União Pela Vida

Da Obra Social Salesiana para o Cirque Du Soleil

RSB-Comunicação e União Pela Vida (UPV)

A Obra Social Dom Bosco, em Itaquera, SP, promove a formação integral de seus atendidos, bem como de suas famílias, buscando a educação para a fé e a cidadania. Hoje, dentro dos inúmeros projetos oferecidos, são acolhidos mais de 14 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

São incontáveis as histórias de transformação de vida que se iniciaram no Dom Bosco Itaquera. E dentro do projeto Circo Social não é diferente. “Sete adolescentes realizaram testes e conseguiram fazer parte dos espetáculos do Cirque Du Soleil, que trabalha por temporadas. Alguns se mantêm ligados à equipe do Cirque e outros migraram para outros circos dentro e fora do país. Além destes, temos recentemente educandos trabalhando em circos nacionais”, diz a coordenadora de Serviço Socioassistencial da Obra Social Dom Bosco - Núcleo Circo Social, Maria Célia Fernandes dos Santos.

Raul Fernandes
é um exemplo desses jovens que entrou para o Circo Social e encontrou sua vocação para a vida. “O Circo Social me deu a oportunidade de desenvolver habilidades através da arte e do esporte. Lá, pude desafiar a gravidade em saltos mortais e aprender a superar meus medos com o apoio dos meus professores. Além disso, me encontrei em uma atividade que se tornou minha profissão e na qual pude traçar uma carreira que tenho muito orgulho”, diz Raul.

“Eu tenho imenso orgulho de ter participado da Obra Social Dom Bosco. Eles têm uma visão de educação muito boa e sou extremamente grato e apaixonado por essa obra”, diz Raul.

“Ter feito parte desse projeto social fez toda a diferença na minha vida. Se não fosse por ele, não teria desenvolvido tantas habilidades a ponto de ter ferramentas suficientes para trabalhar em uma companhia tão grande como o Soleil. O Circo Social oferece tantas oficinas que é capaz de preparar profissionais de alta qualidade para companhias como o Cirque Du Soleil”, completa.

Sobre como sua trajetória profissional, Raul comenta: “Descobri sobre o Cirque Du Soleil através de amigos e, além disso, vi uma entrevista na TV com alguns brasileiros que faziam parte da companhia. Em 2004, o Soleil veio ao Brasil para audições e então pude fazer a minha primeira, que apesar de não ter tido muito sucesso, me deu a oportunidade de assistir e compreender todo o processo de seleção e saber o que era necessário para me preparar. Tive dois anos focados nisso e, em 2006, quando o Cirque retornou ao Brasil para novas audições, tive meu sucesso garantido e fui convocado para a criação do espetáculo Zaia, na China”.

Desde então, Raul tem viajado o mundo com espetáculos circenses pela companhia Cirque Du Soleil, participando do show Zaia em Macau, na China; do show La Nouba, em Orlando, da tour pelos Estados Unidos com o show Volta e, atualmente, apresenta o show One, sobre a vida de Michael Jackson, em Las Vegas (EUA).

“Eu tenho imenso orgulho de ter participado da Obra Social Dom Bosco. Eles têm uma visão de educação muito boa e sou extremamente grato e apaixonado por essa obra”, diz Raul.

Você também pode fazer a diferença na vida de crianças, adolescentes e jovens de todo o Brasil sem sair de casa. Acesse upv.org.br e torne-se um doador. Ou faça a sua doação por PIX pelo QR code.

Faça sua doação por PIX
© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil