Notícias Nacionais

Diversão, partilha e espiritualidade no Amorevolezza 2022

A juventude reunida para o ‘Amorevolezza Regional’ 2022 contagiou o Oratório Paulo VI de alegria salesiana no dia 30 de julho. Cerca de 150 jovens estiveram presentes no salão do oratório, localizado na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, MS.

O evento foi realizado pelos referentes da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) das presenças de Campo Grande e contou com a participação de membros da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, com a presença da referente, Thayza Marinho.

Participaram as expressões juvenis da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, do Oratório Paulo VI, do Colégio Dom Bosco, da Paróquia São João Bosco, da Obra Social Salesianos Ampare, da Universidade Católica Dom Bosco e do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

“Foi uma alegria muito grande ver os jovens reunidos para momentos de diversão sadia, entretenimento, oração e devoção, do jeito salesiano mais autêntico possível. O Amorevollezza resgatou o espírito oratoriano que Dom Bosco queria em todas as suas presenças espalhadas pelo mundo”, assegurou o padre Wagner Luis Galvão, delegado inspetorial para Pastoral Juvenil Vocacional e responsável pelo setor da AJS na Inspetoria de Campo Grande.

Fonte: Gabriela Vilela

REPAM elege nova presidência

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) anunciou em 4 de agosto sua nova presidência, que tem entre seus membros a irmã Maria Carmelita de Lima Conceição, FMA, da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia.

A nova coordenação da REPAM é composta por um presidente, dom Rafael Cob García, bispo do Vicariato de Puyo, Equador, e três vice-presidentes: dom David Martínez de Aguirre, bispo do Vicariato de Puerto Maldonado, Peru; a indígena harakbut Yessica Patiachi Tayori, também do Peru; e a irmã Carmelita Conceição, do Brasil. Irmã Carmelita participou em 2019 do Sínodo para a Amazônia, como auditora, e desde 2021 já compunha a presidência da REPAM como conselheira.

A Rede Eclesial Pan-Amazônica foi fundada em 2014 e teve como seu primeiro presidente o cardeal dom Claudio Hummes.

Fontes: REPAM e Instituto Humanitas Unisinos

Semanas Missionárias promovem esperança, solidariedade e evangelização

Durante todo o mês de julho, ocorreram as tradicionais “Semanas Missionárias” da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) de São Paulo. A edição 2022 contou com a adesão de 167 missionários entre, adolescentes, leigos, candidatas à vida religiosa, Irmãs e jovens em período de discernimento.

As Semanas Missionárias são um projeto desenvolvido pelo Âmbito da Pastoral das escolas e obras sociais. Depois de dois anos de pausa, por causa da pandemia da Covid-19, a iniciativa criou muito envolvimento, não só por parte das comunidades paroquiais e famílias que acolheram os diferentes grupos, mas, sobretudo, por parte dos adolescentes, jovens e educadores que se dispuseram a viver esta experiência.

As Semanas Missionárias, realizadas de 3 a 24 de julho, ocorreram nos seguintes locais: Paróquia Santa Rita, São José dos Campos, SP; nas periferias de Guarapuava, PR; Paróquia Santo Antônio, Tambaú, SP; Paróquia Puríssimo Coração de Maria, Guaratinguetá, SP; Comunidade Madre Mazzarello, Americana, SP; Comunidades São Judas Tadeu e Nossa Senhora de Lourdes, Morungaba, SP; e em alguns bairros de Rio do Sul, SC.

Fonte: Irmã Maike Loes, FMA

Sul do Brasil se transforma em terra de missão para jovens salesianos

As presenças salesianas de Guarapuava, no Paraná; Rio do Sul, em Santa Catarina; Porto Alegre, Viamão, Santa Rosa e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, foram terras de missão, durante a realização da Animação Missionária Juvenil (AMJ) 2022.

O projeto de missões da Inspetoria Salesiana São Pio X foi realizado entre os dias 10 e 27 de julho e reuniu mais de 340 pessoas, entre adolescentes, coordenadores e religiosos. Mais de 1.500 famílias foram visitadas durante a sua realização. Além das visitas às casas, a AMJ foi marcada por momentos de oração, oficinas, oratórios e acompanhamento vocacional.

“Estamos muito contentes de dinamizar o projeto de forma presencial, visto que nos últimos dois anos realizamos de forma on-line. É muito bom estarmos juntos, compartilharmos a vida, compartilhar sonhos e, acima de tudo, proporcionar uma bonita experiência de voluntariado missionário salesiano”, avaliou o padre Sérgio Ramos de Souza, SDB, delegado inspetorial da Pastoral Juvenil Salesiana.

Fonte: Inspetoria Salesiana São Pio X

Juventude salesiana se faz presente no meio do povo de Deus

Nem mesmo as estradas mais íngremes impediram que as 12 terras de missão fossem coloridas pelos tons da juventude salesiana da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, SP, que, com entusiasmo e dinamismo, transformaram as 20 capelas visitadas em verdadeiros oratórios.

Neste ano, a Semana Missionária da inspetoria ocorreu entre os dias 16 e 24 de julho, nas cidades paulistas de Águas de Prata, Aparecida, São José dos Campos, Guararema, Barrinha, Tatuí, Ipeúna, São Carlos, Santo Antônio do Jardim, Rio Claro e Americana, além do município mineiro de Itanhandu.

Os números desta edição, que marca o retorno da atividade após dois anos de paralisação, devido à pandemia da Covid-19, manifestam a grandiosidade da atividade. Ao todo, foram 816 missionários, entre eles: 605 jovens, 137 assessores leigos, 25 religiosos salesianos e 29 salesianos em formação.

Fonte: Jenniffer Silva - Inspetoria Salesiana de São Paulo

Bosco Fest, Boscolândia e BoscoJovem

Mais de 300 adolescentes e jovens marcaram presença no salão do Oratório Filhos de Dom Bosco, no dia 16 de julho, para a primeira edição do BoscoFest, em Rondonópolis, MT. O tema da festa foi “A santidade consiste em estar sempre alegres”, um dos célebres ensinamentos de São João Bosco.

A organização do evento ficou por conta da Comissão Juvenil Salesiana, composta pelos jovens da paróquia São João Batista. Além dos jovens da região de Rondonópolis, também participaram do BoscoFest jovens provenientes de Poxoréu, MT (Centro Juvenil São João Batista) e da presença salesiana de São José de Sangradouro (Xavante).

“Foi uma alegria para nós, da Comissão Juvenil, juntamente com a comunidade e o nosso pároco, o padre Vanderson, vermos a presença de tantos jovens reunidos em uma casa salesiana. Nos fez lembrar de Dom Bosco no meio da juventude”, afirmou o coordenador João Ledes.

Já em Pindamonhangaba, SP, cerca de 160 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos, e 50 jovens, de 15 e 24 anos, participaram da Boscolândia e do BoscoJovem, entre os dias 11 a 15 de julho.

Durante a semana, foram desenvolvidas diversas atividades de recreação, como dança, música, oratório festivo e jogos. O evento contou com a colaboração da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), da Ação Missionária Nossa Senhora Auxiliadora (AMMA), do Grupo de Ação Missionária (GAM) e da Juventude Missionária (JM).

Fonte: Com informações Missão Salesiana de Mato Grosso e Inspetoria Salesiana de São Paulo

Romaria nos 88 anos da morte do Padre Cícero

A romaria pelos 88 anos do falecimento do Padre Cícero Romão Batista abriu, em Juazeiro do Norte, CE, o ciclo de romarias 2022-2023, que tem como tema: “Padre Cícero, modelo de escuta a Deus e aos clamores do povo”, e como lema: “E você, Cícero, toma conta deles!”.

No dia 20 de julho, desde as 6h da manhã os devotos já se reuniam no Largo da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local onde está sepultado o padre Cícero Romão Batista, para fazer memória aos 88 anos do falecimento do Patriarca do Nordeste.

A santa missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Crato, dom Magnus Henrique Lopes, e concelebrada pelos demais padres da Diocese de Crato e Dioceses Romeiras. O padre Francisco Inácio Vieira Júnior, inspetor salesiano do Nordeste, também esteve presente na missa e frisou a importância da presença salesiana nesta romaria.

Após dois anos sendo realizada de forma virtual, devido às restrições por causa do coronavírus, a romaria pela passagem do conselheiro do sertão teve a presença dos fiéis no largo e interior da Capela do Socorro, participando ativamente da celebração eucarística.

Fonte: Thaís Cândido

Danilo Guedes: sacerdote salesiano do coração ao coração

No dia 6 de agosto, a catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Três Lagoas, MS, ficou lotada pelos familiares e amigos que acompanharam a caminhada de formação de Danilo Guedes ao sacerdócio. O salesiano recebeu o sacramento da Ordem pelas mãos de dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, SDB, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, AM.

A cerimônia teve diversos momentos carregados de emoção pela importância litúrgica, beleza dos gestos e mistério religioso. Destacam-se a silenciosa imposição das mãos do bispo celebrante sobre o ordenando, seguido pela imposição das mãos de todos os sacerdotes presentes. Também a troca das vestes litúrgicas de diácono pela estola e casula sacerdotais, entregues pelos pais de Danilo e impostas pelos padres Augusto Kian e Elias Roberto, figuras de importância histórica na caminhada vocacional do neossacerdote. O momento mais forte, no entanto, foi após a unção das mãos, quando o novo sacerdote foi apresentado com as mãos erguidas para todos os presentes.

Em seu agradecimento, Danilo lembrou que seu lema sacerdotal “Cor ad cor loquitur” – “O coração fala ao coração” é uma frase de São Francisco de Sales. A primeira obediência do padre Danilo é no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora em Cuiabá, MT.

Fonte: Euclides Fernandes e Gabriela Vilela

Realizado o IV Encontro dos conselhos inspetoriais da ADMA Brasil

A Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), segundo ramo da Família Salesiana, presente nas seis inspetorias do Brasil: Manaus, AM; Recife, PE; Campo Grande, MS; Belo Horizonte, MG, Porto Alegre, RS e São Paulo, SP, realizou no Instituto Pio XI, na Lapa, SP, o IV Encontro dos conselhos inspetoriais da ADMA. O encontro, coordenado pelo padre Sérgio Lúcio da Costa, delegado nacional para a ADMA no Brasil, reuniu mais de 20 participantes entre os dias 29 a 31 de julho.

Na pauta desenvolvida houve formação salesiana, partilha de experiências, estudo dos regulamentos e visitas ao Museu da Obra Salesiana em São Paulo (MOSB) e ao centenário Santuário Salesiano do Sagrado Coração de Jesus.

No último dia, os conselhos definiram propostas para os próximos passos em conjunto: em 2023, cada inspetoria vai celebrar congressos locais para animação e será realizado o V Encontro dos Conselhos no final de julho. E, em 2024, a ADMA Brasil deve participar, com toda a Família Salesiana, do Congresso Mundial de Maria Auxiliadora, em Fátima, Portugal.

Fonte: Pe. Sérgio Lucio da Costa, SDB

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil