Greco, de 1597, representa São José com o Menino Jesus

Pai exemplar
Em seguida, ele destaca alguns aspectos do exemplo dado por São José como Pai amado, Pai na ternura, Pai na obediência, Pai no acolhimento, Pai com coragem criativa, Pai trabalhador e Pai na sombra. “O objetivo desta carta apostólica é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”, finaliza o Papa.

Em apoio à carta, o Santo Padre também promulgou um decreto para conceder o dom das indulgências plenárias a todos os fiéis que recitarem “qualquer oração legitimamente aprovada ou ato de piedade em honra a São José”, especialmente nas celebrações dedicadas ao Santo: 19 de março, dia de São José; 1° de maio, dia de São José Operário; e na festa da Sagrada Família, que neste ano será celebrada em 26 de dezembro.

Oração a São José

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José,
mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal.
Amém.

Clique aqui e leia a íntegra da carta Patris Corde.
© 2021 Copyright: Boletim Salesiano