Com esta questão como tema central, a Rede Salesiana Brasil realizou, nos dias 28 a 30 de agosto, um Encontro Nacional, presencial, que reuniu cerca de 400 educadores de todas as partes do país e das mais diversas realidades salesianas para refletirem juntos sobre os fundamentos do nosso carisma como Família Salesiana.
Dom Bosco e Madre Mazzarello, no seu tempo, fizeram a mesma pergunta que se apresenta na atualidade da missão salesiana: Onde estão as juventudes? O que esses jovens fazem, pensam, querem e criam? Quais são seus principais anseios, suas dificuldades, seus problemas e seus sonhos? E quais são as respostas que querem de nós, educadores e educadoras, salesianos e salesianas?
Por isso, a realização do Encontro Nacional da RSB sobre as juventudes é um marco na trajetória da Rede e da Pastoral Juvenil Salesiana no Brasil. Neste Boletim Salesiano Digital, apresentamos algumas das reflexões, discussões e propostas feitas ao longo do Encontro, para ampliar o acesso a esse importante evento realizado pela Rede Salesiana Brasil.
Ao longo dos textos, vídeos e fotos desta edição do BS, seguimos o mesmo percurso feito pelos participantes do Encontro. O Prof. Dr. Maurício Perondi, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conduziu a primeira palestra, com o tema “Para onde vão as juventudes? Tendências e oportunidades”, para aprofundar a compreensão sobre as realidades juvenis nas perspectivas social e política.
Em seguida, com o tema “Ao seu lado”, Dom Nelson Francelino Ferreira refletiu sobre o Plano Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil, apresentando como a Igreja Católica está abordando as questões referentes às juventudes.
A perspectiva da Pastoral Juvenil Salesiana perpassou todo o Encontro Nacional, mas teve destaque em dois momentos. Primeiro, na apresentação dos documentos e reflexões que estão sendo feitas em âmbito internacional pela Pastoral Juvenil da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Depois, no segundo dia do Encontro, foi realizada uma mesa redonda com a proposta de discutir a PJS no Brasil, refletindo sobre as diversas realidades nacionais e educacionais.
O segundo dia foi dedicado também para que os educadores participassem de grupos de trabalho sobre algumas discussões que são prementes para as juventudes brasileiras, como a questão de gênero, a ecologia integral, a participação política e a comunicação nas redes sociais. Os principais pontos discutidos nessas oficinas temáticas também são apresentados nesta edição do Boletim Salesiano.
Durante todo o Encontro, os participantes foram convidados a contribuir na escrita colaborativa de um documento para ser apresentado às juventudes. Ao final do evento, foi aprovado o Manifesto às Juventudes, com 12 compromissos assumidos pela Rede Salesiana Brasil – um subsídio importante para a ação de todos os educadores das escolas, obras sociais, instituições universitárias, paróquias e outras casas salesianas do Brasil. O Manifesto às Juventudes também está disponível, na íntegra, nesta edição do Boletim Salesiano.
Ana Cosenza
Editora do Boletim Salesiano - Brasil
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847E-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Redes sociais
Isabel Barros
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura
Administração
Maria DantasCisbrasilW3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DFFone: (61) 3214-2300Home page: www.boletimsalesiano.org.br
O conteúdo desta edição especial é baseado na produção colaborativa de textos, entrevistas, vídeos, fotos e conteúdos para as redes sociais. A equipe de produção foi composta por: Janaina Carlos de Lima, Pedro de Moraes Freitas e Thiago Silva Santos (Escritório Rede Salesiana Brasil); Andréa Pereira e Ir. Maike Loes (Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – SP); Ana Caroline Laet, Giuliano Celms de Augustinis, Jenniffer dos Santos Silva, Pedro Barreto Elias e Pedro Henrique da Silva Melim (Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora – SP); Ana Cosenza, Euclides Fernandes Brites e Isabel Barros (Boletim Salesiano).
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.