istock / Prostock-Studio

Falar com o coração!

Neste tempo pascal que estamos vivenciando na Igreja, é ressaltada a figura de uma mulher que corre atrás do seu amado e não descansa até que o encontre. É Maria Madalena. Ela sai de madrugada, no primeiro dia da semana, para prestar serviços fúnebres. Mas depois, vendo que a pedra do sepulcro está retirada e que o corpo de Jesus não está mais lá, ela começa a procurar.

Ela é diferente dos discípulos. Eles sentem medo, estão trancados. Ela, pelo contrário, não tem medo e se lança à procura do seu bem-amado Jesus. E quando o encontra, que alegria! E Dele, ela recebe uma grande missão: ir anunciar para os discípulos que Jesus ressuscitou! Ela o faz com a maior alegria e a maior presteza.

Neste Boletim Salesiano de maio, a figura da mulher é ressaltada em vários dos artigos: os 100 anos de presença das Filhas de Maria Auxiliadora na Amazônia. “Uma história a ser vivida como protagonistas, com e pelos jovens, contagiando com o testemunho de uma fidelidade alegre que irradia felicidade e desperta nos jovens a busca de sentido da própria vida”, ressalta a Ir. Carmelita Conceição.

Fernando Campos Peixoto afirma no seu artigo “Jesus, o Ressuscitado, e a ressignificação da mulher na sociedade” que “como cristãos, anunciadores da vida, crentes na ressureição”, devemos seguir “o exemplo de Jesus que resguardou o direito à vida e reconheceu a dignidade da mulher”.

Padre João Mendonça, tratando do Sínodo no artigo “Escutar o que o Espírito quer dizer à Igreja”, diz que está havendo uma preocupação muito grande para valorizar a mulher: “A corresponsabilidade eclesial, a partir da consciência batismal, insere a mulher não apenas em ministérios, mas nas estruturas de governo e nas decisões da ação evangelizadora em todos os níveis da vida eclesial”.

Na tradição salesiana, maio é um mês excelente para valorizarmos outra grande mulher: Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, Nossa Senhora Auxiliadora. O padre Osmar A. Bezutte, no seu artigo “Mês de maio no Oratório de Valdocco”, nos conta, a partir da experiência do padre Bonetti, como era vivido o mês mariano no Oratório de Dom Bosco em Turim. Eram realizadas muitas ações para incutir naquela comunidade o amor a Maria. E Bonetti diz que “o Senhor abençoou tais iniciativas e estes meios de caridade e de religião, e os coroou de frutos salutares. Para falar a verdade eu não me lembro de que a piedade e a moralidade tivessem florescido entre nós melhor do que até então. Os jovens aprendizes mostravam-se mais ativos e mais amantes do trabalho. Os estudantes eram mais afeiçoados aos deveres escolares. Professores e assistentes eram mais amorosamente compreendidos em suas canseiras”.

Maria Madalena anunciou a ressurreição de Jesus. Maria, a Mãe de Jesus, estava presente com os discípulos no início da Igreja, quando o Espírito Santo infundiu coragem para aqueles apóstolos saírem pelo mundo, com muito zelo, a dar testemunho de tudo o que tinham visto e ouvido.

Neste mês de maio, como Família Salesiana, somos convidados novamente a valorizar a figura dessas grandes mulheres e de todas aquelas que continuam a refazer, dentro da nossa família espiritual, os passos de Madalena e da Mãe de Jesus. Elas falaram com o coração. E o Papa Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, que celebraremos em 21 de maio, nos convida a todos a falar, a comunicar “com o coração”! A comunicação de coração a coração: “Basta amar bem para dizer bem”.

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail: ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Foto de capa
istock: Cultures Studio

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.