Rede Salesiana de Escolas

Clima fraterno e participativo no XIV ENARSE

O Encontro Nacional da Rede Salesiana de Escolas reuniu diretores das mais de 100 unidades da RSE para refletir sobre “Identidade e missão da Escola Católica Salesiana: sujeitos, cenários contemporâneos e perspectivas futuras”.
Equipe de Comunicação – RSE

“Nossa identidade e nossa missão como escola católica salesiana nos impulsionam a ter objetivos claros, estratégias inovadoras, princípios e valores pautados na proposta humanista e cristã, para atender a cultura juvenil do contexto contemporâneo. O ENARSE tinha todas essas questões subjacentes em cada atividade desenvolvida”. Esta é a análise que faz a diretora-executiva da Rede Salesiana de Escolas, irmã Adair Sberga, sobre o XIV Encontro Nacional da RSE (XIV ENARSE), realizado nos dias 6 a 8 de abril em Brasília, DF.

O padre José Adão Rodrigues da Silva, que compartilha com irmã Adair a Diretoria Executiva da RSE, também é enfático ao afirmar o sucesso do evento: “O ENARSE transcorreu de forma muito dinâmica e participativa, e atendeu bem as expectativas dos diretores das escolas, o que pode ser visto e sentido pelas diversas manifestações positivas colhidas durante a realização do evento”.

O XIV ENARSE teve como tema: “Identidade e missão da Escola Católica Salesiana: sujeitos, cenários contemporâneos e perspectivas futuras”, e reuniu os diretores das mais de 100 unidades da RSE em todo o país, a equipe e os diretores nacionais da Rede e os gestores e animadores dos seis polos regionais.

Proposta formativa
Um dos pontos fortes do XIV ENARSE foi a qualificação dos palestrantes. As duas mesas redondas que trataram sobre “Os desafios da escola salesiana nos cenários contemporâneos” sob diversos aspectos, realizadas nos dias 6 e 7 de abril, tiveram a participação de professores, doutores e especialistas de várias universidades brasileiras.

A palestra magna, na tarde do dia 7, foi do renomado pesquisador Gregory B. Whitby, diretor da Escola Diocesana de Parramatta/Austrália e presidente da CeNET (Rede de Educação Católica Australiana), que falou aos participantes do ENARSE sobre “A missão e a formação do diretor”. Na noite da mesma data, Whitby ministrou uma palestra para os educadores da RSE, que foi transmitida ao vivo via You Tube. O tema: “A inovação e a criatividade nas práticas educativas: elementos fundamentais para o ofício do educador contemporâneo”.

A escola salesiana colabora para formar bons cristãos e honestos cidadãos.

Integração e fraternidade
Outro aspecto significativo no XIV ENARSE foi a presença de seis alunos de colégios de Brasília que, em nome dos alunos de toda a Rede, disseram aos diretores o que significa estudar em uma escola salesiana e o que eles esperam da RSE. “Eles também exemplificaram como a escola salesiana colabora para que se tornem competentes, para alcançar seus objetivos. O quanto ajuda para que se tornem bons cristãos e honestos cidadãos. Foi emocionante escutá-los”, considera a irmã Adair Sberga.

A intensa programação do XIV ENARSE incluiu ainda o início das discussões e da reelaboração colegiada do Projeto Educativo Pastoral Salesiano, a reflexão sobre o IV ESA (IV encontro da Escola Salesiana América) e o acompanhamento dos projetos que estão em desenvolvimento ou implantação na Rede Salesiana de Escolas. Entre eles, o Centro Salesiano de Formação, a parceria com a editora Edebê Brasil e a Campanha de Matrículas 2017.

“Podemos fazer uma avaliação positiva em todos os aspectos. No conteúdo das palestras, na escolha dos temas, na organização e, fundamentalmente, no clima que se viveu entre os participantes nesses três dias”, considera o padre José Marinoni, diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil. “Foi um encontro que transcorreu em um ambiente fraterno e participativo, com todos trabalhando pelo desenvolvimento da Rede”, finaliza ele.

Participantes destacam pontos positivos
Para Meily Cassemiro, gestora do Polo São Paulo da RSE, o XIV ENARSE foi “um encontro riquíssimo em reflexões sobre assuntos de extrema importância e orientações para o desenvolvimento do trabalho da gestão/animação das escolas salesianas de hoje”. Segundo ela, a programação foi bem organizada e contemplou a temática de modo muito pertinente, propondo estratégias e alinhando as concepções sobre a identidade e a missão dos educadores-diretores salesianos.

Entre os vários pontos que ela considera de destaque no evento, Meily ressalta a proposta de reelaboração do Projeto Educativo Pastoral Salesiano (PEPS) a partir da contribuição de todos; e os debates proporcionados pelas mesas-redondas sobre os desafios da escola salesiana nos cenários contemporâneos quanto ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a educação digital e a nova Lei da Inclusão. “Também foi excelente a palestra magna ministrada por Gregory B. Whitby, que tratou com muita propriedade sobre as inovações educacionais, mostrando que inovar os ambientes e as propostas educativas é preciso e possível”, considera.

“O XIV ENARSE, às vésperas da Rede Salesiana de Escolas completar 15 anos, demonstrou um caminho de maturidade, superação, solidez e busca contínua”, afirma a irmã Teresinha Ambrosim, diretora do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, do Rio de Janeiro. De maneira poética, ela compara o desenvolvimento da RSE ao de alguém que deixou de ser criança e está entrando na adolescência: “como tal, já não se contenta em dar pequenos passos tão fecundos e necessários no início, mas alarga os horizontes para pensar e compreender sempre mais a identidade e a missão da escola salesiana nos novos cenários contemporâneos”.

Para irmã Teresinha, a escuta, a reflexão, a partilha, a coragem de avançar e a perspectiva de responder aos desafios de hoje – que marcaram todo o desenvolvimento do XIV ENARSE – foram fundamentadas e sustentadas por uma grande convicção: “A espiritualidade salesiana, que coloriu todo o encontro por meio da acolhida fraterna, da alegria, do estudo, da celebração, da simplicidade, do respeito e da leveza”.

A escola salesiana
Além de falarem ao público, os alunos Moisés Sávio e Vitória Debastiani, do Colégio Dom Bosco, criaram e apresentaram no XIV ENARSE um poema sobre o que significa estudar em uma escola salesiana.

A escola salesiana
É alegria, é paixão
É sonho e não ilusão!

Quem vem estudar aqui
Quer ser acolhido e se expressar,
Quer o tempo todo estar
A comunicar

O aluno salesiano busca
Crescer na união
Quer ser forte do seu jeito jovem
Quer ser protagonista de um mundo irmão

Ele busca razão:
Competências e habilidades
Aprender a fazer e
Aprender a aprender

Ele busca amor:
Bondade que educa,
Que leva você a outro ver
Em outras palavras:
aprender a conviver!

Ele busca religião, que não é só oração, é projeto de vida
Sentido então!
Ele anseia prender a ser
Para aprender a transcender!!

Com aulas criativas,
Incentivado a pesquisas,
Criando espaço de convivência:
Música, teatro, passeios, dança e
Promovendo relação de confiança.

Com clima de família, focando o trabalho social
E a cidadania global.

Olhar o passado com
Dom Bosco e Mazzarello e
Ressignificar toda a história...
Acreditar no futuro
E ter certeza da vitória!

VOLTAR

AVANÇAR

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil