Salesianidade

É possível ser Santo nos passos de Dom Bosco?

Fernando Campos Peixoto, SDB
É possível hoje ser santo seguindo os passos de Dom Bosco? Quais são os ensinamentos que o santo dos jovens traz para a atualidade?

Deus ofereceu à Igreja um grande presente: Dom Bosco. E por isso, hoje, a Família Salesiana agradece a Deus por este grande exemplo de amor, dedicação, trabalho e santidade. Todavia, uma pergunta invade os corações nesse momento: é possível ser santo, ainda hoje, seguindo os passos de Dom Bosco?

Em primeiro lugar, deve-se compreender o que a Igreja entende por santidade. São os fiéis que “[...] praticaram heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus”. E ainda: “[...] o primeiro e mais necessário dom é a caridade, com que amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo por amor d'Ele. [...] pois, pela caridade para com Deus e o próximo que se caracteriza o verdadeiro discípulo de Cristo”.

Pedagogia do amor
Pode-se ver tais descrições caracterizadas na vida do santo dos jovens, Dom Bosco. Ele soube corresponder ao amor de Deus de forma heroica. Amou os seus e amou-os até o fim. Gastou a sua vida pelo outro, especialmente pelos jovens pobres e abandonados de Turim. Desde muito pequeno, empenhou-se por viver santamente. Suas atitudes tornaram-se um modelo verdadeiro de virtudes. E o melhor: ele quis transmitir tudo isso aos jovens.

Com o intuito de enriquecer os pobres e demonstrar a sua dignidade, amou os jovens, colocando-se à disposição de cada um por amor a Deus. Ofereceu-lhes condições dignas e oportunidades para a vivência da santidade. Ensinou-lhes que todos são dignos e que Deus tem predileção por cada coração sincero e humilde.

Assim sendo, Dom Bosco enriqueceu o mundo com seu modo de vida, sua doação e seu amor à juventude. Fez-se pobre por amor aos seus meninos, e com eles viveu a sua santidade. Fez isso de maneira simples, em meio a um ambiente de vivência e prática de virtudes, sobretudo a da caridade. Mesmo com suas dificuldades humanas, pois era feito da mesma condição de qualquer pessoa, Dom Bosco viveu sempre com muita alegria e confiança em Deus, assumindo com zelo a condição de santidade. Entregou-se sem reservas à graça de Deus, que, por sua vez, também atuou sem pequenez em seu favor.

Qual é o caminho de Dom Bosco para a santidade?
A Escola Salesiana da Santidade, ao longo da história, tem formado grandes homens e mulheres, santos e santas para a Igreja e para o mundo. Santos que Dom Bosco conheceu em vida, como São Domingos Sávio e Madre Mazzarelo. E tudo isso foi possível seguindo apenas três passos simples: alegria, trabalho bem feito e criatividade em conquistar almas para Deus (caridade).

Este mesmo caminho também é indicado pelo Papa Francisco em sua exortação apostólica pós-sinodal Querida Amazônia, n 80: “Hoje é indispensável mostrar que a santidade não priva as pessoas de forças, vida e alegria”.

Nesse sentindo, a escola de santidade salesiana é possível a todos.

E como ter certeza de que o caminho ensinado por Dom Bosco é correto?
De um modo bem simples: apenas olhando a história de suas fundações, dentre elas, por exemplo, a Sociedade de São Francisco de Sales e as Filhas de Maria Auxiliadora; caminho de santidade reconhecido pela Igreja através de seus frutos. Esses são os santos e beatos que seguiram os passos de Dom Bosco. São as flores que, no jardim salesiano, embelezam os céus. Flores que a Igreja recolheu, reconheceu e apresenta a todos os cristãos como modelos de santidade. Alguns deles:

São Luis Guanella - Itália (1842-1915) 

São Luigi Versiglia – Itália (1873-1930) 

Beata Laura Vicuña - Chile (1891-1904)

Beata Alexandrina da Costa – Portugal (1904-1955)

Beato Zeferino Namuncurá - Argentina (1886-1905)

Beato Artemide Zatti – Itália (1880-1955)

Servo de Deus Dom Antonio Lustosa – Brasil (1886-1974)

Sevo de Deus Rodolfo Lunkenbein – mártir em terras brasileiras (1939-1976)


Nesse sentindo, a escola de santidade salesiana é possível a todos. Ela é feita, sobretudo, pela entrega a Deus através da vivência das virtudes do amor, da caridade e da alegria. E por tudo isso, agradecemos ao Senhor por Dom Bosco. Presente tão esplêndido para a Igreja e para cada jovem. Com alegria, sigamos o caminho da santidade proposto por Dom Bosco.

Fernando Campos Peixoto, SDB, é bacharel em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande, MS.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano