Notícias Nacionais

Reitor-mor conclui visita de animação ao Brasil

Em sua passagem pelo país, o X sucessor de Dom Bosco celebrou os 75 anos da Inspetoria São João Bosco, abençoou as imagens de Madre Mazzarello e São Domingos Sávio, no Santuário Dom Bosco em Brasília, e concelebrou a missa em comemoração pela presença Salesiana em Brasília, na Erminda Dom Bosco.

Entre as atividades do dia 27 de agosto, pela manhã o padre Artime participou do bate-papo com os jovens do 2º Encontro Inspetorial da Juventude Salesiana. O evento reuniu mais de 400 jovens das obras salesianas e movimentos juvenis organizados nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal. Entre os assuntos abordados, destacam-se a presença nos pátios virtuais, a transformação digital, vocação, política e projeto de vida.

Neste
mesmo dia, o Reitor-mor participou de um programa de TV com a equipe da Canção Nova, grupo pertencente à Família Salesiana. No fim da tarde, no Santuário Dom Bosco, padre Artime presidiu a celebração eucarística e abençoou a estátua de Madre Mazzarello, que foi entronizada no santuário em homenagem aos 150 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Grupo Jovens Rio Negrinos celebra uma década

O Grupo Jovens Rio Negrinos (JRN) comemorou seu aniversário de 10 anos de fundação no dia 28 de agosto. A celebração foi realizada na maloca do Parque das Tribos, bairro indígena de Manaus, AM. O lugar foi escolhido para que a comemoração fosse partilhada com as outras etnias da cidade.

No início do evento foram recordados a história, o objetivo e a perseverança do grupo. Posteriormente, discursaram a coordenadora Franciene Melchior, o vice-coordenador Kledson Menezes, o assessor salesiano Antonio Veiga Neto e a ativista Vanda Ortega Witoto, convidada especial. Padre Jefferson Luís da Silva Santos, inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio, participou da celebração de ação de graças e destacou a história dos missionários salesianos nas presenças do Rio Negro, principalmente na área da educação.

O grupo foi fundado em 2012 pelo padre indígena Reginaldo Cordeiro (etnia Arapaço), junto com vários jovens do Centro Salesiano de Formação (CESAF). O objetivo era acompanhar a juventude salesiana indígena do Rio Negro, no que se refere à espiritualidade, consciência social, educação e cultura indígena.

Fonte: Daniela Otero

Realizado o 17º Congresso sobre o Sistema Preventivo de Dom Bosco

A Inspetoria Salesiana São Pio X (SDB) e a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA) realizaram, nos dias 23 e 24 de setembro, o 17º Congresso sobre o Sistema Preventivo de Dom Bosco. “Da mihi animas, coetera tolle” (Dai-me vidas e ficai com o resto) e “Fazei tudo por amor, nada por força”, foram, respectivamente, o tema e lema do evento. O evento ocorreu no Instituto Salesiano de Assistência Social de Curitiba, PR, e contou com 240 participantes, que refletiram sobre a figura e a espiritualidade de São Francisco de Sales, festejando os 400 anos da morte do santo em 1622.

O congresso iniciou com a celebração eucarística presidida pelo conselheiro para a região América Cone-Sul, padre Gabriel Romero, e concelebrada pelos salesianos presentes. No final da eucaristia, a inspetora salesiana, irmã Alaíde Deretti, e o inspetor salesiano, padre Gilson Marcos da Silva, abriram os trabalhos do congresso.

O primeiro dia foi dedicado ao contexto histórico, pensamento e espiritualidade de São Francisco de Sales, temas conduzidos pelo padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB, e padre Aldino Kielsel, dos Oblatos de São Francisco de Sales, OFS. No segundo dia do congresso foram realizadas quatro palestras com os assessores: padre Tarcizio Paulo (Da mihi animas e O acompanhamento salesiano) e Maria Teresa Rosa (O chamado à santidade e “Fazei tudo por amor, nada por força”).  

Fonte: Padre Tarcizio Paulo Odelli

Centenas de romeiros participam da 79ª Romaria da Família Salesiana

Após dois anos sendo realizada de forma virtual, a Romaria da Família Salesiana ocorreu presencialmente na Casa da Mãe Auxiliadora, na Colônia Salesiana, em Jaboatão dos Guararapes, PE. Os romeiros se concentraram às 9 horas na Igreja São Sebastião, onde foi realizada a Récita do Terço, com a presença do inspetor salesiano do Nordeste, padre Francisco Inácio, e do delegado da Família Salesiana, padre Antônio João Neto. Em seguida, começou a procissão com a participação de uma banda formada por jovens e adultos da Obra Salesiana de Caetés.

Após
a chegada à Colônia foi dada sequência ao terço, na basílica, animado pelas Filhas de Maria Auxiliadora, e ao Ofício da Imaculada Conceição, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, com a participação do padre Délio Mota, assistente da Associação de Maria Auxiliadora, noviços salesianos do Nordeste e dos vários grupos da ADMA. Simultaneamente, ocorreram as confissões e, no Pátio do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, o oratório festivo animado pela Comunidade de Jovens Cristãos (CJC). Às 12 horas foi realizada a hora santa (adoração) na Basílica, com o padre Carlos Alberto Leite, da Comunidade Salesiana do Bongi, e o Grupo Amigos da Canção Nova.

