“Cristo nos salva e nos envia”: Este é o tema inspirador deste mês de agosto, dedicado às vocações e que tem como lema “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24). Na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, o Papa Francisco destaca três verdades que, segundo ele, são a coisa mais importante a ser anunciada; aquilo que nunca se deveria calar e que todos precisamos sempre escutar. Por isso foram escolhidas para serem refletidas no mês vocacional de 2020, 2021 e 2022. Portanto, esta é a 2ª verdade que estaremos refletindo neste ano.
Ao mesmo tempo, nós festejamos nosso fundador neste mês, celebrando a data do seu nascimento. Olhando para a vida de Dom Bosco percebemos que esta era a sua preocupação principal e o motivo de todo o seu envolvimento: fazer com que os jovens escutassem Jesus, a palavra de vida eterna. Tudo o que ele fez e realizou foi nesse sentido. Percebemos que ele se preocupou não somente com a salvação dos seus jovens, mas os enviou para que pudessem também eles fazer a experiência de serem portadores deste amor de Deus aos jovens e às classes populares, nas mais variadas atividades e lugares. Ao mesmo tempo, no seu dinamismo inovador, João Bosco fundou uma Família espiritual, a Família Salesiana. Família enviada ao mundo todo: hoje estamos em 132 países, para continuar a realizar a missão salvadora de Jesus.
O Boletim Salesiano deste mês destaca a figura do nosso Pai e Mestre, São João Bosco, mostrando nas entrevistas, nas reflexões, nos artigos e nos vídeos as diversas facetas vivenciadas por ele ao longo de toda a sua vida, e como tudo isso influenciou a vida dos articulistas e convidados para darem seus depoimentos. Desde o chamado feito por Deus no sonho dos nove anos, até o final da vida, ele foi aquele que escutou a palavra de Jesus, a vivenciou e a propagou através de um Sistema Preventivo que hoje é para nós não somente um método pedagógico, mas também um grande instrumento de evangelização. No Sistema Preventivo de Dom Bosco está contido o seu coração, um coração amante de Jesus e amante dos jovens.
No manual do “Jovem instruído”, na apresentação aos jovens, Dom Bosco diz uma frase que nos revela todo o seu coração, todo o amor que ele tinha pela salvação que Jesus nos trouxe. Escreveu assim: "Meus amigos, eu vos amo de todo o meu coração, e basta que sejais jovens para que eu vos ame muito. Encontrareis certamente livros escritos por pessoas muito mais virtuosas e instruídas do que eu, mas garanto-vos que dificilmente encontrareis alguém que vos ame mais do que eu em Jesus Cristo ou a quem interesse a vossa verdadeira felicidade mais do que a mim".
Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil