Esporte e inclusão
O Colégio Dom Bosco – Centro em Manaus, AM, tem escolinhas de esportes nas quais os alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio têm a possibilidade de vivenciar as práticas esportivas como parte da formação pessoal e intelectual. As escolinhas oferecem esportes como Natação, Futsal, Vôlei, Basquete e Judô, além de Dança e Xadrez, nas quais é trabalhada a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
Para o professor do Curso Livre de Esportes Coletivos do Colégio, Erlan Monteiro, a motivação de trabalhar a inclusão em esportes como o Futsal, o Vôlei e o Basquete é “ver no rosto de cada aluno o brilho em realizar algo que para ele parecia impossível. Tornar possível é a forma mais linda de vivenciar, juntamente com eles e seus pais, as conquistas alcançadas de formas individuais mesmo estando em um esporte coletivo”.
O professor de Judô, sensei Gláucio Mendonça, relembra que o Colégio Dom Bosco foi a primeira instituição particular a integrar a modalidade de Judô às suas atividades, no ano de 1974. “Assumi a missão de reiniciar essa modalidade aqui no colégio como uma forma de homenagear o meu primeiro sensei”, conta ele.
Já para o professor André Dantas, da Natação, afirma: “A motivação maior é, como ex-aluno, poder contribuir com a missão salesiana e ajudar no crescimento da modalidade praticada dentro da escola, ensinando e mostrando que ela pode ser uma prática segura e prazerosa”.
O Colégio Dom Bosco-Centro também realiza o projeto chamado Dom Bosco Sonha Conosco, em parceria com a Cáritas Metropolitana de Manaus, que tem como intuito promover saúde, educação e qualidade de vida a crianças e adolescente em vulnerabilidade social. O destaque desse projeto é a inclusão dos imigrantes da cidade, em especial os venezuelanos, que, através dos esportes, da dança e da cultura, se sentem acolhidos pelo espírito salesiano e pela oportunidade de ter uma formação.
Incentivo às práticas desportivas
“Os esportes são meios eficazes de promover a saúde, a disciplina e a honestidade”, dizia Dom Bosco. Esse pensamento salesiano inspira os valores pedagógicos no Instituto Teresa Valsé em Uberlândia, MG. Nesta perspectiva, o Departamento de Esportes e a Equipe de Educação Física da escola promovem propostas de incentivo às práticas desportivas e às atividades físicas em prol da qualidade de vida, da saúde, da integração e do desenvolvimento integral das crianças, dos adolescentes e dos jovens.
O colégio destaca as aulas dinâmicas de Educação Física, que envolvem fundamentação teórica e prática das diversas modalidades e dinâmicas cooperativas de movimento.
“Ademais, os torneios de interclasse são vivências significativas e de total engajamento em todas as faixas etárias: Copa Mirim no Ensino Fundamental 1 e Jogos Internos no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio”, ressalta Ricardo Ramos Barbosa – coordenador do Departamento de Esportes do Instituto Teresa Valsé. Os dois torneios acontecem anualmente e envolvem centenas de estudantes dos três segmentos.
“Há que se destacar também a Escolinha de Esportes no contraturno para crianças e os Treinamentos Desportivos para adolescentes e jovens, os quais concretizam o pátio salesiano festivo, alegre e dinâmico. Aqui, no Instituto Teresa Valsé, os esportes motivam os projetos de vida dos estudantes e instigam a juventude alegre e saudável”, completa o coordenador.
Alunos e famílias unidos no esporte
No Colégio Dom Bosco de Americana, SP, muitas atividades esportivas que são modalidades olímpicas são desenvolvidas, como: Handball, Ginástica Rítmica, Vôlei, Karatê, Judô e Futebol. Mas, além dessas aulas extracurriculares, as atividades esportivas que unem os alunos e os seus familiares são muito esperadas e participativas.
Semanalmente, os alunos se reúnem para uma tarde esportiva, um momento para liberar as energias e trabalhar a mobilidade do corpo. Outro evento esperado é o passeio ciclístico, que reúne os alunos, pais e colaboradores em um passeio que pode ser percorrido em vários percursos diferentes, tendo desafios para os alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
E, neste ano de 2024, os alunos irão realizar as Olimpíadas Salesianas (SolSal), seguindo o tema do país sede das Olimpíadas 2024, Paris.
Todo mundo em movimento
O projeto "Eu, Você, Todo Mundo em Movimento", idealizado pelos professores Bruna, Fábio e Pedro, em parceria com os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio de Santa Inês, em São Paulo, tem como finalidade promover hábitos sustentáveis, como, por exemplo, a economia de energia elétrica e a produção de energia renovável.
Em tempo de Olimpíadas, essa etapa do projeto promoveu um desafio inusitado: pedalar, de forma coletiva, os mais de 9.000 km entre a capital paulista e a cidade sede dos jogos, Paris, na França. Para tal, os jovens alunos e os educadores do Colégio contaram com a presença e com o apoio das Irmãs Salesianas (FMA), demonstrando que, compartilhando esforços, toda tarefa fica mais fácil e agradável. Vamos pedalar? Eu, Você, Todo Mundo em Movimento...
Sport4Peace
O Instituto Laura Vicuña, em São José dos Campos, SP, implantou a ferramenta Sport4Peace, que tem contribuído para a formação integral dos alunos. A prática é realizar um “jogo dentro do jogo” que contribui para o desenvolvimento de atitudes positivas, valorização da pessoa e senso de equipe, propondo aos estudantes que coloquem em prática a “regra de ouro”: “Faça ao outro aquilo que você gostaria que fosse feito a você”.
O Sport4Peace tem um processo pedagógico que parte da relação individual e chega nas relações coletivas. Por meio de um dado próprio da ferramenta, os participantes das atividades esportivas percorrem também seis instruções:
1 – Dê o melhor de si! Jogue com garra e alegria.
2 – Jogue limpo. Seja honesto com os outros e consigo mesmo.
3 – Aguenta firme! Não desista, mesmo quando for difícil.
4 – Fique ligado! Respeite a todos. Cada um é importante.
5 – Comemore! Alegre-se com o seu sucesso e também com o do outro.
6 – Façam a diferença. Apenas juntos superamos grandes desafios.
Formação de atletas com o Projeto Rotas
Já o Instituto São José, também em São José dos Campos, SP, realiza o Projeto Rotas, para a formação de atletas e construção de valores do cidadão. O objetivo do projeto é desenvolver atletas com valores salesianos bem definidos que se tornem exemplos dentro do ambiente escolar e que representem a comunidade educativa em jogos externos, levando os valores trabalhados por onde passam.
O Projeto Rotas, conta com aulas extracurriculares de 100 minutos, realizadas uma vez por semana, especificas de cada modalidade: Voleibol, Futsal, Basquete e Handebol. Os professores são responsáveis por montar as equipes que serão representantes da escola em campeonatos externos. Essas equipes são escolhidas através da parte técnica e do envolvimento com o grupo. Caso algum atleta tenha problema disciplinar, este é chamado para uma conversa podendo até mesmo ser retirado da equipe caso seja reincidente.
Além de aperfeiçoar as habilidades especificas nas modalidades esportivas, ao serem inseridos em situação de jogo, os alunos aprendem a agir sob pressão e a trabalhar em grupo com um objetivo em comum. Por serem os representantes da instituição, são cobrados também quanto aos valores salesianos, unindo uma prática de vida saudável, formação de uma mentalidade de atleta e cidadãos de bem.
A ideia do projeto é levar um time forte, capaz de alcançar bons resultados dentro dos campeonatos selecionados, mas também um time com valores salesianos a fim de ser exemplo para a comunidade educativa e por onde passar.
Modalidades olímpicas
Por fim, é preciso destacar que muitas escolas da Rede Salesiana Brasil oferecem aos estudantes várias modalidades olímpicas, tanto nas aulas de Educação Física, quanto em cursos extracurriculares. É o caso do Colégio Coração de Jesus, em Cuiabá, MT, onde os alunos têm a oportunidade de praticar Basquete, Vôlei, Futsal, Natação e Judô.
No
Instituto Madre Mazzarello, em São Paulo, dos 18 cursos extracurriculares, 10 são modalidades esportivas olímpicas: Basquetebol; Esgrima; Futsal; Ginástica Artística; Ginástica Rítmica; Handebol; Judô; Tênis e Vôlei.
“Hoje nós atendemos, com essas modalidades, cerca de 65% de nossos estudantes. E cada modalidade, seja artística ou esportiva, tem um evento de culminância, em formato de apresentação, festival, amistoso ou campeonato”, esclarece Corjesus Costa, coordenador de eventos e projetos extracurriculares do Mazzarello.
Além disso, o Mazzarello conta com projetos de esportes para as famílias, como o Festival De Vôlei de Praia, futebol dos pais e treinos de voleibol para mães e comunidade em geral.
Esta matéria foi escrita com a colaboração de: Erlan Monteiro de Souza – professor do Curso Livre de Esportes Coletivos no Colégio Dom Bosco-Centro, Manaus; Ricardo Ramos Barbosa – coordenador do Departamento de Esportes do Instituto Teresa Valsé, Uberlândia; Karina Sousa Silva Santos – coordenadora pedagógica do Instituto São José, São José dos Campos; Corjesus Costa – coordenador de eventos e cursos extracurriculares do Instituto Madre Mazzarello, São Paulo.