Família Salesiana

Integração e ação social por meio do esporte

No amplo movimento em favor das juventudes iniciado por Dom Bosco, cada grupo da Família Salesiana segue à sua maneira o carisma do fundador. Nos esportes como pedagogia de ação educativa e de integração social não é diferente. Conheça aqui alguns projetos realizados pela Canção Nova, em Cachoeira Paulista; pelos Salesianos Cooperadores de São João del Rei e pela União dos Ex-alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Petrolina.
Karatê - Feira Inter 2023 / Crédito: Letícia Ferreira
Futsal - Feira Inter 2023 / Crédito: Letícia Ferreira
Festival de Ginástica Rítmica 2023 / Crédito: Letícia Ferreira
Festival de Judô 2023 / Crédito: Ana Carolina Gomes Leme

Cia. de Artes e Esportes Canção Nova
A Cia. de Artes e Esportes pertence à Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, mantida pela Fundação João Paulo II, e seus principais objetivos são propiciar formação atlética e artística, realizar atividades físicas e desenvolver a união e o espírito de equipe.

“O pilar da Cia. de Artes e Esportes é atuar com responsabilidade social e promover a socialização infantojuvenil. O esporte e a arte são grandes laboratórios que têm o poder de transformar e cativar o aluno, bem como as famílias”, afirma Ana Carolina Gomes Leme Portugal Branco, coordenadora da Cia. de Artes e Esportes.

O público são crianças em situação de vulnerabilidade social, financeira e emocional. Em 2023, a obra atendeu cerca de 640 crianças e jovens, sendo: 37 no Atletismo, 59 no Futsal, 122 no Judô, 65 no Karatê, 198 no Ballet, 148 na Ginástica Rítmica e 11 na Dança Livre.

Ginástica Rítmica - A modalidade atende crianças e jovens de 4 a 18 anos. “É um esporte que envolve muita elasticidade, dança, com movimentos que trabalham o corpo todo, por isso, desenvolve na criança a coordenação motora, o trabalho em equipe e a disciplina”, ressalta Ana Carolina. Nesta modalidade, é realizado anualmente um Torneio Interno, além do Festival de Ginástica Rítmica, onde são elaboradas coreografias para a apresentação final do ano.

Judô - “O Judô é um esporte que exige disciplina e respeito, aliados à técnica. O nosso Judô atende crianças a partir de 4 anos até adultos. Para as crianças mais novas é muito bom para se desenvolverem e ganharem segurança e confiança no que fazem aqui, refletindo na sua vida pessoal”, prossegue a coordenadora. Anualmente é realizado o Festival de Judô, voltado para o público interno que, além de trazer a experiência de competir, proporciona um momento de socialização e convívio.

Karatê - É uma arte marcial japonesa e um método de ataque e defesa que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas. Ana Carolina explica que o Karatê é um esporte que pode ser de dois tipos: mais voltado para a luta ou o “kata”, que são movimentos mais marcados que mostram os golpes. Anualmente a Cia. de Artes e Esportes realiza a Copa de Karatê, aberta para outras academias.  

Futsal - É um dos esportes mais populares entre as crianças, que se sentem atraídas, principalmente, pelo torneio interno, envolvendo os alunos do futsal de todas as unidades.

“Com a nova quadra poliesportiva que está sendo finalizada no nosso complexo, o projeto futuro é trazer o vôlei e o basquete, voltar com o atletismo e organizar mais competições internas, além da possibilidade de participarmos de outras competições externas ou de receber outras escolas em nosso espaço, promovendo a troca de experiências entre as crianças”, considera a coordenadora.

“Acima de tudo, como nós fazemos parte da Rede de Desenvolvimento Social da Canção Nova, nosso objetivo é construir homens novos para o mundo novo”, finaliza.

Conheça a Canção Nova
A Canção Nova é uma comunidade carismática católica e um dos grupos da Família Salesiana. Foi fundada pelo Monsenhor Jonas Abib e, embora tenha iniciado com um pequeno grupo de jovens dispostos a fazer a experiência de vida em comunidade, na década de 1970, hoje é uma associação presente em diversos estados do Brasil e no exterior.

“A Comunidade Canção Nova tem a missão de evangelizar, comunicar Jesus e a vida nova que Ele veio trazer, pelos Encontros e, de maneira preferencial, mas não exclusiva, através dos meios de comunicação social. Ela atua também nas áreas da educação, da saúde, das artes, da cultura e da promoção social, com o objetivo específico de contribuir concretamente na transformação do ser humano e das estruturas sociais.”

Projeto Kairós e o Oratório Salesiano

O Projeto Kairós, realizado na Paróquia Dom Bosco de São João del Rei, MG, é “uma extensão do Oratório Salesiano”, como bem define um de seus organizadores, o Salesiano Cooperador José de Paula Machado Silva, mais conhecido como Tikin. E quando ele conta como esse projeto começou, vemos que a história tem mesmo muitas semelhanças com aquele primeiro Oratório fundado por Dom Bosco em Turim, na Itália!

“O projeto foi criado 05/04/2018 por dois policiais militares, o sargento Veríssimo, hoje na reserva, e o sargento Márcio, ainda na ativa. Quando faziam seu trabalho na região em que fica nossa paróquia, muitas vezes eles foram acionados para tirar os jovens que invadiam uma quadra de esportes do Bairro São Geraldo para jogar futebol. Foi assim que surgiu a ideia: ‘Por que não abrir a quadra’? O número de meninos que participavam dos jogos cresceu tão rápido que eles recorreram ao padre Roberto Modesto, que era o nosso pároco na época, e ele prontamente abriu as portas do oratório”.

Desse momento em diante, o projeto foi abraçado Salesianos Cooperadores da Paróquias, com o apoio do padre Roberto, depois do padre Ricardo Sacramento e, atualmente, tem o apoio do pároco, padre Antídio Andrade de Carvalho.

Hoje o Projeto Kairós recebe cerca de 70 crianças e jovens entre 8 e 17 anos de idade, todos os sábados, das 7h às 12h30. Há seis colaboradores voluntários, que atuam junto com os padres salesianos. “Iniciamos as atividades sempre com um lanche e depois fazemos uma reflexão, abordando vários temas, como comportamento escolar, comportamento familiar, perigo das drogas e do álcool, sexualidade e respeito e amor ao próximo. Depois, é claro, temos um momento de oração. E vamos para as atividades esportivas, que encerramos com um delicioso almoço. Todas as refeições são doadas”, explica José de Paula.

Os jovens participantes do projeto estiveram nos Jogos Intersalesianos de 2023, realizados em Niterói, RJ, e disputam o campeonato de base de São João del Rei nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15. “O futebol é uma grande atração para as crianças e os jovens, mas nosso principal objetivo é tirá-los das ruas e da marginalidade. O Sistema Preventivo de Dom Bosco é nossa maior inspiração”, completa José de Paula.

Conheça os Salesianos Cooperadores
A Associação dos Salesianos Cooperadores foi criada pelo próprio Dom Bosco, em 1876, e é composta por homens e mulheres que vivem o espírito salesiano como leigos e leigas, nas situações cotidianas da vida e do trabalho. O Salesiano Cooperador forma com os familiares uma Igreja Doméstica, contribui para o crescimento humano e cristão dos seus membros e, como leigo, difunde os valores do carisma salesiano no próprio ambiente.

Para tornar-se Salesiano Cooperador, a pessoa deve procurar o Centro Local mais próximo de sua realidade de vida e participar de um programa de formação inicial, necessário ao seu próprio discernimento vocacional. Clique para mais informações no site dos Salesianos Cooperadores Região Brasil.

Domingo dos Ex-alunos em Petrolina

Desde o ano passado, a Pastoral do Esporte da União dos Ex-alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, PE, realiza o Domingo dos Ex-alunos, evento que une a prática de esportes, a solidariedade e a convivência fraterna.

A cada edição são promovidos jogos amistosos entre ex-alunos, alunos e professores do colégio, nas modalidades de Basquete, Vôlei e, mais recentemente, Handebol. A acolhida sempre é feita por uma das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora ou por um membro da União dos Ex-alunos.

Em 2024, também foram iniciadas as ações sociais, como o Domingo de 17 de março, que reuniu os ex-alunos com jovens atletas de Basquete da Escola Municipal Manoel Nunes da Cruz, da comunidade de Poço da Cruz, zona rural de Petrolina. Os ex-alunos salesianos ofereceram treino e doaram material esportivo. Após o lanche, foi realizado um jogo amistoso com times mistos, entre os ex-alunos salesianos e os convidados.

Conheça o Movimento dos Ex-alunos
O Movimento dos Ex-alunos surgiu da iniciativa de um pequeno grupo de antigos aprendizes do Oratório de Valdocco (Itália), guiados pelo chefe da encadernação, Carlos Gastini. Eles se apresentaram a Dom Bosco, no dia 24 de junho de 1870, para manifestar-lhe gratidão.

Atualmente, tanto a União dos Ex-alunos e Ex-alunas de Dom Bosco quanto a União das Ex-alunas e Ex-alunos das Filhas de Maria Auxiliadora tornaram-se confederações mundiais e são reconhecidas como grupos oficiais da Família Salesiana. Se você estudou em uma escola dos Salesianos de Dom Bosco ou das Filhas de Maria Auxiliadora, procure a União dos Ex-alunos e continue vivenciando o ambiente salesiano e sua espiritualidade.

Reveja
Instituições Universitárias Salesianas – IUS

A seguir
Igreja

Baixe esta matéria em PDF
© 2024 Copyright - Boletim Salesiano Brasil