Celebrar a vida de Dom Bosco e torná-lo ainda mais conhecido e amado. Foi com esse propósito que, em 2015, no contexto das celebrações do bicentenário de nascimento do Santo dos Jovens, surgiu o “Semeando Alegria”, iniciativa baseada no envio de mensagens pelo celular sobre algum ensinamento de Dom Bosco ou aspecto de seu carisma. O projeto, idealizado pelo padre Denis Dutra, coordenador do Serviço de Orientação Vocacional na Inspetoria São João Bosco e diretor do Aspirantado Salesiano, começou já com data certa para acabar: seriam apenas 30 episódios, entre 16 de julho e 16 de agosto. No entanto, depois da festa do bicentenário, as pessoas que recebiam as mensagens pediram para o padre Denis dar sequência à iniciativa. Foi então que o sacerdote resolveu ressignificar o “Semeando Alegria”, que hoje está na plataforma Spotfy e é um dos programas de inspiração salesiana que pode ser acessado em podcast, formato que tem conquistado um número cada vez maior de ouvintes.
O “Semeando Alegria” também é enviado diariamente no “Bom Dia Salesiano” aos educadores e colaboradores da Inspetoria São João Bosco e divulgado em rádios geridas pelo padre João Carlos Ribeiro - um dos maiores incentivadores do projeto. A gravação é realizada pelo padre Denis direto do seu computador, com um aplicativo gratuito e o auxílio de uma interface de áudio. Após a gravação, ele mesmo edita e realiza o envio. Clique aqui para ouvir.
“Desde o início eu sempre enviava aos meus contatos telefônicos via WhatsApp. Até hoje é assim! Todavia, alguns deles se tornaram replicadores da mensagem e eu perdi o controle, fazendo-me perceber que o ‘Semeando Alegria’ não era meu, mas um apostolado, uma missão que Deus havia me confiado”, relata o salesiano que, diariamente, recebe mensagens de agradecimento pelos conteúdos enviados.
Com a cara da juventude
O distanciamento social durante a pandemia da Covid-19 fez com que o formato de podcast fosse ainda mais utilizado como recurso para encurtar essas distâncias e transmitir a mensagem salesiana. O “Vamos juntos”, por exemplo, programa idealizado pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Caetés, PE, nasceu em março deste ano como forma de oferecer aos jovens uma oportunidade de formação salesiana, eclesial e humana, mesmo sem a possibilidade de encontros presenciais. Clique aqui para ouvir o "Vamos juntos".
O projeto conta com o apoio do padre Antonio João Neto, delegado inspetorial para a Família Salesiana e atual responsável pela Pastoral Juvenil Salesiana da Paróquia São João Bosco de Caetés, em Abreu e Lima, PE. O “Vamos juntos” aborda assuntos variados ligados a tematicas sociais, liturgia, juventude e salesianidade. Fé e isolamento social, juventude e política e santidade da Família Salesiana estão entre os assuntos já tratatos no programa. “O cuidado está na perspectiva salesiana dos temas. Afinal, além de ser salesiano, quero propor para os jovens a visão de mundo que a nossa espiritualidade produz”, conta o padre Neto, explicando que alguns programas são especificamente orientados para serem experiências de oração ao estilo salesiano.
Um programa dedicado a Maria
O programa “Caminhando com Maria” também foi iniciado no contexto da pandemia, em 16 de julho de 2020, dia da padroeira do Instituto Nossa Senhora do Carmo de Guaratinguetá, SP. Com a proposta de difundir a devoção mariana, o programa é apresentado pela diretora do Instituto, irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano (irmã Teca). Desde seu lançamento, ele pode ser ouvido como streaming em tempo real, ou semanalmente, na web rádio educativa do colégio. Clique aqui para ouvir o "Caminhando com Maria".
A irmã Teca conta que a ideia veio após um convite do assessor de comunicação do colégio, Luiz Fernando Miguel. “Fui buscando o nome, criando os quadros, escolhendo as músicas e as participações”, explica a salesiana. Em seu primeiro ano de vida, o programa já abordou diversos assuntos, sempre contextualizados com a caminhada da Igreja no Brasil, no mundo e na Família Salesiana. “Também tenho um empenho em envolver temas juvenis e que sejam abordados pelos próprios jovens”, conta irmã Teca. Além dos temas marianos, o programa já discutiu assuntos como: Pacto Educativo Global, Campanha da Fraternidade, Sínodo dos Jovens e realizou algumas lives e entrevistas, como com a conselheira geral para as Missões do Instituto FMA, irmã Alaíde Deretti.
Para a irmã Teca, produzir e apresentar o programa é, ao mesmo tempo, um desafio e uma alegria: “Acho maravilhoso! Poder evangelizar por esses meios hoje é ser presença educativa nos novos pátios, é aproximar-se da linguagem juvenil...” e considera: “Acredito que, caso estivessem fisicamente entre nós, nossos queridos ‘Joãozinho’ e ‘Maìn’ também teriam seus podcasts, canais no YouTube e utilizariam toda a potencialidade dos novos areópagos, que nos ajudam a levar longe a mensagem do Evangelho e do carisma salesiano”.
Uma oportunidade de conexão em meio à pandemia. Foi com esse intuito que os Salesianos Cooperadores da Região Brasil lançaram no dia 1º de abril, aniversário da canonização de Dom Bosco, o seu canal de podcast (ssccregiaobrasil). Em entrevista à revista, o Salesiano Cooperador Carlos Roberto Minozzi conta os detalhes desta iniciativa.
Como surgiu a iniciativa?
Com o aparecimento da pandemia, em 2020, a Consulta Região Brasil preocupou-se em oferecer aos Salesianos Cooperadores, impedidos de se reunir presencialmente, uma oportunidade de se manter conectados e então surgiram alguns programas no YouTube. No entanto, percebeu-se que, para assistir a um vídeo, havia necessidade de estar em um momento e ambiente propício. Já a mídia de podcasts permitia apreciar o conteúdo em qualquer momento: dirigindo, durante uma caminhada, ou ainda arrumando sua casa, e então optou-se por essa mídia. Inicialmente, aproveitando o lançamento do livro A Família Salesiana de Dom Bosco, formatou-se um primeiro programa, destinado a divulgar os ramos da Família Salesiana, com a leitura da história desses ramos, por Salesianos Cooperadores das diversas inspetorias do Brasil.
Como são feitas as gravações?
Para o programa "A Família Salesiana", as gravações são feitas pelos próprios Salesianos Cooperadores com os recursos de que dispõem, como celulares, por exemplo, e enviadas a mim, que faço a produção final, colocando as vinhetas e a locução de apresentação. Para o programa "Memórias do Oratório", são aproveitados áudios já gravados pelo padre Maurício Miranda, que autorizou seu uso, e também é colocada uma vinheta com locução de apresentação. Para o programa "A alma salesiana", são feitas minientrevistas com compositores de músicas salesianas e/ou religiosas, seguidas da apresentação dessas músicas.
Quantos programas estão no ar?
O canal de podcasts (ssccregiaobrasil) foi ao ar em 1 de abril, homenageando o dia da canonização de Dom Bosco; o programa “A Família Salesiana” iniciou-se em 2 de abril e vai ao ar todas as sextas-feiras; o “Memórias do Oratório” iniciou-se em 6 de maio, em homenagem a São Domingos Sávio, e vai ao ar às quintas-feiras; e “A alma salesiana”, que iniciou em 24 de maio, é publicado às segundas-feiras.
Clique aqui para ouvir o programa dos Salesianos Cooperadores.