Dom Bosco Hoje

Maio: “festança” salesiana

SC Carlos R. Minozzi

“Santidade é Alegria”, dizia a mensagem do Reitor-Mor à Família Salesiana no ano de 2004. Lembramo-nos dela agora por ser o mês de maio, justamente uma época em que a alegria da Família Salesiana mais vivamente se manifesta e a santidade se demonstra exemplar.

Para nós, salesianos, este mês oferece três motivos de grande festa. No dia 24 de maio, temos a maior delas, a comemoração de Nossa Senhora Auxiliadora, aquela que foi a mestra de Dom Bosco em sua missão e de quem nosso santo fundador declarou: “Foi ela quem tudo fez!”, ao se referir às obras salesianas ao redor do mundo.

Voltando no calendário, aqui no Brasil em 13 de maio se comemora a abolição da escravatura e nós, salesianos, comemoramos também o dia de Santa Maria Domingas Mazzarello, uma jovem sem estudo mas que tirou da escravidão da ignorância várias outras meninas, dando a essas jovens valor, cidadania e educação. Ela fundou, junto com Dom Bosco, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, um grupo da Família Salesiana dedicado à educação e que foi iniciado para ser um “monumento vivo a Maria Auxiliadora” como o afirmou Dom Bosco, na data de sua fundação.

Retrocedendo mais um pouco no calendário chegamos a 6 de maio, data em que se comemora o dia de São Domingos Sávio, um jovem de 14 anos que é certamente o maior exemplo de santidade nascida no oratório de Dom Bosco. Um menino capaz de, ainda na adolescência, compreender e afirmar que é “melhor morrer do que pecar”.

Sem dúvida nenhuma, essas três datas fazem de maio um mês muito significativo, alegre e de santidade para a Família Salesiana. Por isso, nós, que temos o carisma da alegria e o objetivo da santidade juvenil, promovemos nesses dias uma verdadeira “festança” salesiana.

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil