Editorial

istock / JBryson

Humanismo salesiano: maneira de estar no mundo

O humanismo salesiano se caracteriza pela maneira de estar no mundo com os próprios semelhantes e com Deus. Como Família Salesiana acolhemos, então, os valores do mundo, acreditamos nos recursos naturais e sobrenaturais, conservamos tudo o que é bom, procuramos estar sempre alegres e nos esforçamos para educar para a felicidade e para o sentido da festa. E o Boletim Salesiano procura refletir este humanismo, que é vivido pela Família de Dom Bosco em todos os cantos do mundo. No seu artigo nesta revista, o Reitor-mor nos relembra um destes aspectos que nosso fundador usava para educar os jovens: os passeios que realizava com eles, não só no sentido de recreação, mas onde reinavam familiaridade e camaradagem, alegria e festa. Ele favorecia um tempo para caminhar, como se caminha ao longo da vida, e abria espaço para a conversação e a amizade. Sentimos muito, hoje, por causa da pandemia, a falta de tudo isso.

A comunicação também hoje valoriza muitas maneiras diferentes de se ter acesso à espiritualidade salesiana. Camila Santos nos mostra o carisma salesiano no formato podcast. Segundo ela, este é mais um espaço “para encurtar distâncias, evangelizar e transmitir o carisma salesiano”. E o modelo de nossa comunicação é o próprio Jesus, tema abordado no artigo de irmã Márcia Kofermann. “Em um mundo onde somos bombardeados por um excesso de informações, é fundamental o desenvolvimento de um pensamento crítico, que nos permita compreender os fatos de forma racional e segundo os critérios evangélicos. Somos convidados a voltar para a figura de Jesus de Nazaré e contemplar o seu modelo de comunicação. Uma comunicação dialógica, crítica e profundamente humana que vê cada pessoa como imagem e semelhança de Deus”, afirma ela.

O tema da violência e a cultura da paz é desenvolvido pelo padre Agnaldo Lima. Se precisamos de uma comunicação dialógica e crítica, precisamos também agir respeitosamente, com cordialidade, cuidado e tolerância. O articulista nos diz que, neste tempo de pandemia, aumentaram os casos de violência e de intolerância. “Falar de percursos de paz significa falar de caminhos, processos e formação, em que sejam trabalhados e vivenciados métodos e atitudes que nos ajudem a aprender o valor e a dignidade de cada pessoa, de forma a sermos capazes de estabelecer relações de respeito que, mesmo nas divergências, estabeleçam formas de “confronto” e solução de conflitos, sem ser preciso recorrer a atitudes e comportamentos pautados pela violência e agressão ao outro”, afirma o padre Agnaldo.

Além destes temas centrais, abordados no Boletim Salesiano que está em suas mãos, temos outros tantos assuntos relevantes que nos mostram como a Família Salesiana de Dom Bosco responde aos desafios atuais e aponta para a mudança de atitudes. O humanismo salesiano direciona para uma presença amável e bondosa com os nossos semelhantes. Desejamos que nossos leitores, nestas páginas, possam encontrar motivações para continuar na caminhada da vida. E, assim, como Dom Bosco, “ter uma palavra para todos os que andam conosco, e um gesto de cumplicidade e solidariedade para com aqueles que têm dificuldade em alcançar a meta”.

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Euclides Fernandes Brites (Campo Grande, MS)

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail:ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.