Editorial

freepik.com

“Fazer saber o bem que se faz”

Em 11 de novembro de 1875, na igreja de Maria Auxiliadora, na Itália, Dom Bosco realizava o envio dos primeiros missionários salesianos para a Argentina. Àqueles jovens religiosos que partiam para levar o Evangelho a terras distantes e desconhecidas, Dom Bosco fez uma série de recomendações, entre as quais estava: “Cuidai de modo especial dos doentes, meninos, velhos e pobres, e ganharei as bênçãos de Deus e a benevolência dos homens”.

Assim o fizeram os filhos e filhas espirituais de Dom Bosco, ao longo dos anos desde aquele primeiro envio missionário, e em tantas partes do mundo em que se expandiu o carisma salesiano de cuidado com os jovens, especialmente os mais pobres. Como relembra o atual Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime: “Nunca me canso de recordar na nossa Família Salesiana que hoje os filhos e as filhas de Dom Bosco estão em 134 países (72% dos países do mundo), porque no seu tempo, quando quase não havia salesianos, Dom Bosco quis que um primeiro grupo fosse para a Argentina para ajudar os emigrantes italianos e depois chegar aos indígenas. Se tivesse ficado só na Itália, a realidade do carisma de Dom Bosco seria muito diferente hoje”.

Nesta edição do Boletim Salesiano, o leitor vai encontrar muitos exemplos de como a espiritualidade salesiana e a ação concreta da Família fundada por Dom Bosco podem transformar a vida de tantas pessoas. Um primeiro exemplo vem justamente da Patagônia Argentina, destino dos primeiros missionários salesianos, onde se expressou a santidade do irmão Artêmides Zatti. Canonizado no último dia 9 de outubro, Zatti viveu a santidade no cotidiano da atenção aos doentes, os mais pobres e carentes daquela região.

O pedido de Dom Bosco para o cuidado especial com os meninos e jovens, centro do carisma salesiano, gerou obras sociais e educativas capazes de transformar a vida de milhares de pessoas. Ao longo dos anos, jovens que vivenciaram esse carisma tornaram-se educadores e evangelizadores de outros jovens; trouxeram a espiritualidade salesiana para o seu cotidiano na vida adulta. É possível verificar isso, por exemplo, na entrevista da jovem Maria Neves para a coluna “Juventude em Pauta”. Ex-aluna salesiana do Educandário Nossa Senhora das Graças, de Manicoré, AM, hoje ela propaga sua experiência da salesianidade em seu trabalho de comunicadora e na vivência do voluntariado missionário entre os povos indígenas.  

Outro exemplo está no artigo do padre Agnaldo Soares Lima sobre o Festival Artístico de Obras Sociais Salesianas, promovido pela Rede América Social Salesiana (RASS): “Sem dúvida, há muito potencial artístico e transformador nas crianças, nos adolescentes e nos jovens das obras sociais das Américas e este potencial é promovido graças à dedicação, amor e paciência de educadores, leigos e consagrados, que o tornam possível. Como RASS, temos o grande desafio de multiplicar Valdocco para os jovens de hoje, para que possamos ser uma rede na qual nos relacionamos, nos comunicamos e nos sentimos como uma família inclusiva e transformadora que gera oportunidades de desenvolvimento integral”.

Esta edição do Boletim Salesiano traz ainda artigos e matérias sobre os escritos de São Francisco de Sales, inspirador e patrono da Família Salesiana fundada por Dom Bosco e o papel dos educadores salesianos na comunicação atual pelas redes sociais e na Pastoral Escolar, entre outros temas.

Assim, nas páginas desta edição do BS, convidamos você, leitor, a acompanhar uma pequena mostra de tudo o que faz a Família Salesiana em favor dos jovens, dos doentes, dos mais pobres e necessitados, no Brasil e no mundo. Porque, como dizia Dom Bosco e repete hoje o Reitor-mor, padre Ángel Artime: “É preciso fazer saber o bem que se faz”.

Ana Cosenza
Editora do Boletim Salesiano - Brasil

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Carlos Roberto Minozzi
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail: ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Foto de capa
Cláudio Cuca @cucafotosacra

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.