Durante três dias intensos de reflexão, oração, partilhas e propostas, mais de 400 representantes das dez inspetorias da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) estiveram reunidos em Aparecida, SP, para o Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil. Também participaram do evento os inspetores e as inspetoras; os diretores-executivos da Rede; os coordenadores inspetoriais da Ação Social, da Comunicação e das Escolas da Rede Salesiana Brasil; e os coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil.
Realizado nos dias 28 a 30 de agosto, o evento teve como tema “Onde estão as juventudes? – Vinde e vede – No sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar” e teve como principal objetivo: “Identificar e interpretar os atuais cenários e apelos juvenis para fortalecer a identidade salesiana”, visando aprofundar a compreensão do carisma salesiano nas presenças e na ação da RSB.
“Onde estão as juventudes?
”Os participantes do Encontro seguiram um percurso que iniciou com palestras para aprofundar a compreensão sobre as realidades juvenis nas perspectivas social e política, da Igreja Católica e da Pastoral Juvenil Salesiana em âmbito internacional.
O Encontro Nacional da RSB começou com a Celebração Eucarística, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Nelson Francelino Ferreira, bispo de Valença (RJ) e Ex-Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.
Depois, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, os mais de 400 participantes assistiram à vídeo-mensagem enviada pela Madre-Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Chiara Cazzuola, que parabenizou a Rede Salesiana Brasil pela iniciativa. Padre Miguel Ángel Garcia, Conselheiro para a Pastoral Juvenil SDB, representando o Reitor-Mor, também saudou os participantes.
Os inspetores referentes da Pastoral Juvenil Salesiana no Brasil, Pe. Natale Vitali Forti e Ir. Alaíde Deretti, falaram sobre a alegria de realizar um Encontro presencial, que permitiu a tantos representantes de escolas, obras sociais, centros universitários, paróquias e comunidades salesianas de todo o Brasil se reunirem para refletir juntos sobre as juventudes. Padre Wagner Ferreira da Silva, da Comunidade Canção Nova – um dos grupos da Família Salesiana no Brasil – também fez sua saudação no evento.
Ainda no período da manhã, o Prof. Dr. Maurício Perondi, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conduziu a primeira palestra, com o tema “Para onde vão as juventudes? Tendências e oportunidades”. Na palestra com o tema “Ao seu lado”, Dom Nelson Francelino Ferreira refletiu sobre o Plano Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil.
A Pastoral Juvenil na perspectiva salesiana foi aprofundada pelos dois palestrantes seguintes. A Ir. Ivone Goulart Lopes, membro da Equipe Internacional do Âmbito da Pastoral Juvenil das FMA, tratou sobre "As Filhas de Maria Auxiliadora: uma Pastoral Juvenil sinodal para a vida de todos"; enquanto o Pe. Miguel Ángel García, conselheiro para a Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco, falou sobre “Uma Pastoral Juvenil que educa para o amor”.
No encerramento deste primeiro dia, os participantes do Encontro tiveram um Momento Cultural, com a apresentação da Clarin Cia de Dança.
“Vinde e vede”
A reflexão prosseguiu, no segundo dia do evento, com a Presidente da Rede Salesiana Brasil, Ir. Teresinha Ambrosim, e o Vice-presidente da RSB, Pe. Ricardo Carlos, que abordaram o tema “A significatividade da missão em rede”.
Em seguida, foi realizada uma mesa redonda, conduzida pelos coordenadores nacionais da Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. José Ricardo Mole e Ir. Nádia Caetano, sobre a importância da ação educativa pastoral para alcançar os resultados esperados como Rede Salesiana Brasil. No final da manhã, foram apresentados os projetos Identità e Educomunicação na Ação Social, como boas práticas do trabalho com as juventudes realizado nas presenças da Rede Salesiana Brasil.
No período da tarde, cada participante do Encontro pode escolher duas entre quatro oficinas sobre temas importantes para as juventudes no Brasil: “Identidade de gênero, diversidade e inclusão: uma pauta atual” foi o tema da oficina ministrada pela Profa. Dra. Clarice Souza Pinto, da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. O Prof. Dr. Moisés Sbardelotto, que integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e o Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), foi o assessor da oficina sobre “Habitar as redes sociais: rumo a uma presença plena”.
O tema “O honesto cidadão: participação social e política pelo bem comum” foi trabalhado por Igor Bastos, coordenador do Movimento Laudato Si' para países de língua portuguesa e espanhola. Já a temática da ecologia integral foi abordada na oficina “Tudo está interligado: o cuidado com a Casa Comum”, assessorada pela Ir. Laura Vicuña Pereira, catequista franciscana de origem indígena Kariri.
O terceiro dia foi dedicado às propostas concretas feitas pelas Inspetorias e para a aprovação do Manifesto às Juventudes, documento que foi elaborado a partir das contribuições dos participantes ao longo do Encontro e que apresenta 12 compromissos da Rede Salesiana Brasil com as juventudes.
Todo o conteúdo desta edição especial é baseado no material produzido por uma Equipe de Comunicação que funcionou verdadeiramente em Rede para a cobertura, em tempo real, do Encontro Nacional da RSB. A Equipe de Comunicação foi coordenada por Ir. Maike Loes, Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, e Pedro Barreto Elias, Coordenador Inspetorial de Comunicação da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora – SP. Colaboraram na produção e divulgação de textos, entrevistas, vídeos, fotos e conteúdos para as redes sociais: Janaina Carlos de Lima, Pedro de Moraes Freitas e Thiago Silva Santos (Escritório Rede Salesiana Brasil); Andréa Pereira e Ir. Maike Loes (Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – SP); Ana Caroline Laet, Giuliano Celms de Augustinis, Jenniffer dos Santos Silva, Pedro Barreto Elias e Pedro Henrique da Silva Melim (Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora – SP); Ana Cosenza, Euclides Fernandes Brites e Isabel Barros (Boletim Salesiano).