Educação

Nordestão Salesiano: esporte e solidariedade

Com o tema “Na vida, como no esporte, uma força brota e o espírito une”, mais de 1.000 alunos atletas de escolas salesianas participaram do Nordestão Salesiano.
Jakeline Lira

Entre os dias 27 de junho e 1º de julho mais de 1.000 estudantes atletas das escolas salesianas da região Nordeste do Brasil participaram da 31ª edição do Nordestão Salesiano. O evento, que neste ano ocorreu em Recife, PE, se destaca por promover a integração entre os alunos, incentivando, assim, o esporte e a solidariedade, além de revelar talentos. O tema do Nordestão Salesiano deste ano foi inspirado na Estreia do reitor-mor: “Na vida, como no esporte, uma força brota e o espírito une”.

Os três colégios salesianos da cidade - Sagrado Coração, Auxiliadora e Madre Mazzarello - sediaram as competições, juntamente com outras entidades parceiras. Foram inscritas 15 escolas do Polo da Rede Salesiana de Escolas da região, além do Centro Educacional Dom Bosco, obra social salesiana localizada em Gramoré, Natal.

O Nordestão Salesiano é uma ação conjunta dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e recebeu o apoio da Rede Salesiana Brasil para sua realização.

Abertura
A cerimônia de abertura foi realizada na noite de 27 de junho, na Basílica Salesiana do Sagrado Coração, e contou com uma celebração eucarística presidida pelo inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste, padre Nivaldo Pessinatti, e com a presença de todos os diretores e diretoras das escolas participantes.

Logo após a missa, ainda na Basílica, foram exibidos os vídeos com as palavras do reitor-mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime, e da madre Yvonne Reungoat, superiora geral do Instituto das FMA, gravados especialmente para o evento. A solenidade foi encerrada com a entrada das bandeira snacional e municipal, o canto do Hino Nacional e o acendimento do fogo simbolizando o espírito olímpico.

Competições
As competições tiveram início na manhã de 28 de junho. As modalidades incluídas nesta edição do Nordestão foram: handebol, basquetebol, futsal, voleibol, voleibol de praia, xadrez, ginástica rítmica, judô, maratona cultural e badminton.\

Além das competições esportivas, foi realizado um momento chamado Pátio Cultural. Inspirado na pedagogia salesiana, a proposta foi de fraternidade, alegria e intercâmbio cultural entre os participantes, promovendo uma oportunidade de que cada um conheça um pouco da cultura e das particularidades das oito cidades e cinco estados onde estão situadas as 16 instituições participantes.

O Nordestão Salesiano é uma ação conjunta dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e recebeu o apoio da Rede Salesiana Brasil para sua realização.

O que é o Nordestão
O Nordestão Salesiano é uma promoção das Inspetorias São Luís Gonzaga (SDB) e Maria Auxiliadora (FMA) do Nordeste do Brasil. Teve início no ano de 1984 e consiste em uma confraternização geral com alunos e educadores dos colégios salesianos na região. Anualmente, são escolhidos uma cidade sede e a Comissão Permanente, juntamente com os colégios locais que assumirão toda a coordenação e organização do evento.

O evento tem por finalidade desenvolver o intercâmbio desportivo e cultural entre estudantes e professores salesianos para vivenciar o espírito de família que caracteriza o estilo salesiano de educar, incrementar boas relações entre educandos e educadores, exaltar a prática desportiva e sociocultural como elemento importante na formação da personalidade do jovem, de acordo com os ensinamentos de Dom Bosco, e estimular a prática do esporte como elemento educativo que contribui para o crescimento do educando e a superação das próprias dificuldades e limitações.

Fonte: Nordeste Hoje

Oratório Festivo Dom Bosco se destaca no Nordestão
Filipe Falcão
Um grupo de 11 meninos, entre 12 e 16 anos, da comunidade dos Coelhos, no Grande Recife, teve uma semana inesquecível. Os jovens fazem parte do time de futsal do Oratório Festivo Dom Bosco de Recife, PE, que funciona nas instalações do Colégio Salesiano e é mantido com ajuda de voluntários. De famílias carentes, os jovens treinaram durante todo o primeiro semestre para participarem do Nordestão.

Os meninos, que pela primeira vez participaram de um evento desta natureza, aprenderam valores importantes durante a competição, como companheirismo e humildade. Mas o caminho para chegar até a competição não foi fácil. O treinamento ocorria uma vez por semana, nas manhãs de domingo. De origem humilde, doações foram necessárias para que todos tivessem tênis para as competições. As inscrições custaram R$ 100,00 por jovem e cada um dos voluntários adotou um garoto, garantindo assim a participação no evento.

Para a semana do Nordestão, os voluntários se dividiam para levar os meninos de carro para a Uninassau, onde ocorreram os jogos de futsal. Tudo com a orientação do treinador Antônio Mendes Silva. “Foi muito bom para os meninos, que puderam competir de verdade com outros garotos que são de escolas particulares e muitas vezes treinam duas ou três vezes por semana. E os nossos meninos jogaram bem”.

O grupo ficou em quarto lugar, perdeu a medalha de bronze por apenas um gol de diferença. “Não levaram a medalha, mas ganharam algo muito especial, que é o trabalho em equipe e a inclusão social”, comemora Antônio.

VOLTAR

AVANÇAR

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil