Notícias Internacionais

"Deus, onde você está?" Um grupo de jovens do MJS encontrou a resposta

Durante o período de férias, não é raro ver os jovens, especialmente de realidades salesianas, ocupados com a educação de crianças e adolescentes em oratórios. Todavia, é muito raro encontrar jovens que abandonem a segurança da vida cotidiana para levar um sorriso às crianças de um país em guerra. É o que fez um grupo de jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) da Itália Central que, de 17 a 31 de julho, viveram uma experiência de voluntariado missionário com os salesianos da Inspetoria da Polônia-Cracóvia.

“Fomos à Ucrânia, mais precisamente visitamos Leópolis, Bibrka e Ternopil”, conta Marco Tagliavini, diácono salesiano que acompanhou o grupo. “Nossa experiência foi de serviço: participamos das atividades de ajuda que os salesianos da Polônia dão às realidades ucranianas”, completa ele.

Padre Ruvo, que também acompanhou o grupo, relata: “A pergunta que ressoava dentro de nós era: ‘Deus, onde você está?’ A resposta surgiu mais simples do que esperávamos: Deus estava no sorriso desdentado das crianças menores, que riam cada vez que fazíamos gestos tipicamente italianos; ou nas mulheres que se encontravam para conversar na praça de Leópolis, tão cheia de vida, mas tão assustada com o próximo ataque russo. Chegamos naquele país com a proposta de levarmos Deus àqueles que mais precisavam e acabamos voltando para casa com o Deus que nos foi dado por aquelas pessoas”.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Congresso Internacional de Educação

De 25 a 30 de setembro, será realizada em Roma, na Casa Geral do Instituto das FMA, o Congresso Internacional “A contribuição das FMA à educação (1872-2022). Percursos, desafios e perspectivas”.  

A partir de dados históricos, a iniciativa pretende definir alguns aspectos da contribuição das FMA à educação e oferecer elementos metodológicos capazes de incidir sobre as políticas formativas do Instituto. A reflexão insere-se no processo posto em prática para apoiar o Pacto Educativo Global promovido pelo Papa Francisco em 2019 e cooperar para um novo modelo de desenvolvimento educacional e social.

A Conferência oferecerá chaves de leitura multidisciplinares e multiculturais, e se articulará em três sessões confiadas à contribuição de relatores de origem internacional.

Na manhã do dia 30, será realizada a sessão conclusiva, presidida pela Madre-geral do Instituto das FMA, irmã Chiara Cazzuola, e moderada pela reitora da Faculdade Auxilium, irmã Piera Ruffinatto, com reflexões e perspectivas sobre a contribuição educativa e formativa que o Instituto das FMA pode oferecer hoje à sociedade. O evento será concluído com a celebração eucarística presidida pelo Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime.

Fonte: Da Redação com informações do Portal das FMA

Reitor-mor apresenta o tema da Estreia 2023

Padre Ángel Artime, Reitor-mor dos Salesianos, apresentou em 26 de julho a proposta de tema para a Estreia 2023. “Como fermento na família humana hoje” – a dimensão laical da família de Dom Bosco.

O texto propõe a cada membro da Família Salesiana difundir a Palavra de Deus como o fermento na massa do pão. A metáfora, usada por Jesus Cristo para apresentar o Reino de Deus aos apóstolos, é utilizada para atualizar a missão da Família Salesiana nos dias de hoje.

A reflexão do Reitor-mor chama a atenção para a importância do trabalho dos leigos nas obras salesianas, citando que “a Igreja é composta por bem mais de 99% de leigos… Eles são a massa, bem como o fermento do Reino”.

Fonte: ANS/Missão Salesiana de Mato Grosso

Salesianos animam a 3ª edição da Colônia de Férias no Vaticano

Há dois anos, em 2020, o Papa Francisco pediu aos salesianos, verdadeiros profissionais do setor, que coordenassem a Colônia de Férias no Vaticano, iniciativa destinada às famílias dos funcionários da Santa Sé. A iniciativa teve tanto sucesso que foi reproduzida em 2021 e, neste ano, ganhou sua terceira edição.

A Colônia de Férias foi realizada de 4 de julho a 5 de agosto. Durante esse período, muitas crianças e adolescentes puderam participar do oratório, que contou com espaços dedicados e equipados para as atividades recreativas.

A animação do evento ficou por conta de uma equipe de Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, animadores da ADMA, além de assistentes adolescentes, que participaram de uma experiência de voluntariado com as crianças mais novas. Essa presença foi a grande novidade deste ano, pois pela primeira vez foi realizada a passagem de “animados” para animadores assistentes, um passo decisivo e carismático para transformar esta experiência em um verdadeiro oratório no estilo de Dom Bosco.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Irmã Yvonne Reungoat é nomeada para o Dicastério dos Bispos

A Madre-geral emérita do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, irmã Yvonne Reungoat, foi nomeada pelo Papa Francisco para compor o Dicastério para os Bispos. Além da irmã Yvonne também foram nomeadas outras duas mulheres: irmã Raffaella Petrini F.S.E., secretária geral do Governorato do Estado da Cidade do Vaticano, e a doutora Maria Lia Zervino, presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas.

Em entrevista à Vatican News, a irmã Yvonne afirmou que ficou muito feliz ao saber previamente da intenção do Papa Francisco de nomear mulheres para o Dicastério, mas que a sua própria indicação foi uma surpresa total.

Questionada sobre quais as qualidades que considera prioritárias em um bispo, a irmã Reungoat ressaltou: “Certamente a de ser um pastor, um sacerdote que manifesta no seu modo de viver uma capacidade de proximidade com as pessoas, de escuta, de acompanhamento e de envolvimento de todas as vocações na sua própria Igreja local. Nesse sentido, considero particularmente importante o caminho da sinodalidade que a Igreja está trilhando”.

Fonte: com informações Vatican News

12° Congresso Internacional VIDES

O 12º Congresso Internacional da ONG Voluntariado Internacional Mulher, Educação, Desenvolvimento (VIDES), associação internacional promovida pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), com Estatuto Consultivo ONU, foi realizado entre os dias 1° a 5 de julho, na comuna italiana de Ciampino, com o tema: “Cultura de reciprocidade, alicerces da casa comum. Jovens, protagonistas da mudança”.

O congresso contou com 150 participantes de cerca de 30 países, entre esses: a irmã Clara Cazzuola, Madre-geral das FMA, e a conselheira geral para a Pastoral Juvenil (PJ), irmã Runita Galve Borja. O congresso desenvolveu-se sob três núcleos temáticos: “Jovens VIDES que vivem na reciprocidade: o nosso estar na contemporaneidade como VIDES”; “Jovens protagonistas na mudança – Fundamento da Casa Comum” e “Agir em rede na ótica da ecologia integral focalizando os gestos de solidariedade e a economia solidária”.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil