Editorial

A dimensão salesiana do pátio

Foto: istock / shironosov

Fico imaginando os pátios do Oratório de Dom Bosco em Valdocco, na Itália. Era uma alegria só. Dom Bosco, na biografia de Miguel Magone, diz que ele, “no recreio, como que perdia a noção das coisas: todos os recantos do amplo pátio desta casa eram batidos pelos pés do nosso Magone; não havia jogo em que ele não fosse dos primeiros. Mas ao sinal do estudo, das aulas, do repouso, do refeitório, da oração, interrompia tudo e corria a cumprir os seus deveres. Era maravilhoso ver aquele que era a alma do recreio e que tudo punha em movimento, como se fosse comandado por uma máquina, ser o primeiro nos lugares onde o dever o chamava”.

Sabemos que Dom Bosco sempre valorizou o pátio não apenas como um lugar para práticas esportivas ou para se divertir, mas como um lugar educativo, um lugar onde os jovens construíam seus relacionamentos de amizade através dos esportes. Um lugar onde educandos e educadores podiam se relacionar de maneira descontraída, fazer amizade, e, a partir das práticas esportivas, podiam criar um clima de família. Por isso o pátio era também um lugar “sagrado”, pois a fórmula de santidade apresentada por nosso Pai e Mestre era esta: “Estar sempre alegres e cumprir os próprios deveres”.

O Reitor-Mor nos recorda, nas páginas deste Boletim Salesiano, a frase que Dom Bosco dizia: “Recordai-vos de que a educação é coisa do coração, e de que só Deus é o dono dele, e nós não poderemos conseguir nada, se Deus não nos ensinar a arte dele, e não nos entregar as suas chaves” (MB XVI, 447). Ele percebeu, como educador que era, que a prática esportiva tinha um caráter evangelizador.

O Papa Francisco disse recentemente que “o esporte está assumindo um papel cada vez mais importante na sociedade, moldando o dia a dia de muitas pessoas. É uma forma de aproveitar o tempo livre, que desperta interesses e oportunidades de encontro, aproxima, cria comunidade, dinamiza a vida de forma ordenada e promove sonhos, especialmente nas gerações mais jovens”.

Este Boletim Salesiano tem como tema central o “Esporte”. Comemorando os duzentos anos do sonho de Dom Bosco, queremos valorizar a dimensão do “pátio salesiano”, como um lugar sagrado e privilegiado. O sonho dos nove anos inicia com um grupo de jovens que estavam brincando. E, por isso, apresentamos aos nossos leitores diversas experiências e projetos realizados pela Família Salesiana do Brasil, relacionados com os esportes. Temos como missão trabalhar com e para os jovens. Por isso valorizamos, como nosso fundador, os esportes como meio de evangelização e de educação.

O esporte pode ser extremamente benéfico para os jovens, oferecendo uma variedade de vantagens que vão além do simples condicionamento físico. Conhecemos esses benefícios: saúde física, desenvolvimento mental, habilidades sociais, disciplina e autocontrole, hábitos saudáveis, entre outros. Por isso é importante valorizar e incentivar as práticas esportivas nas nossas Obras.

Caro leitor, desejamos boa leitura. Que estas páginas sirvam de incentivo para que, como Dom Bosco, valorizemos cada vez mais a educação integral dos nossos jovens. Que todos eles possam sentir que esta é a maneira salesiana de educar com o coração, também quando praticamos esportes.

P. Tarcizio Paulo Odelli, SDB,
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

Expediente

Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Coordenadora Executiva da RSB
Maria Dantas

Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Sumário

A seguir
Mensagem do Reitor-mor

© 2024 Copyright - Boletim Salesiano Brasil