À tarde, os romeiros desceram em direção ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. O show ficou por conta do padre João Carlos. Posteriormente, as Irmãs Medianeiras da Paz compartilharam o bonito testemunho do fundador do instituto: dom Antônio Campelo de Aragão, Salesiano. O evento foi encerrado com a santa missa presidida pelo padre Francisco Inácio e concelebrada pelos padres salesianos.

Fonte: Nordeste Hoje

Festival da Juventude Salesiana reúne 4 mil pessoas

No dia 8 de outubro, a Família Salesiana esteve em festa. Mais de 4 mil jovens estiveram presentes no 22° Festival da Juventude Salesiana (FEST), que contou com a presença dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Diversas casas salesianas do Estado de São Paulo participaram, além das presenças de Uruguaiana, RS, e Guarapuava, PR.

Durante o dia, os jovens confraternizaram em comunhão, participaram de diversas atividades, como vôlei, futebol, ping-pong e basquete. Apresentações de danças (Hip-Hop e Contemporânea) foram realizadas, além de capoeira, música e teatro.

As apresentações foram encerradas com o DJ Alemão, que contagiou a todos ao som da música “Oração”, da Banda Mais Bonita da Cidade. A noite encerrou com a vigília, que teve apresentações, como ginástica artística, a história do primeiro irmão salesiano proclamado santo, Artêmides Zatti, e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A missa solene foi presidida pelo vice-inspetor, padre Cássio Rodrigo de Oliveira, que destacou a importância de ter a juventude reunida outra vez presencialmente, após dois anos.

Fonte: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

UniSALESIANO inaugura Polo EAD de Pedagogia para indígenas

O UniSALESIANO lançou o 1º Polo em Educação a Distância (EAD), do Curso de Pedagogia, para 46 indígenas Boe-Bororo, que vivem na aldeia de Meruri, a mais de 900 quilômetros de Araçatuba, SP. O curso é gratuito, tem duração de quatro anos e é organizado por semestre, com encontros semanais. Trata-se de um projeto de extensão educacional ligado às ações promovidas pela missão salesiana nas comunidades indígenas de Meruri e São Marcos, no Mato Grosso.

Na noite de 12 de setembro, para o lançamento do projeto, os acadêmicos do UniSALESIANO se reuniram em um ambiente da aldeia para acompanhar a primeira aula on-line, proferida pela coordenadora do Curso de Pedagogia em EAD, professora Elaine Cristina Moreira da Silva.

Fonte: Monique Bueno - UniSALESIANO

Cultores da História Salesiana se reúnem em MG

Realizou-se de 13 a 15 de setembro, na cidade de Barbacena, MG, no Centro de Formação Salesiano Sabino Ferreira, a Assembleia dos Cultores da História Salesiana (ACSSA-seção Brasil). Durante a reunião, o padre João Mendonça, SDB, foi reeleito para mais um biênio como coordenador referente da ACCSA para os Salesianos.

Estiveram presentes 15 membros representantes das inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Na pauta dos trabalhos, entre outros temas, foi desenvolvido o formato do sistema de arquivo, apresentado pelo padre Hilário Zandonade, diretor do Centro Salesiano de Pesquisa. Irmã Maria Imaculada apresentou o projeto do mapeamento histórico patrimonial, em vista do resgate e da valorização da memória histórica da presença salesiana no Brasil. O grupo também refletiu sobre a necessidade de convidar novos membros para a Associação, inclusive jovens que tenham habilidades para a pesquisa histórica.

Fonte: Padre João Mendonça, SDB

Inspetoria BAP investe na formação de diretores e diretoras das escolas

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, vem fazendo um significativo caminho de crescimento em sinodalidade e sinergia, para aprimorar a unidade entre pessoas e comunidades que a compõem. Prova disso foi o II Encontro de diretoras e diretores das escolas da BAP, realizado em Porto Alegre, RS, nos dias 5 a 7 de setembro. A reunião contou também com a participação do Núcleo Animador da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida.

A programação
incluiu passeios de integração, palestras sobre vários temas relacionados à educação e à espiritualidade salesiana, partilha de boas práticas pelos diferentes grupos que compõem as áreas hospitalar e escolar da BAP, eventos culturais e momentos de oração e espiritualidade.

Na opinião de alguns dos diretores e diretoras participantes, estes dias de encontro foram regeneradores, criaram maior unidade, suscitaram maior comprometimento e despertaram a sede de conhecer mais e melhor o carisma salesiano.

Fonte: Irmã Maike Loes - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

III Encontro Nacional da Rede Salesiana de Paróquias e Santuários

O III Encontro Nacional da Rede Salesiana de Paróquias e Santuários foi realizado no Núcleo Bandeirante, DF, entre 16 e 18 de setembro, com o objetivo o estudo e aprofundamento do documento “Paróquias e satuários confiados aos salesianos”, proposto pelo Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana da Congregação.

Participam cerca de 60 pessoas, entre párocos, vigários e leigos das paróquias e santuários confiados aos Salesianos no Brasil. Atualmente, os Salesianos no país administram 72 paróquias (sendo sete delas paróquia-santuário) e outros sete santuários (sendo três deles basílicas). Igualmente, sete são paróquias indígenas e uma universitária.

Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil