Entre os dias de 16 de fevereiro e 12 de abril, 230 Salesianos de Dom Bosco, representando todas as inspetorias e visitadorias do mundo, participaram das discussões do 29º Capítulo Geral da Congregação (CG29), com o tema "Apaixonados por Jesus Cristo, dedicados aos jovens".
O CG 29 foi realizado na histórica Casa-Mãe de Valdocco, em Turim, na Itália, onde os capitulares representaram uma Congregação composta por 13.750 religiosos salesianos consagrados, organizados em 92 inspetorias e visitadorias, presentes nos cinco continentes.
O Capítulo foi um espaço para discutir e deliberar sobre os rumos dos Salesianos nos próximos anos, refletindo o tema central do encontro em três núcleos de trabalho:
Núcleo 1 - Animação e cuidado com a verdadeira vida de cada salesiano.
Núcleo 2 - Juntos - Salesianos, Família Salesiana, Leigos - "com" e "para" os jovens.
Núcleo 3 - Uma corajosa verificação e replanejamento do governo da Congregação em todos os níveis.
Os participantes também elegeram o novo Reitor-Mor, padre Fábio Attard, e seu Conselho Geral.
Padre Fábio Attard é eleito Reitor-Mor
No dia 25 de março, após uma intensa jornada de discernimento sinodal, elegeram o padre Fábio Attard como Reitor-Mor, para conduzir a Congregação Salesiana, como 11º sucessor de Dom Bosco, pelos próximos seis anos.
Nascido em 23 de março de 1959 em Gozo, Malta, padre Fabio Attard cresceu em Victoria, onde frequentou escolas primárias e secundárias públicas. Sua vocação começou a tomar forma durante os anos que passou no Seminário Maior de Gozo (1975-1978). Posteriormente, iniciou o aspirantado salesiano no Savio College em Dingli, Malta, passando depois à preparação para o noviciado em Dublin. Em 8 de setembro de 1980, emitiu a profissão religiosa como Salesiano de Dom Bosco em Maynooth, Irlanda. Foi ordenado sacerdote em 4 de julho de 1987, e iniciou um ministério profundamente enraizado na cura pastoral e na pesquisa acadêmica.
De 1988 a 1991, fez parte do grupo de Salesianos que iniciaram a nova presença da Congregação na Tunísia, num contexto de prevalência não cristã, onde lançou as bases do serviço evangélico e educativo. De volta a Malta, assumiu funções de liderança como reitor da Escola Salesiana de São Patrício e do Oratório Salesiano, onde atuou de 1993 a 1996.
Em 2008, foi eleito Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil durante o 26º Capítulo Geral. Reeleito para um segundo mandato em 2014, ocupou esse cargo até 2020, guiando a Congregação em sua missão para e com os jovens. Sob a sua coordenação, foi publicado o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana (2013), um documento fundamental que oferece diretrizes atualizadas para o trabalho pastoral salesiano em nível mundial. Padre Attard promoveu iniciativas em nível mundial como o Congresso Internacional sobre Pastoral Juvenil e Família (Madri, 2017) e coordenou as atividades voltadas para o enfrentamento de problemas como a marginalização, a pobreza e as migrações.
Além disso, fortaleceu os programas de voluntariado missionário e consolidou a educação técnica e profissional (TVET) mediante iniciativas como Don Bosco Tech Africa e Don Bosco Tech ASEAN, representando os Salesianos em importantes fóruns internacionais dedicados a políticas de juventude, migração e emprego juvenil em Bruxelas e Nova York.A sua contribuição para a Igreja foi reconhecida em 2018, quando o Papa Francisco o nomeou consultor do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Sua participação no Sínodo dos Jovens (2018) evidenciou o seu compromisso de dar voz aos jovens e promover uma maior integração na vida da Igreja.
Conselho Geral dos Salesianos
Após a eleição do Reitor-Mor, padre Fabio Attard, e da confirmação do padre Stefano Martoglio como seu Vigário, os Salesianos reunidos no Capítulo Geral 29 elegeram os membros do Conselho Geral da Congregação, que dará apoio ao Reitor-Mor nos próximos seis anos.
O Capítulo Geral escolheu o padre Silvio Roggia para o cargo de novo Conselheiro Geral para Formação. O padre Rafael Bejarano foi escolhido para Conselheiro Geral da Pastoral Juvenil. O padre Fidel Maria Orendain foi eleito como Conselheiro Geral para a Comunicação Social. Para as Missões, foi indicado o padre Jorge Mario Crisafulli. Também foi eleito o padre Gabriel Stawowy para Ecônomo Geral.
Foram concluídas em seguida as eleições para os cargos de Conselheiros Regionais. Seis nomes são reconduções e dois são novos: para Conselheiro Regional para a Ásia Leste-Oceania foi escolhido o birmano Pe. William Matthews; e para as duas novas regiões africanas foi eleito o ruandês Pe. Innocent Bizimana, como o primeiro Conselheiro Regional da nova Região África Leste e Sul, enquanto o camaronês Pe. Alphonse Owoudou, fica como Conselheiro Regional para a recém-criada Região da África Central e Ocidental.
Na Região Mediterrânea, mantém-se como Conselheiro Regional o Pe. Juan Carlos Pérez Godoy. Cumprem também o segundo mandato consecutivo o Conselheiro Regional para a América Cone Sul (que inclui o Brasil salesiano), Pe. Héctor Gabriel Romero; o Conselheiro Regional para a Ásia Sul, Pe. Michael Biju, o Conselheiro Regional para a Região Interamérica, Pe. Hugo Orozco Sánchez; e o Conselheiro Regional para a Europa Centro-Norte, Pe. Roman Jachimowicz.
O Capítulo Geral 29 da Sociedade de São Francisco de Sales elegeu como Reitor-Mor e 11º sucessor de Dom Bosco o padre Fábio Attard. Veja a seguir quem ocupou esse cargo na Congregação Salesiana ao longo da história.