No dia 30 de novembro de 2021 foi realizada, no canal oficial da Rede Salesiana Brasil (RSB) no YouTube, a grande live musical do Dia de Doar UPV que, apesar do nome, não celebra apenas o dia destinado ao incentivo de doações, mas todo o trabalho desenvolvido pelas obras sociais salesianas do Brasil, durante os meses anteriores, na busca de intensificar a generosidade das populações locais em prol de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Este é o segundo ano em que a RSB, a partir do movimento União Pela Vida (UPV), adere ao Dia de Doar. O evento contou com as participações especiais da dupla Pedro Vitor & Mariana e do cantor Jean Lopes. A irmã Celene Couto, FMA, foi a host do evento.
As ações do Dia de Doar UPV beneficiaram mais de 70 mil famílias em situação de vulnerabilidade social por todo o Brasil, como o projeto “Pão Nosso”, da Paróquia Santo Antônio de Macaé, RJ, que atende cerca de 100 famílias e recebeu os alimentos oriundos da campanha feita pela Pastoral Escolar do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo) (foto).
Fontes: RSB-Social e Alysson Nogueira
As presenças salesianas da Inspetoria São João Bosco promoveram diversas ações, entre os meses de outubro e novembro, como parte da Jornada Missionária Salesiana 2021. Confira algumas delas:
No dia 30 de outubro, foi realizada a Ação Social Salesiana – Todos Irmãos, uma ação conjunta entre o Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida, a Basílica Nossa Senhora Auxiliadora, o Colégio Salesiano Santa Rosa e o Colégio Salesiano Região Oceânica. Na presença Salesiana de Belo Horizonte, a Semana Missionária Salesiana ocorreu nos dias 29 a 31 de outubro com o tema da encíclica do Papa Francisco, Fratelli tutti. A abertura da Jornada se deu através de uma live abordando o tema geral do evento.
A Jornada movimentou a presença salesiana em Vitória, ES, e envolveu toda comunidade em ações de animação pastoral entre os dias 25 e 31 de outubro. A programação contou com a participação de alunos e educadores do Cesam-ES, Colégio Salesiano Jardim Camburi, Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Oratório Festivo Salesiano, Pré-vestibular Dandara e UniSales.
Fonte: Inspetoria São João Bosco
A Rádio FM Dom Bosco de Fortaleza, CE, ficou em primeiro lugar no V Prêmio ADPEC de Jornalismo, na categoria Radiojornalismo, com a matéria especial: “Quem matou? Negro, pobre e da periferia, o perfil das vítimas de homicídio no Ceará”, produzida pelas jornalistas Jocasta Pimentel e Roberta Farias.
O resultado foi divulgado em 29 de novembro pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC). A reportagem, que foi exibida no dia 1 de novembro, no programa Informativo Dom Bosco, destaca o perfil da maioria das vítimas de homicídios em Fortaleza, com base em um estudo feito pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE).
Fonte: Jocasta Pimentel – Rádio FM Dom Bosco
Em meio aos tempos difíceis da pandemia da Covid-19, nasceu, em 2020, o Projeto Sacramento e Evangelização para pais, funcionários e educadores do Colégio Coração de Jesus, em Cuiabá, MT.
O objetivo do projeto era preparar os participantes para assumirem o caminho de iniciação à vida cristã, de inspiração catecumenal e promover a formação e a vivência da fé, resgatando e valorizando a catequese de adultos para testemunhar e transmitir o Evangelho, respeitando as características de cada idade e as condições culturais.
Todos os encontros foram realizados de forma on-line, com muito envolvimento e participação nas reflexões. Hoje, com os problemas de cunho religioso e até mesmo de não aceitação dos sacramentos, percebe-se o desejo dos participantes de estarem regularizados, para que possam assumir o compromisso até o matrimônio. O grupo tinha 11 participantes, sendo que cinco casais chegaram até ao matrimônio, recebendo todos os sacramentos que ainda não haviam feito. Foi uma experiência rica de formação e de expressão da fé.
Fonte: catequistas Edilaine Moreira, Elson Moreira, Micheli Castro, Gley Castro e irmã Vânia Auxiliadora Ojeda
Em 11 de dezembro de 2021, o Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, SP, recebeu a Procissão Memória, marcando o 72º aniversário de morte do Padre Rodolfo Komorek. A ação fez parte das comemorações pelos 80 anos da chegada do religioso salesiano em São José dos Campos e foi uma parceria entre a AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura) – organização social gestora do Parque, e a Paróquia Sagrada Família.
O Padre Rodolfo Komorek, missionário salesiano no Brasil, nasceu em 1 de agosto de 1890 na Áustria e foi enviado para São José dos Campos em 24 de novembro de 1949, para se tratar da tuberculose, falecendo com fama de santidade, no mesmo ano, em 11 de dezembro. O processo de beatificação e canonização, aberto em 1964, está em andamento. Um milagre atribuído à sua intercessão poderá beatificá-lo e, posteriormente, canonizá-lo, tornando-se o primeiro santo ligado diretamente à história do município.
Fonte: Canção Nova
Mais de 30 representantes do Grupo de Animação Missionária (GAM), da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora (São Paulo), se reuniram nos dias 6 e 7 de novembro de 2021, em Vargem Grande Paulista, SP, para a Jornada Missionária. Os jovens refletiram sobre espiritualidade salesiana e suas experiências pessoais, realçando sua vocação e missão no mundo.
A Jornada Missionária já é uma tradição nas presenças salesianas paulistas, sendo realizada em diversos lugares.
O Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana, SP, por exemplo, realizou, nos dias 30 e 31 de outubro, o Final de Semana Missionário com os alunos da equipe missionária e com os crismandos da Paróquia São João Bosco. Nestes dois dias, o grupo realizou visitas presenciais e on-line às casas das famílias da paróquia, oratório com as crianças da catequese, missas na paróquia, momentos de esporte e convivência.
Fonte: Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora
Com o intuito de promover um programa educativo cultural para os jovens da cidade de Juazeiro do Norte, CE, o Colégio Salesiano São João Bosco, em parceria com a Rádio FM Padre Cícero (104,5), remodelou e lançou o programa Conexão Jovem.
O programa, que vai ao ar todo sábado, das 13h às 15h, conta com a participação de professores, estudantes e demais colaboradores do Colégio Salesiano São João Bosco, que ajudam na produção e até mesmo na locução do programa, que trata sobre diversos temas ligados a juventude.
“Tendo em vista que uma das características da Congregação Salesiana é a integração entre as obras, o programa Conexão Jovem veio para fortalecer ainda mais esses laços”, afirma o coordenador administrativo da FM Padre Cícero, Francisco Freitas. Já o professor Pedro Vagner, que participa dando dicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ressalta a importância do programa “que presenteia nossos sábados com entretenimento, participações de jovens falando sobre suas ideias e desejos e que traz, acima de tudo, reflexões sobre a própria razão da existência”.
Fonte: Thaís Cândido – Nordeste Hoje
O UniSales recebeu o selo de “Instituição Socialmente Responsável” conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior pela participação na campanha 2021 do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
Ao longo do ano passado, os alunos de Fisioterapia e Nutrição realizaram atendimentos gratuitos aos pacientes com sequelas da Covid-19 na Clínica Integrada de Atenção à Saúde da Comunidade-Ciasc. Outras ações desenvolvidas pelo UniSales foram o treinamento on-line para cuidadores de idosos com foco no tratamento nutricional e as orientações para crianças com diabetes.
Fonte: Camila de Paula – Inspetoria São João Bosco
Cerca de 40 jovens da etnia Boe-bororo, de Meruri, MT, participaram Primeira Jornada Salesiana, entre os dias 19 e 21 de novembro de 2021. A atividade foi coordenada pelo padre Wagner Galvão, delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional e Ação Missionária, com a equipe inspetorial da Pastoral Juvenil Vocacional.
Além da equipe de Campo Grande que foi até Meruri para a Jornada, o encontro teve a participação do diretor da missão, padre Andelson Dias de Oliveira, e de outros salesianos da comunidade, como o padre João Bosco e o tirocinante Vinícius Martins, além das irmãs FMA: Maria Imelda Velasco Estrada, Eblin Yanessi Angel Perea, Maristela Muñoz e Elza Maria. Também participaram a Salesiana Cooperadora Bernadethe Campos de Paula, e os monitores indígenas Lauro Pariko e Agostinho Eibajiwu.
O tema do encontro foi “Mato Itae, Imode Taro Rakado” (“Venha a mim, eu te farei forte”). A proposta foi proporcionar um encontro pessoal dos jovens Boe-bororo com Deus no estilo da espiritualidade salesiana, sem desfazer os traços culturais do grupo.
Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso