Educação

Escolas salesianas iniciam o ano ancoradas na esperança

A Estreia 2025 foi a base para eventos de formação pedagógica e integração de educadores e alunos em muitas das 97 escolas e 14 instituições de Ensino Superior da Rede Salesiana Brasil. Veja os exemplos!
Com informações: Inspetorias Salesianas

No início do ano letivo, muitas das 97 escolas e 14 instituições de Ensino Superior da Rede Salesiana Brasil tiveram o tema da Estreia 2025 – Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens – como base para as Semanas Pedagógicas e outras atividades de formação de educadores. Essas atividades se destacaram pela realização não apenas nas unidades de ensino, mas também de forma integrada, reunindo educadores de várias escolas e permitindo o compartilhamento de saberes e experiências.

Formação continuada nas Inspetorias
A Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEISSP), pertencente à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), realizou na manhã de 22 de janeiro o Encontro Pedagógico-Evangelizador, contextualizado a partir do tema da Estreia 2025 – “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”. Os “educadores-velejadores” das escolas de São Paulo e os convidados das escolas do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, reunidos em seus “portos” escolares, assistiram, refletiram, navegaram, ancoraram e compartilharam os pontos mais relevantes sobre duas palestras ministradas na modalidade online e transmitidas pelo canal da BAP no Youtube.

Os temas e os palestrantes convidados foram: Escola em Pastoral: a Salesianidade como base do socioemocional para cuidar das emoções divertidamente (Anderson Leal – gestor Educacional da Rede Salesiana Brasil) e Neurociência, Prática Pedagógica e Aprendizagem Efetiva (Drª Leonor Guerra – médica, neuropsicóloga, professora da UFMG e Coordenadora do Programa de Extensão NeuroEduca, pioneiro na formação de professores no campo da Neurociência). Os “educadores-velejadores” que participaram desse grande encontro formativo construíram durante o evento um mural virtual, eternizando suas presenças e percepções.

Já a Inspetoria Madre Mazzarello (BMM) realizou, entre 14 e 17 de janeiro, visitas inspetoriais dos âmbitos Pedagógico e de Comunicação às Semanas Pedagógicas de três unidades educativas em Goiás, marcando o início do ano letivo de 2025 com momentos de profunda comunhão e partilha de conhecimentos. As instituições contempladas foram o Instituto Maria Auxiliadora, em Goiânia, o Instituto Auxiliadora, em Silvânia, e o Patronato Madre Mazzarello, em Anápolis. Durante os encontros, educadores e gestores participaram de reflexões significativas sobre temas fundamentais para a prática educativa salesiana.

Os momentos formativos permitiram um maior alinhamento entre os participantes, com orientações fundamentadas no carisma salesiano, conectando diferentes âmbitos e fundamentando as reflexões nos temas do Jubileu 2025 e da Estreia salesiana, que nos convidam a uma caminhada de esperança junto aos jovens.

Colégios realizam atividades integradas
A formação de educadores para o trabalho com o tema da Estreia 2025 nas escolas aconteceu de forma integrada em algumas regiões. No dia 20 de janeiro, por exemplo, as comunidades educativas da Escola Salesiana São José e do Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas, SP, se reuniram para dar início à Semana de Planejamento 2025. O encontro marcou o começo de um ano letivo inspirado pelo tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”. No Auditório Artêmides Zatti, colaboradores foram homenageados por seu tempo de serviço e dedicação às instituições, e os novos membros das equipes pedagógicas e administrativas foram apresentados. Além disso, a Pastoral Juvenil Salesiana detalhou os objetivos e a mensagem central da Estreia 2025, promovendo a reflexão entre os participantes.

A Presença salesiana de Itajaí e Balneário, em Santa Catarina, aproveitou a festividade litúrgica de Dom Bosco, em 31 de janeiro, para reunir todas as suas frentes de atuação para a abertura oficial das atividades do novo ano. O encontro contou com a participação significativa de educadores e colaboradores do Parque Dom Bosco, do Colégio Salesiano Itajaí e do Colégio Salesiano Balneário.

Durante o evento, foram refletidos temas essenciais para a caminhada salesiana em 2025, entre eles a Estreia e a comemoração dos 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana. Essas reflexões reforçaram o compromisso da Missão Salesiana em estar junto dos jovens, levando esperança e formação integral.Nos dias 13 e 20 de fevereiro, os educadores do Salesiano Liceu Salvador e Salesiano Dom Bosco Salvador, respectivamente, participaram do primeiro encontro de formação de 2025, promovido pelo Núcleo de Formação Continuada. O evento teve como tema a Estreia de 2025 e a programação incluiu a palestra de Everidiana Sena, integrante do Núcleo, que aprofundou a reflexão sobre o papel da esperança em nossa vida e abordou o propósito individual de cada educador das escolas no mundo e na missão salesiana. Usando a analogia do girassol — que busca constantemente a luz e gera inúmeras sementes —, ela destacou que o legado de cada educador está nos frutos do seu trabalho, que, inspirados nos ensinamentos de Dom Bosco, impactam diretamente a vida dos jovens.

Semanas Pedagógicas
Foi muito significativo que várias escolas tenham colocado o tema “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens” como fundamento nas Semanas Pedagógicas e na acolhida aos professores para o ano letivo. É o que aconteceu, por exemplo, nos colégios dos Salesianos no Rio Grande do Sul.

A Estreia 2025 foi o centro da Semana Pedagógica realizada no Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, RS, nos dias 10 a 14 de fevereiro, e durante a Formação Pedagógica Pastoral com os educadores do Colégio Auxiliadora, nos dias 5 e 7 de fevereiro.

o Salesiano Leão XIII, em Rio Grande, RS, reuniu todos os colaboradores da escola em uma cerimônia realizada no dia 10 de fevereiro, durante a qual o coordenador de Pastoral, Aderba, apresentou o tema e o cartaz/capa da Estreia 2025.

As escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) também realizaram a Semana Pedagógica em cada uma das suas unidades, mas com o acompanhamento da Inspetoria e o tema conjunto “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”. No Colégio do Carmo de Guaratinguetá, SP, a programação foi realizada entre os dias 20 e 24 de janeiro. Além de discutirem a Estreia 2025, os educadores também foram convidados a refletir, à luz do triênio de comemoração dos 150 anos da Primeira Expedição Missionária das Filhas de Maria Auxiliadora, sobre sua missão como agentes transformadores na vida dos jovens.

No mesmo período, na capital paulista, o Instituto Madre Mazzarello promoveu a sua Semana Pedagógica com o tema: “Esperança: Espírito aberto, coração confiante e mente clarividente”. Durante esses dias, os educadores participaram de momentos de reflexão, formação e planejamento, reafirmando a importância da educação como ferramenta de transformação e inspiração.

A Semana Pedagógica do Colégio Auxiliadora, de Campos Novos, SC, aconteceu de 27 a 31 de janeiro e foi um momento especial de preparação para o ano letivo. Toda a semana foi guiada pelo tema da Estreia 2025: O foco foi mostrar como ser esperança, viver na esperança e viver a esperança é o que move os colaboradores do Auxiliadora para, junto com as crianças e jovens, planejar, sentir e experienciar a santidade nas pequenas e belas coisas que a vida proporciona.

Acolhida aos jovens e às famílias
Inspirados pelo tema da Estreia Salesiana de 2025, “Ancorados na esperança peregrinos com os jovens”, os educadores do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul, SC, organizaram a acolhida dos estudantes, do Berçário ao 3º ano do Ensino Médio, para o início do ano letivo.

Já o Colégio Salesiano Região Oceânica, em Niterói, RJ, iniciou o ano com o evento “Família na Escola”, em 22 de fevereiro. A partir do tema da Estreia Salesiana de 2025, os educadores desenvolveram uma série de atividades, apresentações e oficinas com o intuito de aproximar e estreitar os laços dos alunos e seus familiares no ambiente escolar. Na edição de 2025, as oficinas exploraram o termo “mão na massa” e as famílias aproveitaram bem o tempo com os alunos, produzindo obras artísticas, escrevendo mensagens de esperança, plantando girassóis e explorando a imaginação.

Outro exemplo importante do trabalho junto com os jovens a partir do tema da Esperança foi a 2ª Jornada Salesiana, realizada com os alunos do Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna de Araçatuba, SP, entre os dias 14 e 16 de março no UniSALESIANO. O evento promoveu momentos de reflexão, dinâmicas e vivências pastorais para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

A jornada foi acompanhada pelo pró-reitor de Pastoral, padre Paulo Jácomo, SDB, e contou com a assessoria do diretor do evento, Bruno Henrique Ferreira Carvalho. O coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano, José Valentim da Silva Filho, que também atuou como diretor da Jornada, destacou a importância da experiência na formação dos jovens. “A jornada é um convite para que os jovens se sintam parte de algo maior, entendam a importância da espiritualidade em suas vidas e percebam que a esperança é uma âncora que nos mantém firmes diante dos desafios”, afirmou.

Nas Instituições de Ensino Superior
A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, MS, é outra instituição de Ensino Superior que deu início à sua semana de formação docente promovendo reflexões inspiradas no tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”. A acolhida dos professores aconteceu na noite de 3 de fevereiro, com um discurso do reitor da UCDB, padre José Marinoni, que abordou princípios fundamentais para a educação a partir das mensagens do Papa Francisco.

Em sua fala, P. Marinoni destacou trechos de um pronunciamento do Papa em 2014 sobre educação. “Os professores são os primeiros que devem permanecer abertos à realidade, com a mente sempre aberta para aprender. Se um professor não está disposto a aprender, ele não é um bom professor”, ressaltou o reitor. Ele também enfatizou a importância da coerência e do testemunho na formação dos jovens. “Um educador transmite conhecimentos e valores com suas palavras, mas só será incisivo se acompanhar essas palavras com testemunho e coerência de vida. Sem isso, não é possível educar”.

Fontes: Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos São Paulo), Inspetoria São Luiz Gonzaga (Salesianos Nordeste), Inspetoria São Pio X, Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), Inspetoria São João Bosco (ISJB).

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Publicidade

A seguir
Ação Social

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil