Educação

Crédito: istock / Konstantin Postumitenko

Rotas do conhecimento

Pe. João Mendonça, SDB
A Coleção Rotas, da Editora Edebê, começa a ser implantada no Ensino Fundamental II da RSB-Escolas a partir deste ano, e já envolveu um amplo processo de formação dos educadores para potencializar o uso desse material didático inovador.

O Sistema Preventivo tem entre seus objetivos promover o protagonismo do estudante, a formação de cidadãos ativos, o trabalho colaborativo e os valores éticos e cristãos, sempre respeitando a individualidade de cada estudante. Por tudo isso, ele é um dos pilares para as propostas educacionais apresentadas na Coleção Rotas, novo material didático da Editora Edebê para o Ensino Fundamental II que será implantado pela Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) a partir deste ano de 2021. É o que afirmam dois dos responsáveis pela elaboração do material, Giovanna Farago, editora de Ciências da Natureza, e Jorge Luiz Farago, editor de Matemática.

Os editores ressaltam também o alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde a concepção inicial da coleção: “A proposta pedagógica é focada no desenvolvimento integral do estudante por meio de diferentes itinerários do conhecimento, que contemplam práticas, experiências, uso de tecnologias digitais e formação global de cidadãos conscientes de sua responsabilidade individual e coletiva no desenvolvimento sustentável do planeta e na construção de uma sociedade justa e inclusiva”.

Outro diferencial da Coleção Rotas é a apresentação de atividades de aprendizagem maker e do STEAM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), por meio da resolução de situações-problema que instigam a aprendizagem e promovem o protagonismo do estudante. “Essas atividades permitem o desenvolvimento de competências e habilidades sempre com um incentivo à construção coletiva e colaborativa”, afirmam Giovanna e Jorge Luiz.

Destacam-se ainda na Coleção Rotas a apresentação de propostas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que visam ao desenvolvimento integral e à educação para a cidadania global, sempre considerando e respeitando as especificidades de cada componente curricular; e o Caderno de Atividades, material complementar aos livros impresso e digital.

Crédito: istock / Prostock-Studio
No 1º encontro, foi apresentada a concepção da Coleção Rotas, bem como os pilares e as escolhas teóricas e metodológicas que fundamentam a coleção.

“O Caderno de Atividades que acompanha cada volume tem um papel importante na avaliação, na análise e na revisão dos conhecimentos adquiridos. Isso é feito por meio de atividades diversificadas que retomam tudo o que foi estudado ao longo de cada capítulo, funcionando tanto como um mecanismo de autoavaliação para os alunos, quanto de avaliação para os professores”, considera Vânia Aquino, professora da Universidade Católica de Brasília e autora da Editora Edebê na área de Linguagens. Para ela, além das especificidades já citadas, a Coleção Rotas se diferencia de outros materiais didáticos para a mesma faixa etária pela valorização da pluralidade de saberes e de vivências culturais, pelo desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes, alinhado à proposta salesiana do Sistema Preventivo, e pelo diálogo entre os componentes curriculares.

Formação dos educadores
Assim como aconteceu na implantação das coleções Girolhar (para a Educação Infantil) e Nautas (para o Ensino Fundamental I), a adoção da Coleção Rotas foi precedida por uma série de encontros de formação dos educadores da RSB-Escolas, visando a facilitar e potencializar a utilização do material. Devido à pandemia da Covid-19, toda a formação foi realizada na modalidade virtual. Esse formato já havia sido pensado antes mesmo da pandemia, para ampliar o acesso dos educadores, e acabou se mostrando positivo também por permitir a interação e a apresentação de todos os recursos tecnológicos disponíveis na coleção.

A formação para o trabalho com a Coleção Rotas foi promovida pela Edebê e pela RSB-Escolas, com o apoio do Centro Salesiano de Formação (CSF). Foram realizados dez encontros on-line para os professores e coordenadores pedagógicos da Rede, no período de 5 de novembro a 1º de dezembro. Cada encontro teve mais de 300 participantes em média, totalizando 3.338 participações. Todos os encontros contaram com a presença dos diretores executivos da Edebê e da RSB-Escolas, que acolheram e orientaram os participantes.

No 1º encontro, foi apresentada a concepção da Coleção Rotas, bem como os pilares e as escolhas teóricas e metodológicas que fundamentam a coleção. O 2º e o 3º encontros foram conduzidos pela Assessora Pedagógica da RSB-Escolas, Leoneide Rodrigues, que tratou especialmente do alinhamento do material à BNCC. Do 4º ao 9º encontros, os autores, formadores e editores da coleção apresentaram os livros de cada componente curricular, enfatizando os diferenciais e a estrutura do material didático. Por fim, no 10º encontro, foram apresentadas as funcionalidades da plataforma Edebê On Plus, que será utilizada pelos estudantes e professores a partir de 2021.

A Coleção Rotas será implantada na RSB-Escolas em dois momentos. Em 2021, serão adotados os livros do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. O livro do 9º ano será implantado em 2022, juntamente com o novo material didático para o Ensino Médio (a Coleção Passaporte, que já está sendo elaborada pela Edebê). Essa decisão foi tomada devido aos ajustes propostos pela BNCC quanto aos objetos de conhecimento, evitando assim impactos para os estudantes que ingressarão no Ensino Médio em 2022.

© 2020 Copyright: Boletim Salesiano